Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".
Continua após publicidade

Bancada da Chupeta esperneia diante da exposição dos crimes de Dilma na comissão de impeachment

Blog comenta os melhores momentos da sessão com Miguel Reale e Janaína Paschoal

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 30 jul 2020, 22h52 - Publicado em 28 abr 2016, 22h43
Bancada da Chupeta grande

Lindbergh Farias, Vanessa Grazziotin, Gleisi Hoffmann, Fátima Bezerra e Humberto Costa: a bancada da chupeta completa, com os únicos 5 votos a favor de Dilma Rousseff na comissão

Eis a minha cobertura em tuitadas da sessão da comissão do impeachment no Senado com dois coautores do pedido contra Dilma Rousseff.

Aquecimento:

– Antes de cair, Dilma Rousseff cogita reajustar Bolsa-Família e pagar PF pelo ano todo. Populismo para mentir dizendo que fez o que Temer “não” faria.

– TCU aponta 578 mil beneficiários irregulares da reforma agrária e 163.173 do Bolsa-Família. E Dilma fala em “reajuste” em vez de pente-fino.

– Contas do governo têm rombo recorde de R$ 7,9 BILHÕES em março e Dilma ameaça arrombar mais o Brasil para atrapalhar Temer. Golpe é isso.

Sessão:

– Raimundo Lira (PMDB-PB) é condescendente demais para presidir comissão do impeachment no Senado. É preciso firmeza para evitar que PT tumultue.

Continua após a publicidade

– Ninguém trouxe sorvete para Lindbergh (PT-RJ). Ele já está chorando de novo.

– Relator lê a lei que autoriza comissão a fazer diligência que julgar necessária, mas Lindbergh se revolta contra ele por ser tucano. Mimimi.

– Lindbergh quer fazer público acreditar que não é responsabilidade de Dilma, mas de ministérios, decretos que Dilma assinou. Aham, senta lá.

– Movimentos anti-Dilma deveriam levar um chupetão para Lindbergh. Ou inflar um boneco Chupelindeco.

chupeta-de-silicone

Continua após a publicidade

– Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamenta que todos já saibam como vão votar. Como se ela não soubesse que votará contra. Patética.

– PT perde em votação de requerimento na comissão do impeachment e se faz de vítima de cerceamento de defesa. Teatro para posar de perseguido.

– Gleisi justifica assinatura de Dilma em decretos ilegais alegando, na prática, que ela foi vítima de orientação de especialistas. Patética

– Cássio Cunha Lima diz que é hábito do PT obstruir investigações e cita nomeação da mulher de Fernando Pimentel para garantir foro privilegiado. Boa.

– Ronaldo Caiado (DEM-GO) lamenta falta de educação de Lindbergh e complacência de Raimundo com petistas que vieram para tumultuar. É desespero.

Continua após a publicidade

– “Se nós não tirarmos o PT do governo rápido, eles acabam de destruir o país”, diz o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

– Lindbergh grita, desafina, fica vermelho… Bate o pezinho, bate!

– Bancada da chupeta quer antecipar etapas do julgamento para este momento em que Senado só tem de decidir instaurar o processo. Então chora.

– Culpado pelo tumulto do PT na comissão do impeachment chama-se STF, que deu ao Senado poder de decidir sobre instauração do processo.

miguel-reale-jr-e-janaina-paschoal-autores-do-pedido-de-impeachment-em-s_1

Miguel e Janaína: juntos pelo Brasil, contra a “ditadura da propina”

Continua após a publicidade

– Miguel Reale lamenta que seu pedido de impeachment tenha servido para “homenagear torturador”. Refere-se a Ustra, mas podia ser Marighella.

– Prova maior do esquerdismo da imprensa é Dilma só ter sido confrontada (de leve) por Datena(!) sobre a mentira de ter lutado por democracia.

– Miguel Reale: “Existe na consciência das democracias a urgência de se defender a transparência das contas públicas.” #DilmaDitadora.

– Miguel Reale mostra que “as operações de crédito se prolongaram em 2015″ e que beneficiários das fraudes fiscais foram grandes empresários.

– Miguel Reale: “E dizer que isto não é crime? Dizer que é golpe? Isto está previsto na lei 1.079. Foi votado. Está sendo discutido”. Pois é.

Continua após a publicidade

– Miguel Reale fala do “conhecimento pleno” de Dilma “de que estava praticando ato indevido” ao assinar decretos de crédito suplementar.

– Miguel Reale: Dilma e Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro Nacional, “eram carne e unha”. Dilma era tida por ministra efetiva da Fazenda.

– Miguel Reale: “Quem responde pelos crimes de responsabilidade contra as finanças públicas é o chefe do Executivo.” Fato. Senão, chefe não é.

– Lindbergh acusa Miguel Reale de não ter esmiuçado o crime, mas o próprio Miguel disse que Janaína Paschoal o faria em seguida. É mais choro.

– Janaína diz o óbvio: “Nós somos dois denunciantes que dividimos o tempo para falar da denúncia.” E pede que seja ouvida (antes do mimimi).

– Janaína: “As falas são complementares”. É o óbvio. Reale contextualiza, Janaína detalha. Mas PT tenta tumultuar o funcionamento da comissão.

– A denúncia é conjunta. É ridículo dar ao PT a autorização de escolher qual coautor tem de responder a suas perguntas. Imponha-se, Raimundo!

– Caiado diz o óbvio: PT confunde denunciantes com testemunhas. Não cabe a ninguém escolher qual dos dois vai responder. Eles é que decidem

– É grotesco obrigar coautor a responder sozinho sobre obra conjunta. Isto é assim em qualquer área. Raimundo Lira quer votar isso? Patético!

– Reale, 72 anos, lamenta cobrança: “Eu tenho me dedicado. Já é 3ª vez que venho participar de reunião. Saí às 6h de Canela. Vou pegar último voo a SP.”

– Se PT não tivesse tumultuado tanto a sessão, Miguel Reale teria mais tempo para responder à choradeira petista

– Lindbergh MENTE de novo dizendo que TCU mudou entendimento. TCU determinou o pagamento da dívida ilegal que Dilma Rousseff tinha acumulado.

– Reale cita norma constitucional que veda criação de decreto de crédito sem autorização do Congresso. Lindbergh interrompe, mal-educado.

– A bancada da chupeta troca bilhetes (colinhas) durante explicação de Reale. Ou seja: impedem respostas conjuntas, mas questionam em conjunto.

bancada da chupeta

Gleisi, Vanessa e Lindbergh: o choro é livre

– Lindbergh fala do TCU como se o tribunal de contas fosse legislador. Não é. TCU fiscaliza se as leis pré-existentes estão sendo cumpridas.

– Miguel Reale: “Nunca vi um crime com tanta impressão digital. Crime de responsabilidade sem punição é golpe.

Janaina

– Janaína Paschoal começa seu discurso refutando todas as mentiras que Lindbergh e demais militantes petistas espalham sobre ela.

– Janaína: “Aliás, Fernando Henrique demorou muito para apoiar isso aqui. Tenho mágoa dele por isso.” FHC é lento mesmo, Janaína.

– Todos que se opõem de verdade aos crimes do PT têm horror da lerdeza e da frouxidão da maioria do PSDB. Mas PT cinicamente acusa de tucanos.

– Janaína Paschoal diz que nada tem a ver com o PSDB e que considera até uma “oposição fraca” a dos tucanos. Fora uns 3, é apenas o óbvio.

-Petistas mal-educados interrompem o discurso de uma mulher, senhoras e senhores. Se fosse a oposição, seria prova de “machismo”.

– Janaína está resfriada, sem voz, e PT continua tumultuando. Raimundo Lira não tem a menor firmeza para controlar a bagunça em sala de aula.

Simone Tebet (PMDB-MS) pede ao presidente para cortar som do plenário. Ele fala de problema técnico já resolvido, mas não corta. Agora vai?

– Janaína mostra que 1º pilar da denúncia (Lava Jato) foi confirmado pelas investigações contra o PT e lamenta ter sido chamada de mentirosa.

– Janaína esquece o nome de Luís Inácio Adams. Normal, Janaína. Ninguém mais se lembra dele.

– Janaína lembra que STF favoreceu Dilma em 2015 anulando comissão formada por maioria de oposição e dando poder ao Senado de barrar processo.

– Janaína diz que Senado pode levar em conta denúncia na íntegra e cita ministros do STF que disseram que Senado não está submetido à Câmara.

– Janaína mostra incoerência do PT que acusa Cunha de golpe ao mesmo tempo que se apega à restrição que ele fez da denúncia contra Dilma. Boa!

– Janaína: “Vossas Excelências têm o poder e o dever de analisar nossa denúncia na íntegra”. Ela quer que parte do petrolão seja considerada.

– Janaína: “As pedaladas fiscais foram a maior fraude que eu já vi.”

– Janaína: “AGU tem que explicar para a nação por que o PSI encheu de dinheiro empresários bilionários” e “a Petrobras”. Porque PT é de elite

– Janaína: “A empresa de aviação Azul recebeu dinheiro do PSI.” PSI só favoreceu bilionários. “Sou eu que sou capitalista?”

– Janaína Paschoal: “Equalização é o pagamento da diferença dos juros do dinheiro tomado e do dinheiro emprestado.”

– Janaína: “Nós pagamos para ricos e bilionários ganharem dinheiro às nossas custas. Este é o governo que se diz preocupado com o social.”

– Janaína manda perguntar a Cardozo por que PSI deu tanho dinheiro a ricos. Diz que ele quer restringir denúncia porque não tem como explicar.

– Janaína: Lei de Responsabilidade Fiscal veda empréstimos de bancos públicos porque Tesouro controla. Se controla, não pode instrumentalizar.

– Janaína: Governo desrespeitou LRF ao antecipar crédito por banco público e fez novos sem resgatar. Recordar é viver:

pedaladas folha

– Janaína: “Aí, senadores, está o dolo. Eles não escrituraram nada disso, porque sabiam que era ilícito. Bancos tiveram que fazer auditorias.”

– Janaína: “Dilma poderia ter cortado dinheiro com viagens, ministérios, fechar TV Brasil, que só faz propaganda. Preferiu fazer decretos ilegais.”

– Janaína: “De tanto que estudei omissão eu tenho pavor de omitir. Eu tinha obrigação moral de trazer isso a conhecimento de Vs. Excelências.”

– Janaína diz que só queria ter a consciência de dormir tranquila. Petistas não fazem a menor ideia do que seja tal coisa.

– Janaína: “Ela sabia que nós não tínhamos poupança nenhuma. Sabia por causa das pedaladas, da sangria na Petrobras, dos gastos desenfreados.”

– Janaína cita de cor um monte de leis e artigos ignorados por Dilma, Lindbergh e demais membros da bancada da chupeta.

– Janaína mostra que adoraria ver uma mulher tendo sucesso na presidência. Mas, definitivamente, Dilma não representa as mulheres do Brasil.

– Janaína: “Na condição de brasileira, advogada, prof. de Direito Penal, amante apaixonada pelo Brasil, não tive alternativa” a denunciar.

– Janaína: “Eu sou brasileira. Esse é o meu partido.”

– Emocionada, Janaína ergueu Constituição e disse ser livro sagrado em que crianças devem acreditar. “PT não assinou, por isso fala em golpe.”

– Janaína: “Trabalho de Júlio Marcelo (procurador que destrinchou fraudes fiscais) foi não só ignorado, mas negado por Dilma” nos palanques.

– Não precisa explicar os vícios de professora, Janaína. Com Lindbergh na plateia, é impossível não confundir Senado com sala de aula.

– Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamenta não poder questionar Miguel Reale, que foi embora pois Vanessa e demais governistas atrasaram sessão.

– Grazziotin tenta associar Janaína ao PSDB por causa de velho parecer sob encomenda. Janaína responde o óbvio: “Cobrei porque não sou do PSDB”.

– Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) diz que Grazziotin tenta desviar foco da análise dos crimes de responsabilidade de Dilma. Ela só faz cortina de fumaça.

– Cássio Cunha Lima: “O crime está caracterizado na ausência da autorização legislativa para os decretos. É cabal e irrefutável.”

– José Medeiros (PSD-MT) resume a sessão: “Foi uma gincana só, tentando impedir que Janaína e Miguel Reale pudessem falar ao povo brasileiro.”

– Janaína mostra como resmungo de Lewandowski ao fim de sessão recente é nada diante da decisão do STF de dezembro sobre supremacia do Senado.

– Janaína: fraude foi feita visando a eleição e crime foi continuado em 2015; ambos devem ser considerados, a despeito da restrição da Câmara.

– José Medeiros: “Ficou cristalino que argumentos do governo foram desmontados aqui. Já temos fundamentos suficientes para afastar Dilma.”

– José Medeiros: “Aquela história do golpe, da pecinha publicitária feita no Palácio. O golpe foi desmascarado, mas o golpe do governo.”

– Fátima Bezerra (PT-RN) xinga o discurso e a denúncia de Janaína Paschoal, com afetações de indignação sem fim. É o teatro que o PT sempre faz.

– Por mais que se fale do objeto da denúncia, PT sempre diz e dirá que não se falou a respeito; que tudo é discurso político. Parte do teatro.

– A estratégia petista de tentar desqualificar os autores da denúncia contra Dilma é evidente. Perdem o debate técnico e apelam à desqualificação.

– A petista Fátima Bezerra não refutou ponto algum da denúncia de Janaína. Nem se arriscou. Só disparou rótulos contra o depoimento. Patética.

– Ronaldo Caiado (DEM-GO) fala da síndrome lulista do “não sei”: “Petistas são refratários a tudo aquilo que está claro e explícito na Constituição.”

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.