Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por que o peru não veio do Peru, nem o turkey saiu da Turquia

O pássaro foi associado diversas vezes com países tão exóticos quanto ele

O peru é uma ave estranha, bizarra. Ele foi primeiramente domesticado por índios astecas no centro e no sul do México e por outras tribos no sudoeste dos Estados Unidos. Só depois é que ganhou o mundo a bordo das caravelas e navios.

Quando os colonos ingleses festejaram com os índios aliados americanos a vitória sobre os inimigos, eles comemoraram dividindo um peru numa ceia. A celebração deu no Dia de Ação de Graças, depois apelidado de Turkey Day. Aqueles ingleses associaram a ave americana àquela que eles conheciam nos mercados de Istambul — na verdade, a galinha d`Angola, que vinha da África e era apreciada nas mesas da Europa.

Não há certeza sobre a origem do nome do país Peru. O historiador Raúl Porras Barrenechea afirma que viria de Birú ou Virú, o nome de um cacique que vivia ao sul do Panamá. À medida em que o espanhol Francisco Pizarro foi conquistando outras áreas mais para baixo do continente, ele foi dando o nome de Peru. Em 1542, foi fundado o Vice-reinado do Peru.

Os portugueses, ao verem a ave pela primeira vez, podem ter pensado que ela teria vindo do Peru. Mas não havia perus no atual Peru, onde reinavam os incas.

Veja também

Outros povos também chutaram muito errado a origem do animal. Judeus israelenses, turcos, italianos e russos se referem ao pássaro como se ele fosse da Índia. Holandeses, indonésios e lituanos o chamam de pássaro de Calicute. No Camboja e na Escócia, ele foi apelidado de frango francês. Na Malásia, frango holandês. Nos países árabes, ele pode ser romano, grego ou etíope.

 

 

Além dos brasileiros e portugueses, os croatas e os havaianos também se referem ao peru como peru. Na Wikipedia, há uma lista de todos os nomes para o peru.

Seja como for, a aparência do bicho sempre fez com que as pessoas procurassem dar um nome para ele que fizesse referência ao país de onde achavam que ele tinha vindo. O incrível é que todos erraram. Se fosse por aí, o peru, ave, deveria se chamar “mexicano” ou de “americano”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s