Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Benedita da Silva é a última ex-governadora viva do RJ que não foi presa

Além da petista, que governou de 2002 a 2003, só Nilo Batista (1994-1995), entre os vivos, não foi à prisão; Cabral, Moreira Franco e Pezão estão na cadeia

A petista Benedita da Silva, que assumiu o governo do Rio de Janeiro entre abril de 2002 e janeiro de 2003, após a saída do titular Anthony Garotinho (PDT) para disputar a eleição presidencial, é a última governadora fluminense viva que não foi parar atrás das grades.

Desde a redemocratização, no início dos anos 1980, apenas um outro governador, Nilo Batista, que substituiu Leonel Brizola entre abril de 1994 e janeiro de 1995, após o pedetista também sair candidato à Presidência, está vivo e nunca foi preso.

Marcello Alencar, que governou o estado entre 1995 e 1999, também não foi preso nenhuma vez – ele morreu em 2014.

Nesse momento, estão na prisão os ex-governadores Sérgio Cabral (2007 a 2014) e Luiz Fernando Pezão (2014 a 2019), ambos do MDB e ambos condenados em processos relacionados à Operação Lava Jato.

Também já foram presos os ex-governadores Anthony Garotinho (1999 a 2002) e Rosinha Garotinho (2003 a 2007). A primeira foi detida em novembro de 2017 acusada de extorquir empresários quando era prefeita de Campos de Goytacazes (RJ) para financiar a campanha do marido ao governo do Rio. Já o ex-governador foi preso três vezes entre 2016 e 2017 acusado de crimes eleitorais e de corrupção.

Agora, também foi preso o ex-governador Moreira Franco (MDB), acusado de integrar esquema de propina liderado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), também levado à prisão. Moreira Franco foi governador do Rio entre março de 1987 e março de 1991.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. alvaro moraes

    Os cariocas são exímios eleitores de mafiosos, traficantes, milicianos.

    Curtir