Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Isabela Boscov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como se ergue um reino

Com O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, o diretor Peter Jackson finaliza a tarefa de dar forma à saga escrita por J.R.R. Tolkien

Por Isabela Boscov Atualizado em 3 out 2019, 20h20 - Publicado em 17 dez 2003, 16h00

A ambição era muito semelhante: criar uma saga heroica passada num universo fantástico e detalhada em três filmes que, ao final, poderiam ser vistos como um só. Tanto Matrix, de 1999, quanto O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, de 2001, foram também entregues a diretores que ainda não haviam passado pelo teste do mercado de massa – os americanos Larry e Andy Wachowski, no primeiro caso, e o neozelandês Peter Jackson, no segundo -, mas com visões muito firmes e controle quase total sobre seus projetos. Ambos dependiam ainda de um volume maciço de produção e efeitos especiais pioneiros. Os caminhos seguidos por cada um é que se mostraram muito diferentes. Matrix, com seu tom pop e pós-moderno, parecia de longe o projeto mais próximo do público atual. O Senhor dos Anéis, que se encerra agora com O Retorno do Rei, de pop não tem nada.

Peter Jackson
Peter Jackson (Warner/Divulgação)

Adaptado da obra do escritor inglês J.R.R. Tolkien, é uma história de valentia à moda antiga, com muitos cavaleiros e espadas, e sem nenhuma ironia. O que se especulava é que o filme pregaria aos já convertidos – os fãs de Tolkien -, mas não faria muito mais fiéis além deles. O saldo dessas duas trajetórias, porém, é curioso. Com a decepção gerada pelo segundo e terceiro episódios, Matrix se consagrou como o modelo de trilogia a evitar: vazio, gratuito e mercantilista. O modelo a seguir é O Senhor dos Anéis: coeso, audacioso sempre que se faz necessário (e só quando se faz necessário) e vigorosamente centrado nos seus personagens. Não há dúvida de que o que fez a diferença, aqui, foi a integridade com que o diretor Peter Jackson abordou a adaptação, além de sua capacidade de liderança.

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
(Warner/Divulgação)

De acordo com todos os relatos, Jackson, de 42 anos, é incansável. Em junho, quando VEJA passou uma semana no set, em Wellington, na Nova Zelândia, ele pilotava as filmagens adicionais com o elenco de O Retorno do Rei. Nesse último capítulo, os hobbits Sam e Frodo (Sean Astin e Elijah Wood) cumprem a etapa mais sofrida de sua peregrinação, a que leva ao vulcão em que o anel forjado por Sauron, o senhor do mal, terá de ser destruído. Ao mesmo tempo, Sauron reúne seus exércitos para uma batalha final contra Aragorn (Viggo Mortensen), Gandalf (Ian McKellen) e seus aliados. À medida que concluía as cenas, Jackson editava o material rodado, corria com a pós-produção (que iria até o fim de outubro) e já supervisionava os primeiros desenhos de cenários e figurinos para a refilmagem de King Kong que deverá lançar em 2005, e que desde já gera muita expectativa.

Continua após a publicidade

Em vez de atualizar a história, o diretor decidiu ambientá-la no mesmo período em que foi lançado o filme original — o início da década de 30. E, claro, vai rodá-lo na Nova Zelândia, com sua equipe. Jackson, que é um doce-de-coco, mas tem fama de ser também um negociador duro, vai ganhar pelo novo trabalho o recorde, para um diretor, de 20 milhões de dólares, a ser depois descontados de seus 20% sobre a bilheteria. Diante da grita dos outros estúdios, a Universal argumenta que não está pagando um salário, e sim um pacote completo: da concepção à supervisão das cópias, o diretor cuida de tudo. É só dar o dinheiro a ele e ir jogar golfe. Jackson, aliás, gera seu próprio calor, tanto que sua equipe garante nunca tê-lo visto de calças compridas. Mesmo nas temperaturas congelantes dos Alpes do Sul neozelandeses, que serviram de locação a algumas cenas da trilogia, o diretor não se separou de suas bermudas — “sempre as mesmas”, brinca o inglês McKellen.

O Senhor dos Anéis
(Warner/Divulgação)

O feito de Jackson vai além da trilogia. Com uma produção de cinema apenas esporádica, a Nova Zelândia teve de se reinventar para hospedar a produção de O Senhor dos Anéis. Os móveis usados nos filmes, e hoje guardados nos imensos armazéns no subúrbio de Miramar, em Wellington, estão ainda em perfeito estado: na falta de cenógrafos em número suficiente, eles foram confeccionados por artesãos que vivem de fazer mobília de verdade. O mesmo vale para os talheres dos elfos, ou as catapultas dos orcs, ou ainda as roupas e adereços, todos inteiros após anos de aproveitamento intenso: por não poder contar com gente especializada no faz-de-conta, o diretor recorreu a profissionais que não estão para brincadeira. Formou um time tão grande e eficiente, e criou um clima de tal entusiasmo com o cinema, que abriu um novo mercado.

