Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aécio foi o melhor no debate da Band?

debate-presidencia-marina-BAND-16-size-598Que Aécio foi o melhor no debate da Band, no sentido de falar coisa com coisa, apresentar ideias e não fugir das perguntas, não resta dúvida. Se fosse pior que Dilma e Marina nesses pontos, restaria interná-lo. Mas isto não é suficiente para vencer, na percepção do grande público, a propaganda, o chavão, o embuste, a inversão, o ataque cínico que se passam como verdades imponentes. Muitas das pessoas letradas e engajadas politicamente sofrem do mesmo provincianismo mental de Aécio: pensam na sua própria capacidade de percepção, no seu próprio grau de conhecimento técnico, para julgar uma performance e então creem que o candidato esteve acima dos demais e que isto tem relevância na campanha eleitoral.

O confronto direto com Marina foi exemplar.

Quando Aécio questionou a candidata do PSB sobre a “falta de coerência” entre o discurso da “nova política” e as alianças que sua chapa firmou nos estados, por exemplo com o PSDB em São Paulo, na tentativa de trazer para o debate a alta popularidade do governador Geraldo Alckmin, ela se disse “inteiramente coerente”, reconhecendo que “existem pessoas boas em todos os partidos” e afirmando em linguagem futebolística à moda Lula, como uma autêntica petista de raiz, que “o problema é que essas pessoas, a maioria delas estão [sic] no banco de reservas, e a sociedade brasileira que se mobilizou em junho do ano passado, ela vai escalar uma nova seleção”. Quer dizer: Marina anulou a acusação e ainda posou de independente, conciliadora, capaz de reconhecer virtudes nos adversários, ao contrário deles.

Na réplica, Aécio tomou três atitudes básicas:

1) Limitou-se a dizer que continua “com dificuldade de entender o que significa essa nova política”. Quer dizer: como a acusação de falta de coerência não colou, porque era mesmo muito fraquinha, o candidato passou a mirar na nova política em si, com a cerimônia de costume, em vez de apontar de uma vez a farsa do slogan. Não há nada de novo sob o sol da “nova política”: apenas velhos políticos que fingem não estar fazendo política para enganar velhos e novos otários. Aécio não disse isso, é claro, e foi indireto demais para realmente dar a entender.

2) Reafirmou a sua própria coerência nas questões técnico-econômicas, ressaltando que as medidas tomadas pelo PSDB “alavancaram” o crescimento do Brasil, gerando mais empregos. Quer dizer: Marina falou em linguagem popular, Aécio entrou com o discurso de gerente de banco, sem exemplos práticos. Marina ficou com a coerência lá no alto ao derrubar a acusação de Aécio e ele teve de correr atrás para mostrar que é coerente também.

3) Cutucou a candidata do PSB com vara curta, dizendo que “fizemos tudo isso com a oposição do então seu partido, o PT” – mais uma acusação que Marina anulou, dizendo na tréplica que as palavras de Aécio apenas reforçavam o seu argumento e citando o caso da CPMF em que seu voto foi diferente dos demais petistas. Desse modo, ela pôde posar de independente de novo e atacar a polarização PT-PSDB, para a qual ela se diz uma alternativa, sendo esta a sua única “ideia” – que obviamente deveria ter sido desmascarada pelo candidato, como fiz no post anterior.

Alguém ainda acredita que Aécio tirou votos de Marina neste confronto?

Aécio pode ser “o melhor” o quanto seja, mas ainda é muito pouco eficaz para aumentar seu eleitorado. Vai permanecer em terceiro lugar nas pesquisas se continuar provincianamente querendo apresentar as ideias mais bonitinhas, sem detonar as adversárias dizendo verdades fundamentais.

Há mais coisas entre a frouxidão e a grosseria do que supõem os partidários da não agressão. E, em que pese o cuidado necessário para não extrapolar os limites, já passou da hora de Aécio não ter mais medo de recair eventualmente na segunda do que sempre na primeira.

Marina e Dilma não têm esse pudor tucano. Como autênticas leninistas de raiz, qualquer coisa elas acusam os outros daquilo (como, por exemplo, da própria política) que elas fazem o tempo todo.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Facebook e no Twitter. Curta e acompanhe também a nova Fan Page.

Veja também: Dilma não está “enganada”, Aécio. Dilma quer enganar! E Marina também! – Notas sobre o debate da Band [incluindo os vídeos].

