Clique e assine a partir de 9,90/mês
Felipe Moura Brasil Por Blog Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

O rolezinho que os descolados não dão

Por Felipe Moura Brasil - Atualizado em 31 jul 2020, 04h39 - Publicado em 14 jan 2014, 20h26

Leio: “contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros, em especial contra a brutal e covarde ação diária da polícia militar no Brasil, seja nos shoppings, nas praias ou nas periferias”… e fico esperando o complemento: vamos trabalhar para gerar e dar emprego a eles, vamos doar parte do nosso dinheiro, das nossas roupas e da nossa comida àqueles que nos são mais próximos, vamos alfabetizá-los ou pagar-lhes um curso de alfabetização que não seja pelo método Paulo Freire e companhia, vamos presenteá-los com as obras da cultura negra de Machado de Assis, Lima Barreto, Aleijadinho, Cruz e Sousa, Capistrano de Abreu, Gonçalves Dias e ajudá-los a ler ou entender, vamos convidá-los a assistir ao filme “Mãos talentosas”, que narra a história do Dr. Ben Carson, um negro pobre e pior aluno da turma que virou o mais bem-sucedido neurocirurgião pediátrico do mundo por seus próprios méritos, vamos conversar com cada um deles e mostrar que são queridos e muito melhores do que qualquer pessoa preconceituosa pode fazê-los acreditar, vamos deixar claro que essas pessoas existem, mas que não são todas da nossa sociedade e que nós podemos fazer muito mais por eles do que o Estado e os militantes a seu serviço – incluindo a Juventude do PT – que os colocam contra todos nós, vamos trazê-los um a um para as nossas casas quando quisermos lhes dar guarida, em vez de impeli-los a invadir ou tumultuar em bando a propriedade alheia, ainda que ela seja livre à circulação, etc. etc. etc.
 
Mas só o que vejo é: “Rolezinho no Shopping Leblon“.
 
Será que os descolados que marcaram presença vão ao menos comprar algum presente nas lojas para dar à suposta turma da periferia?
 
Felipe Moura Brasil – http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/
 
foto(62)
Em sentido horário:
 
MACHADO DE ASSIS (1839-1908)
Escritor, poeta, dramaturgo, jornalista e crítico literário
Rio de Janeiro-RJ
 
LIMA BARRETO (1881-1922)
Escritor
Rio de Janeiro-RJ
 
ALEIJADINHO (1730-1814)
Escultor, entalhador e arquiteto
Ouro Preto-MG.
 
CRUZ E SOUSA (1861-1898)
Poeta
Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis-SC
 
CAPISTRANO DE ABREU (1853-1927)
Historiador
Maranguape-CE
 
GONÇALVES DIAS (1823-1864)
Poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo
Caxias-MA

Publicidade