Hoje a Nova Zelândia não produz apenas filmes como Encantadora de Baleias, um sucesso-surpresa nos Estados Unidos e na última Mostra BR de Cinema, em São Paulo – e, claro, como o próprio Senhor dos Anéis, cujos dois primeiros episódios acumulam uma renda de 1,8 bilhão de dólares. Graças à sua variedade de paisagens, a essa nova oferta de mão-de-obra e aos incentivos que o governo vem oferecendo, o país passou a sediar também filmagens americanas de todos os calibres, de uma comédia modesta com Burt Reynolds (Without a Paddle) a uma superprodução com Tom Cruise (O Último Samurai).

Continua após a publicidade
O Senhor dos Anéis
(Warner/Divulgação)

Essa capacidade de improvisar é o orgulho dos neozelandeses, que a chamam de “engenhosidade kiwi”. Se ainda hoje a Nova Zelândia é remota, no tempo da navegação a vela ela era literalmente o fim do mundo. Qualquer encomenda feita à Inglaterra demorava pelo menos seis meses para chegar. Como raramente é prático esperar um semestre por um arado, ou uma arma, os colonos se acostumaram a se virar sozinhos — e o hábito ficou. Para filmar cenários em miniatura, por exemplo, e depois casá-los às cenas rodadas com os atores e aos efeitos digitais, é preciso dispor de gruas robotizadas que repitam um mesmo movimento de câmera quantas vezes seja necessário, com precisão de milímetros, para que a justaposição com os outros elementos fique perfeita. São aparatos imensos e com custo de milhões de dólares. Dada a escala de O Senhor dos Anéis, vários desses seriam precisos, o que tornaria a despesa proibitiva.

O time de Jackson coçou a cabeça, foi atrás de bons engenheiros neozelandeses e terminou por construir suas próprias gruas, com peças de fundo de quintal. Custo: cerca de 20.000 dólares a unidade. Precisão: absoluta, diz, com um brilho nos olhos, Alex Funke, o chefe da área. Em junho, Funke ainda enfrentava um cronograma esmagador, de 200 novas tomadas a ser completadas em trinta cenários diferentes. O trabalho já vinha de tão longe que, desde o início de O Senhor dos Anéis, dez bebês aumentaram as famílias do departamento de miniaturas.

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
(Warner/Divulgação)

Qualquer número que se refira a O Senhor dos Anéis é, por definição, acachapante. A equipe técnica chegou a empregar 2.400 pessoas ao mesmo tempo, e recrutaram-se 26.000 figurantes. Mais de 48.000 armas brancas foram confeccionadas, além de quase 1.000 armaduras e 300 perucas de cabelo natural, adquirido em Moscou, onde os preços são mais convidativos. Isso sem contar os 15.000 trajes e os 25.000 objetos de cena, segundo uma estimativa conservadora. Para a Batalha de Pelennor, a seqüência mais dramática de O Retorno do Rei, foi preciso varrer a Nova Zelândia em busca de 250 cavaleiros de primeira classe. Como não havia homens que bastassem, colocaram-se várias mulheres, em trajes masculinos, no meio da tropa. Isso, claro, sem falar naquele número que poderia ter posto tudo a perder: 500 milhões. De dólares — 300 milhões investidos na produção do filme e 200 milhões para custear a distribuição e o marketing.

Se A Sociedade do Anel tivesse sido um fracasso, ou um sucesso apenas mediano, o estúdio New Line teria se tornado a bola da vez, pela decisão intimorata de rodar três filmes de um só golpe. Hoje, ao contrário, a New Line é objeto de inveja, para a satisfação (e saúde) do produtor Mark Ordesky, que bancou a aposta de Jackson junto ao estúdio e no início do mês completou quase quatro dezenas de viagens de ida e volta entre Wellington e Los Angeles.

