Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
José Casado Por José Casado Informação e análise

Versos, prazeres e segredos do poeta Vinicius

Em mostra virtual, raridades do poeta, músico e diplomata Vinicius de Moraes, que atravessou 66 anos de bem com a vida, as mulheres, a bebida e os versos

Por José Casado Atualizado em 14 jun 2021, 14h36 - Publicado em 14 jun 2021, 09h30

Está na rede o acervo pessoal de Vinicius de Moraes. É proeza da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio,  e um bálsamo nesses tempos estranhos de pandemia.

Os milhares de arquivos convidam interessados em poesia, literatura, teatro, cinema e música a uma viagem no tempo, nos prazeres e nos segredos de um poeta, e servidor público (diplomata), que atravessou 66 anos de bem com a vida, as mulheres, o álcool e os versos.

Há fragmentos curiosos da sua obra, manuscritos de canções e da rotina no Rio, em Buenos Aires, em Oxford (Inglaterra) e em Los Angeles, além de correspondências com Charlie Chaplin, Orson Welles, e parceiros — principalmente, Tom Jobim.

Trecho de carta de Tom Jobim a Vinicius de Moraes
Acervo Digital Vinicius de Moraes/Reprodução

Certo dia, Tom escreveu ao poeta: “Quero falar de negócios antes que bata a preguiça.” E propôs a retomada de um antigo projeto, um disco só de samba, na voz de Elizeth (escreve “Elizete”) Cardoso.

Lista uma dezena “fora da minha parceria com você”. A primeira é “Quando tu passas por mim“. Ao lado,  abre parêntesis e conta: “Dei parceria ao (Antônio) Maria, mas só pró-forma. O samba é todo meu!” — veja reprodução acima.

Continua após a publicidade

Entre raridades há, também, originais de poemas rascunhados, alguns pouco conhecidos, como  Epitáfio, escrito em 1939, ao som dos tambores da IIª Guerra Mundial, quando vivia em Oxford,:

Aqui jaz o Sol,
Que criou a aurora
E deu luz ao dia
E apascentou a tarde.

O mágico pastor
De mãos luminosas
Que fecundou as rosas
E as despetalou.

Aqui jaz o Sol
O andrógino meigo
E violento, que

Possuiu a forma
De todas as mulheres
E morreu no mar.

Continua após a publicidade
Publicidade