Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Do baixo clero à Presidência: o retorno de Bolsonaro ao Congresso

Acostumado a discursar em plenários vazios, deputado voltou à Casa como presidente eleito e convidado de honra de solenidade

Jair Messias Bolsonaro viveu um dia diferente nesta terça-feira. Acostumado a discursar em plenários vazios ao longo de seus 28 anos como um deputado federal do baixo clero, ele retornou ao Congresso como presidente eleito e convidado de honra de uma solenidade pelos trinta anos da Constituição.

Consagrado pelos mais de 57 milhões de votos que recebeu, o parlamentar de apenas duas propostas aprovadas em quase três décadas e mais conhecido pelos vitupérios sentou-se à mesa diretora ao lado das principais autoridades do país: o presidente da República, Michel Temer, o presidente do STF, Dias Toffoli, os presidentes do Senado e da Câmara, Eunício de Oliveira e Rodrigo Maia, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Mais do que isso, seu discurso foi o mais esperado da cerimônia.

A presença do presidente eleito também foi cercada por um forte esquema de segurança e atraiu a atenção de grande parte da imprensa do país – holofotes que o ex-integrante do baixo clero não costumava receber e que agora fazem parte de sua rotina. O próprio termo “baixo clero” – usado para designar deputados folclóricos de partidos nanicos – perdeu o sentido com a ascensão de Bolsonaro. O sucesso eleitoral transformou a sua legenda, o PSL, em uma potência da Câmara e seus poucos aliados, como o filho Eduardo, despontam como lideranças influentes na nova legislatura.

Em sua fala, Bolsonaro externou a felicidade de voltar à Casa e brincou sobre “rever velhos amigos”. O presidente eleito também declarou que a Constituição é o único “norte” da democracia. O político assume como o 38º presidente da República em 1º de janeiro de 2019.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s