Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Dúvidas Universais Por Duda Teixeira Os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por que o peru não veio do Peru, nem o turkey saiu da Turquia

O pássaro foi associado diversas vezes com países tão exóticos quanto ele

Por Duda Teixeira Atualizado em 28 set 2018, 15h57 - Publicado em 10 jun 2018, 23h46

O peru é uma ave estranha, bizarra. Ele foi primeiramente domesticado por índios astecas no centro e no sul do México e por outras tribos no sudoeste dos Estados Unidos. Só depois é que ganhou o mundo a bordo das caravelas e navios.

Quando os colonos ingleses festejaram com os índios aliados americanos a vitória sobre os inimigos, eles comemoraram dividindo um peru numa ceia. A celebração deu no Dia de Ação de Graças, depois apelidado de Turkey Day. Aqueles ingleses associaram a ave americana àquela que eles conheciam nos mercados de Istambul — na verdade, a galinha d`Angola, que vinha da África e era apreciada nas mesas da Europa.

Não há certeza sobre a origem do nome do país Peru. O historiador Raúl Porras Barrenechea afirma que viria de Birú ou Virú, o nome de um cacique que vivia ao sul do Panamá. À medida em que o espanhol Francisco Pizarro foi conquistando outras áreas mais para baixo do continente, ele foi dando o nome de Peru. Em 1542, foi fundado o Vice-reinado do Peru.

Os portugueses, ao verem a ave pela primeira vez, podem ter pensado que ela teria vindo do Peru. Mas não havia perus no atual Peru, onde reinavam os incas.

  • Outros povos também chutaram muito errado a origem do animal. Judeus israelenses, turcos, italianos e russos se referem ao pássaro como se ele fosse da Índia. Holandeses, indonésios e lituanos o chamam de pássaro de Calicute. No Camboja e na Escócia, ele foi apelidado de frango francês. Na Malásia, frango holandês. Nos países árabes, ele pode ser romano, grego ou etíope.

    Continua após a publicidade

     

     

    Além dos brasileiros e portugueses, os croatas e os havaianos também se referem ao peru como peru. Na Wikipedia, há uma lista de todos os nomes para o peru.

    Seja como for, a aparência do bicho sempre fez com que as pessoas procurassem dar um nome para ele que fizesse referência ao país de onde achavam que ele tinha vindo. O incrível é que todos erraram. Se fosse por aí, o peru, ave, deveria se chamar “mexicano” ou de “americano”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade