Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Baiano revela lobby de Lula em Angola

Ex-presidente "recebeu valores" pela prestação do serviço

joao

A “palestra” no quarto: O general João Baptista de Matos pagou para se encontrar reservadamente com Lula na suíte de um hotel em Angola. Escondidinho

Trecho da VEJA desta semana:

“Fernando Baiano revelou que em 2011, logo depois de Lula deixar o Planalto, ajudou o general João Baptista de Matos, um ex-integrante do governo do ditador José Eduardo dos Santos, a agendar uma palestra do petista em Angola.

O militar era sócio da Vale em uma mina de ferro, precisava resolver pendências com a companhia brasileira e, para isso, o melhor caminho era Lula.

A palestra não passava de fachada.

Lula viajou a Angola acompanhado de um séquito formado por personalidades do petrolão. Na comitiva havia representantes da Queiroz Galvão, Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e, claro, José Carlos Bumlai, que ajudou Baiano a fechar o contrato. O próprio Baiano também estava lá.

Depois da palestra, Lula e o general Baptista se reuniram na suíte do hotel em que o petista estava hospedado. Baiano disse que o ex-presidente ‘recebeu valores’ pela prestação do serviço. Na contabilidade da empresa de Lula, não há registro do negócio com o amigo do ditador africano.”

O relato acima torna ainda mais fácil entender por que Lula, segundo aliados, disse que Delcídio do Amaral, flagrado em gravação tentando comprar o silêncio de Nestor Cerveró, fez uma “coisa de imbecil”.

As “coisas” de Lula, nota-se, são feitas com muito mais profissionalismo.

Lula Angola

Palestra de Lula em Angola em 2014: a oficial, claro

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s