O Senhor dos Anéis
Peter Jackson e o compositor Howard Shore (Warner/Divulgação)

Uma produção que é um monstro de várias cabeças e uma montanha de dinheiro em jogo: seriam justificativas razoáveis para um set com temperatura e pressão equivalentes às de um reator nuclear. Em Miramar, ao contrário, reinava a paz, apesar da atividade e dos dias de trabalho que se estendiam por dezoito horas. Nada de relações-públicas tentando manter a imprensa confinada, ou de astros isolados em trailers luxuosos. Meses antes do lançamento de cada filme, Peter Jackson analisava sua primeira montagem atrás de furos ou cenas que ainda deixavam a desejar, e reunia seu elenco para tomadas adicionais. Todos voltavam à Nova Zelândia e agiam segundo a moda da terra: com o máximo de bom humor e sem stress.

Continua após a publicidade

Dos atores principais aos puxadores de cabos, todos faziam fila, à hora da refeição, para se servir dos mesmos pratos e comer na mesma tenda improvisada, sem estrelismos. De certa forma, é como se O Senhor dos Anéis fosse o maior filme independente de todos os tempos. E Jackson, ao que parece, encontrou a fórmula para um casamento feliz, a julgar pelos seus planos para King Kong. Para que ele não acabe em divórcio, o melhor é manter o clima de namoro, com os donos do dinheiro numa casa, nos Estados Unidos, e o dono do filme em outra — na Oceania, a uma distância prudente de 11.000 quilômetros.


Tudo o que um épico deve ser

Enumerar as falhas de O Retorno do Rei é, diante dos acertos desse último capítulo da trilogia, uma mesquinharia – mas pode ajudar a entender suas qualidades. Depois de uma abertura esplêndida, na primeira hora o filme engasga aqui e ali e demora a engrenar. Vários dos diálogos trazem ainda os vincos do texto escrito. O filme se encerra um pouco depois do necessário. E, embora tenha sido criada pelo linguista e escritor inglês J.R.R. Tolkien entre as décadas de 30 e 50, a história tem as limitações clássicas das sagas de origem medieval, nas quais ele se inspirou: o que se tem aqui é o bem contra o mal, sem zonas cinzentas entre os dois extremos.

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
(Warner/Divulgação)

O que é surpreendente, entretanto, nesse terceiro filme como nos dois anteriores, é que só haja problemas de ritmo na primeira hora (são 200 minutos de projeção), que tantos dos diálogos soem críveis – quando não emocionantes -, que as diversas histórias paralelas se equilibrem, e que se escape do maniqueísmo e do tom triunfalista tão comuns às sagas. A verdade é que, por mais empolgante que possa ser no papel, a obra de Tolkien é uma massa intratável, que derrotara todas as tentativas de adaptação até aqui. Que o diretor Peter Jackson não só tenha feito jus às possibilidades que ela engendrava, como seja capaz de entregar um filme que, em muitos aspectos, supera sua fonte, é um feito admirável. Mais ainda quando se lembra que O Senhor dos Anéis é uma fantasia, um gênero que, como o próprio diretor admite, está sempre a um pequeno passo de descambar para o paródico. Não dar esse passo, portanto, é outra conquista.

Continua após a publicidade
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
(Warner/Divulgação)

Jackson se mostra sempre no seu melhor nas passagens sombrias e épicas, e há muitas dessas em O Retorno do Rei, em que a própria existência humana está em jogo. Se o hobbit Frodo não destruir o anel de Sauron – tarefa que se torna cada vez mais penosa para ele -, o senhor das trevas vai triunfar. O mesmo acontecerá se Aragorn, o rei do título, não assumir plenamente seu posto de liderança. Da luta solitária de Frodo, portanto, à colossal Batalha de Pelennor, todos os personagens são colocados contra seus limites – uma contingência que mostra também o valor do elenco escolhido por Jackson.

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
(Warner/Divulgação)

Relutar sem recuar, aceitar que não há vitória sem perda ou mostrar coragem apesar do medo são lugares-comuns desse tipo de ficção, que poderiam cair facilmente no vazio sem atores como Viggo Mortensen, Elijah Wood, Miranda Otto e Bernard Hill para lhes dar corpo. O que o diretor põe em relevo, no entanto, é menos a oposição entre bem e mal, ou nós e eles, e mais um pensamento, digamos, metafísico: o bem sabe do que o mal é capaz, mas o mal é incapaz de compreender o bem e imaginar que sacrifícios se podem fazer em nome dele, e é essa a sua fraqueza. Nos momentos em que, com a ajuda de seu elenco, da trilha sempre soberba de Howard Shore e do seu instinto para criar imagens arrebatadoras, Jackson consegue pôr essa ideia em evidência, O Retorno do Rei cresce para além dos limites do fantástico e entra na categoria dos verdadeiros épicos.

Continua após a publicidade

Publicado originalmente em VEJA de 17 de Dezembro de 2003

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.