Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tenho vocação para a tristeza, mas acredito demais na alegria

Não sei quem é o autor desta frase que eu escrevi e atribuí ao personagem João no romance O Clarão. Ana, a heroína do romance, vê um palhaço que se equilibra sobre duas pernas de pau enquanto um menino brinca de puxar a perna da calça dele. Ninguém passa sem rir da cena. Ana se […]

iStock

Crédito: iStock

Não sei quem é o autor desta frase que eu escrevi e atribuí ao personagem João no romance O Clarão. Ana, a heroína do romance, vê um palhaço que se equilibra sobre duas pernas de pau enquanto um menino brinca de puxar a perna da calça dele. Ninguém passa sem rir da cena. Ana se lembra da frase de João e entende por que ele é tão popular. Nada é mais importante do que a alegria, que é um recurso tão vital quanto a amizade.

João é um personagem inspirado no meu amigo Carlito Maia, grande publicitário e frasista brasileiro, que, numa certa altura da vida, se tornou afásico. Um homem para quem a palavra era essencial! Nada podia ser pior para ele do que perder a possibilidade de falar. Para ele e para mim, que gostava de conversar com Carlito. Só me conformei escrevendo o romance, me valendo da escrita, que alegra e faz viver.

nadinha

Tive o sentimento de que o teatro francês renasceu com a peça de Olivier Py, Orlando ou a Impaciência, que faz a apologia da alegria e da juventude eterna. Diz que esta depende daquela.

Tenho certeza de que é verdade, pois sei de um homem que dizia conversar com as células cancerosas do seu corpo e fazer as células rirem. Resistiu dez anos a um linfoma grave e morreu jovem com 78 anos. Acho que é possível ser jovem até o último dia. Para tanto, é preciso desacreditar da idade e nunca, nunca proferir a frase: “Com a minha idade”.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s