Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O penúltimo degrau

Com mais uma decisão unânime contrária, a Lula só resta a espera de um milagre no STF

A Justiça vai, passo a passo, desmontando a versão de conspiração e varrendo para o lixo da história a teoria de que o ex-presidente Lula é vítima de perseguição política e judicial. Ponto a ponto, o Superior Tribunal de Justiça demonstrou sem sombra de qualquer dúvida a inexistência de justificativa para o pedido de habeas corpus preventivo para evitar a hipótese de prisão assim que o tribunal da 4ª região conclua o exame dos embargos de declaração.

Embargos que, aliás, não têm o condão de mudar o mérito da decisão que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão. Sentença, lá como cá, sustentada pela posição unânime dos magistrados. Politicamente isso tem um peso muito maior que decisões só por maioria, embora juridicamente importa mesmo é o resultado.

A defesa do ex-presidente recorrerá ao Supremo Tribunal Federal que, assim, vai se ver na contingência de se pronunciar mais uma vez sobre a questão da prisão depois de um julgamento em segunda instância. A presidente do STF, Carmen Lucia, vem resistindo a pautar o assunto já resolvido em prol da permissão do início do cumprimento da pena antes do trânsito em julgado completo, por 6 votos a 5.

O processo de Lula no caso do apartamento no Guarujá subiu o penúltimo degrau no STJ. Subirá o último no STF, que estará diante da situação de confirmar ou renegar uma decisão tomada pelo próprio tribunal sem que nada além do caso de Lula tenha ocorrido para justificar a alteração da jurisprudência. Uma batata quentíssima que a Corte Suprema não terá opção a não ser descascar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Vamos aguardar o que alguns bandidos lá irão decidir

    Curtir

  2. Dalton Bittencourt Ferreira

    Basta ter apenas um momento ministro com vergonha na cara e pedir vistas ao processo e dar a devida atenção ao caso até que o malandro passe um tempo na cadeia . Eh simples basta querer.

    Curtir

  3. news da hora

    Carmen , Raquel , Fux tem oportunidade de ouro , de fortalecer a democracia Brasileira , promovendo eleições limpas de verdade .

    Curtir

  4. news da hora

    Carmen , Raquel , Fux e os ministros decentes tem que ajudar a colocar raposas ladronas como o Lula é na papuda .

    Curtir

  5. news da hora

    Lula , Dirceu , Cabral e cias , desviaram bilhões que poderiam está salvando vidas na saúde , segurança , educação , … , portanto o lugar destes criminosos é na cadeia .

    Curtir

  6. Resta ao STF demonstrar se é uma CORTE ou um REDUTO.

    Curtir

  7. Espero que o STF não jogue no lixo todo o trabalho que tiveram a Polícia Federal, o Ministério Público, os juízes honestos e dedicados que atuaram nesse caso, e todos aqueles que abriram caminho para este canalha pagar pelos seus crimes.
    Lula na cadeia até que lá apodreça.

    Curtir