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    jose puga falcao

    gostaria que o vencedor das eleições presidenciais cumprissem as promessas de campanha realmente pois so assim poderemos melhorar a vida dos brasileiros principalmente os menos favorecido como os trabalhadores e os aposentados da previdência social.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Felipe

    Luis, nunca, jamais, em tempo algum se começa frase com pronome oblíquo átono.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Fernando Mendes Vrech

    Acho que o Aécio não foi tão frouxo assim! A maioria dos brasileiros sabem bem o que o PT fez com a Petrobrás. E a maior sacada do Aécio foi provocar mais nervosismo na Dilma sugerindo a ela que pedisse desculpas pelo que ela fez com Petrobrás. Vocês deveriam pausar o vídeo do debate na cara de patolina que a Dilma fez quando isso aconteceu. Acho importante não começar bufando em um primeiro debate, principalmente em um que não teve muita audiência, como fizeram as duas adversárias. Depois não sobra fôlego. Concordo que o Aécio Neves não pode continuar nesse ritmo; mas se aumentar a agressividade daqui pra frente já estiver planejado pelos estrategistas do partido, um começo mais suave surtirá um bom efeito, já que, a maioria das pessoas que votam em Dilma e em Marina, votam pelas pessoas delas e não pelas suas capacidades; ao atacar as pessoas amadas pelos seus eleitores, ofenderá esses eleitores e perderá a possibilidade de cativar o voto deles no futuro.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Marylene ribeiro

    Com certeza é o candidato mais preparado ñ tem os vícios dos já instruídos a mentir e disfarçar … precisa ser mais objetivo , usar uma linguagem mais compreensiva para o povo , falar com mais simplicidade sem tantas palavras difíceis , mas falar firme vulgarmente jogar as merdas deles no ventilador , só assim o povo vai entender … o povo é simples e só entende uma boa briga quando o adversário parte pra cima e deixa o outro de saia justa , sem palavras pra rebater a verdade .. é ir na veia mesmo encurralando com verdades e depoimentos de outros políticos com argumentos comprováveis . Aécio está sendo muito educado e ético … Isso ñ ganha voto . O povo quer ver o circo pagar fogo !!! Mude Aécio , parta pra luta aberta sem medo e fale tudo que sabe e comprove , doa a quem doer nessa altura ñ tenha receio de dizer até alguma coisa coisa contra FHC mas fale também das suas ,qualidades e o bem que fez para nação ñ o poupe , faça o meio termo pq eles o PT ñ suportam a ética , a inteligência e o grande estadista que foi e sua cultura , morrem de inveja !!! Seja povão meu presidente , saia do armário !!!

