Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Troca de livros e uniforme ajuda pais a reduzir gastos de começo de ano

Colégios abraçaram iniciativa dos pais e criaram espaços para facilitar a troca de livros didáticos e paradidáticos entre famílias de alunos

O ano mal começou e já há uma pilha de boletos a pagar. São contas de IPVA, IPTU, matrícula, material escolar e uniforme. Fora todas as outras despesas fixas mensais, como água, luz, telefone, internet e combustível, que não deixam de existir só porque estamos em mês de férias escolares.

Para aliviar um pouco o bolso, pais criaram grupos de troca de material escolar e de uniformes. Em alguns colégios, a ideia foi abraçada pelas próprias instituições,que criaram espaços para facilitar a interação entre as famílias.

Pais recebem um vale-livro para ser trocado por outro do seu interesse

Pais recebem um vale-livro para ser trocado por outro do seu interesse (//Divulgação)

Esse é o caso do Colégio Renascença, onde a troca de livros foi uma iniciativa dos pais, mas conta com o apoio da biblioteca. Funciona assim: os pais levam os livros do ano anterior e recebem um vale equivalente ao material que entregaram. Esse vale dá direito a um livro didático ou paradidático.

“É um incentivo à economia. Os filhos passam de um ano para outro e seus livros não ficam guardados ocupando espaço. Eles são reaproveitados por outros alunos. Isso acaba fortalecendo o vínculo entre as famílias”, afirma Cláudio Bispo de Souza, bibliotecário-geral do Renascença. 

No Colégio Renascença, os pais também são incentivados a participar do programa Troca Legal, que prevê a doação de uniformes em bom estado. Como na entrega de livros, os pais recebem vales que podem ser usados na troca por outros uniformes no dia da campanha.

No Colégio Franciscano Pio XII, o sistema de troca funciona em sistema parecido. Há 15 anos, os pais podem participar do projeto Bibliotroca. O aluno que entregar livros utilizados no ano anterior e que estão na lista de material atual podem retirar outro livro durante todo o ano letivo.Mary Elizabeth Azevedo, coordenadora da Bibliotroca e mãe de uma aluna e de dois ex-alunos do Pio XII, diz que os livros raramente serão utilizados novamente após o ano letivo. “Com a Bibliotroca, nós, pais, economizamos, e nossos filhos aprendem a dar valor ao investimento que fazemos em sua educação”.

Nos colégios Albert Sabin, AB Sabin e Vital Brazil, a troca pode ser feita por meio do projeto Gira Gira. É uma iniciativa de pais voluntários, que se organizam para trocar livros e uniformes de seus filhos.

Em outros casos, são os próprios alunos que idealizaram projetos de trocas de livros. Na Sphere International School, os alunos do 9º ano criaram uma estação de troca de livros na Book Fair de 2018. Os estudantes que trouxeram livros ganharam uma Book Coin, que podia ser trocada por livros no dia da feira.

Em outros, os pais criaram grupos no Facebook para anunciar doações de uniformes e troca de livros. Esse é o caso do Colégio Marista Glória, em que pais doam os uniformes que não cabem mais em seus filhos para outras crianças. “A doação de uniformes aumenta a interação entre mães e crianças de forma gentil e solidária. Desta forma crianças apreendem sobre sustentabilidade de forma tranquila e amorosa. O reaproveitamento torna-se parte do dia a dia de todos”, afirma Elizabeth Martire, mãe de duas alunas do Colégio Marista Glória.

Ela é uma das administradoras de um perfil no Facebook que reúne pais do colégio. Nessa página, as famílias trocam, doam ou vendem uniformes e livros. “O guarda-roupa de uniformes da minha filha caçula foi montado 95% com itens de doação. Foram compradas apenas 3 camisetas e um casaco para complementar.”

A mãe Marilice Scobar Grimberg, com as filhas Beatriz Grimberg e Rafaela Grimberg, alunas do Colégio Renascença, em São Paulo (SP)

A mãe Marilice Scobar Grimberg, com as filhas Beatriz Grimberg e Rafaela Grimberg, alunas do Colégio Renascença, em São Paulo (SP) (//Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s