Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Impacto Por Jennifer Ann Thomas Respirou, causou. Toda e qualquer ação transforma o mundo ao nosso redor.

ONU Meio Ambiente vai apoiar Família Schurmann em ação global

Anúncio acontecerá durante mutirão de limpeza na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

Por Jennifer Ann Thomas - 7 jun 2019, 10h06

No sábado, 8, Dia Mundial dos Oceanos, a ONU Meio Ambiente e a Família Schurmann, composta por Vilfredo e Heloísa Schurmann, e seus filhos Pierre, David e Wilhelm, famosa por velejar e realizar expedições nos oceanos, vão anunciar uma parceria oficial. O órgão das Nações Unidas e a Família assinaram um Memorando de Entendimento global e a próxima expedição dos Schurmann, Voz dos Oceanos, fará parte da campanha mundial #CleanSeas — no Brasil, #MaresLimpos.

Voz dos Oceanos deve percorrer cerca de 40 pontos estratégicos, incluindo algumas ilhas do planeta, entre elas, Fernando de Noronha, Manhattan, em Nova York, e Dulcie, na Inglaterra, além de passar por alguns pontos dos mares onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas. 

 

Em dezembro deste ano, a Família Schurmann içará as velas e partirá por 18 meses. A iniciativa deverá testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos. O objetivo é também identificar potenciais soluções capazes de reverter o cenário catastrófico para as águas do planeta, e ainda mobilizar governos, entidades, pesquisadores, cientistas e sociedade civil para que todos tenham consciência da urgência de ações efetivas em prol dos oceanos.

Publicidade

“Navegando pelo planeta, testemunhamos a presença de poluição plástica até mesmo em ilhas completamente desertas. Isso nos incomoda e nos faz querer mais. Queremos participar ativamente da conscientização de pessoas de diferentes nacionalidades, pois esse é um problema sem fronteiras”, declarou David Schurmann, CCO da Schurmann.

Estima-se que, todos os anos, de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. Além de poluírem as águas, esses resíduos causam a morte de 100.000 animais marinhos e de 1 milhão pássaros. 

Também estou no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Publicidade