    Curtir

  5. Comentado por:

    Juliana

    Vou falar sobre a Dilma: a)Afinal, onde estão os remédios que você disse que o governo federal patrocina? Na verdade, chega muito pouco ao povo. A falta de remédios é grande. Se for um remédio mais caro, pior ainda. Tem gente entrando na justiça porque não pode ficar sem o remédio e ainda assim demora a recebê-lo; b)Quanto aos médicos escravos na verdade são mais escravos do que pensamos. Fidel Castro, sim, é o maior beneficiário disso tudo, pois fica com a maior parte do dinheiro (que socialismo que assalta o capitalismo é esse?) – acho que tudo isso é proposital para ajudar o ditador arcaico e defasado do Fidel Castro , pois ele está sem dinheiro. Arrumaram uma desculpa para dar perfil moral a ajuda a Fidel Castro e os pobres médicos de lá, infelizmente, foi a parte sacrificada; c)Dilma, vi claramente o seu nervoso e que estava torcendo para o debate acabar logo. Está bem claro para todos que o PT não pode perder as eleições por causa de todos esses escândalos que estão surgindo e ainda vão surgir mais. Se perder as eleições, quem ajudará a blindar os ladrões desse país? Você fala em combater a corrupção, mas a palavra mais correta é “esconder” a corrupção, pois todos esses escândalos não apareceu pela sua vontade, mas graças à imprensa que denuncia e a outras pessoas que abriram a boca. Outro fato estranho é que tudo acontece na sua cara e você nunca sabe de nada – por favor, invente outra mentira ou, então, não diga nada, que é bem mais bonito. d)Continuando, gostaria de saber quanto custou realmente o porto que o brasil financiou em Cuba. Agente aqui no maior sufoco e nosso dinheiro indo para lá sem a nossa autorização ( e o povo precisando de escola, médicos, remédios, moradias, porque o programa minha casa minha vida tem mais propaganda do que eficácia. Outro dia mesmo vi uma notícia de que já tem tanto casa como apartamento rachando e que as vítimas colocaram na justiça – está claro que essas construções primeiramente serve aos empresários do ramo da construção civil). e)Será com todos esses equívocos o Brasil vai acabar com a mesma crise de desabastecimento que hoje ocorre na Venezuela e que o presidente 71 de lá manda invadir os supermercados e as lojas colocando a culpa da crise nos empresários? Que retrocesso, os modelos da nossa esquerda são modelos errados e falidos. A Venezuela só tem petróleo e mais nada. Vai demorar muito para se restabelecer. f)Com isso, concluo que a pior direita do país é a esquerda. Sei que vocês não ligam para isso e se fazem de desentendidos (no Reino de Avilã é assim mesmo).
    Já para a nossa despreparada Marina que não sabe o que fala e que também, as vezes, finge que se esquece das coisas e que em função disso disse que votou a favor do CPMF, mas votou contra 2 vezes. Vou esclarecer a respeito sobre a velha política da qual ela procurou enfatizar: não fale mais sobre a velha política, pois vocês fazem parte dela. Quando a capital mudou para Brasília levou a velha política e ela ficou de vez no comando da nossa capital até os dias de hoje. Só muda mesmo é os nomes dos partidos. Inclusive, 12 anos de PT nos mostrou que a esquerda queria botar a mão no poder para comer o boi com chifre e tudo,
    Quanto a Aécio, digo o seguinte: a) você tem o melhor projeto de governo e está bem compatível com tudo que o povo anseia, tendo tudo para ir para o 2º turno. Só tem um problema, o povo não aguenta mais tanta corrupção e conversa fiada. Não ia, mas vou votar em você, só que um pé atrás, pois depois que são eleitos todos vocês abandonam o povo e fazem o que quer – o próximo presidente se insistir nesse modelo vai encarar muitas reações populares nas ruas; b) segue em frente com o seu projeto contra a violência, pois todos nós entendemos que a partir dos 16 anos todos tem que responder pelo crime que faz (outro dia escutei uma mãe de um menor infrator culpando a lei pelas porcarias que ele faz. Segundo ela, se a lei fosse mais dura isso não aconteceria – garanto que a d.Dilma e a D.Marina não sabe disso). Tem que ser assim: até dezesseis anos o menor infrator ficaria em uma casa de custódia até os 18 anos, onde aprenderá uma religião, uma profissão e melhorará seu nível escolar, só saindo de lá aos dezoito anos, e se após os dezoito anos cometesse mais crimes, iria expiar duramente por todos os crimes do passado. Já o infrator com 16 ou mais anos responderia como um adulto pelos seus crimes.
    Quanto à Luciana Genro, ela é petista até hoje. Quando fala nos lembra o PT de 12 anos atrás, isso sem dizer que não consegue se livrar de um comunismo que hoje só existe em Cuba e na Venezuela e é um desastre. Sai fora ditadora de meia tigela. Vai ser ditadora em sua casa, se é que alguém vai te aturar.É zero para ti; Sai!
    não vou falar dos outros candidatos hoje, ficará para uma próxima oportunidade. Um abraço para eles.

    Curtir

  6. Comentado por:

    jose barbosa

    Para o grande público em geral que não se liga a partidos e nem faz parte de torcida organizada de nenhum desses candidatos, a verdade é que não houve ninguém que sobressaísse. Frases bonitinhas não levam a nada e não ficam na memória do eleitor. Se fosse assim o Pastor Everaldo estaria mais bem colocado. Como o cara é tatibitate. Pelo amor de Deus, duas vezes se referiu ao “querido” Brasil, parecendo um ginasiano. A fórmula do debate é cruel com os candidatos. O cara mal tem tempo de formular a pergunta. É um correria contra o relógio para aqueles que têm intenção de falar coisa com coisa. Se bem que eu acho que essas regras já são feitas a pedido dos próprios pois com 2 minutos para responder qualquer um se sai mais ou menos. Embroma um pouquinho e reza para o congo soar. De novo, relembrem o Pastor ao responder a questão energética formulada pela Dilma. O cara não sabia o quantitativo de energia de que o país necessita.

    Curtir