Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Dias Lopes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Curiosidades e novidades da gastronomia universal. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Paris era uma festa

Elegante e requintado, o restaurante Maxim’s, no coração da capital francesa, continua a evocar o esplendor da Belle Époque

Por J.A. Dias Lopes Atualizado em 2 abr 2018, 12h14 - Publicado em 26 fev 2018, 07h20

Se alguém perguntar qual foi o endereço mais representativo da Belle Époque – o período de glamour e deslumbramento que a França e a Europa viveram do final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial –, eis a resposta: o Maxim’s, da Rue Royale, 3, no coração de Paris. O elegantíssimo restaurante funcionava apenas à noite, abrindo às 17 horas para os aperitivos, servindo o jantar das 20 às 22 horas e estendendo a ceia até a madrugada.

Aberto em 1893, por Maxime Gaillard, garçom que trabalhava em um bar vizinho, o santuário da Belle Époque primeiro funcionou como bistrot, servindo comida simples a preços acessíveis, petiscos, bebidas alcoólicas e café. Atendia operários que trabalhavam nas redondezas e cocheiros de aristocratas. Os patrões preferiam jantar em locais requintados.

Mas logo descobriram a comida apetitosa do bistrot, as ostras frescas, a sopa de cebola, as lagostas cozidas, o linguado ao conhaque, o frango assado, os escalopes de vitela, os pés e rabos de porco grelhados. A presença dos patrões escorraçou operários e cocheiros. Além disso, o bistrot funcionava em local estratégico para eles, perto dos movimentados Automóvel Clube e Jockey Clube, e do Hotel Crillon, onde o luxo não tinha limites.

Batizado com o genitivo saxão, o Maxim’s virou grã-fino. Ao ser reformado para a Exposição Universal de  1900, ganhou a exuberância da decoração em estilo Art Nouveau, na qual predominaram as linhas curvas e assimétricas, a aplicação de flores e plantas para dar ideia de movimento, o uso do ferro e do vidro, os vitrais coloridos, os lustres retorcidos, elementos que conserva até hoje.

O Maxim’s acolhia uma clientela predominantemente masculina e refinada. Era frequentado por reis, príncipes e todas as figuras brasonadas, por aristocratas de alto calibre, milionários europeus e americanos etc. Foram ao seu restaurante os soberanos Afonso XIII da Espanha, Alberto I de Mônaco, Guilherme II da Alemanha, Leopoldo II da Bélgica, Nicolau II da Rússia e então futuro rei Eduardo VII da Inglaterra.

O escritor catalão Néstor Luján, em sua “Historia de la Gastronomía” (Ediciones Folio, Barcelona, 1997), relaciona outros clientes notáveis. Eram os príncipes de Sagan e Murat; os duques Vladimir, Michel e Alexis; os duques de Mornryn e o de Uzès, um jovem que morreu na África, para onde a mãe o enviou, afastando-o da cortesã Emilienne d’Alençon, pela qual o filho se apaixonara; o irreverente marquês Boni de Castellane, que dilapidou em farras noturnas parte da fortuna da mulher, a herdeira norte-americana Anna Gould.

Continua após a publicidade

No livro “Asas da Loucura” (Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2004), excelente biografia de Alberto Santos Dumont, o norte-americano Paul Hoffman lembra que o Pioneiro da Aviação foi um dos primeiros clientes do Maxim’s. Chegava para a ceia, sentava sempre na mesma mesa, em um dos cantos do salão principal, de costas para a parede, ficava olhando o movimento e muitas vezes comia sozinho.

Caso contrário, tinha ao lado amigos como Louis Cartier, dono da grife joalheira, que desenvolveu para Santos Dumont um dos primeiros relógios de pulso, com o qual o Pioneiro da Aviação calculava o tempo em seus voos sem precisar tirar a mão dos controles; ou Gustave Eiffel, o arquiteto da torre que virou ícone mundial da França.

Em 1903, Santos Dumont foi visto com o caricaturista e escritor George Goursat, o Sem, companhia inseparável durante alguns meses e uma espécie de seu clone: passeavam juntos vestindo ternos idênticos e extravagantes, exibindo os mesmos colarinhos altos e chapéus de abas onduladas. Nos dias de voo, a cozinha do Maxim’s preparava para Santos Dumont um almoço, na verdade uma merenda, que ele comia a bordo.

Também apareciam no Maxim’s o magnata da beterraba Max Lebaudy; o barão James Hennessy, do excelente conhaque francês; o astuto conde Jouvenel; o incorrigível alcoólatra Maurice Bertrand, embaixador do champagne Heidsieck, marca largamente consumida; o duque de La Rochefoucauld, tão assíduo que o chamavam de “La Rochefoucauld do Maxim’s”, para diferenciá-lo do ancestral, autor do clássico “Reflexões ou Sentenças e Máximas Morais”, de 1664.

A clientela era atraída pela cozinha requintada e generosa do Maxim’s, com oito a dez entradas, saladas, sopas, assados e sobremesas. Esteve originalmente sob o comando do chef Henri Chaveau; no salão, inicialmente atuou o maître Eugène Cornuché. Como o fundador Maxime morreu em 1895, os dois tomaram conta do negócio, investindo os 100 mil francos do seguro de vida deixado pelo ex-patrão. Na virada do século, Cornuchê era dono da casa, além de ser protagonista de um feito na história da confeitaria.

Continua após a publicidade

Graças ao seu fraco por um rabo de saia, ele desvendou o segredo de uma receita representativa   da doçaria francesa do século XIX, surgida na localidade de  Lamotte-Beuvron, a 174 quilômetros de Paris: a Tarte Tatin. Seu preparo havia sido escondido ciumentamente pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin, no restaurante do hotel com o sobrenome de ambas. Os gastrônomos precisavam viajar até lá para saboreá-la de joelhos.

Tratava-se de uma torta de maçã diferente, pois chegava à mesa com a fruta assada e caramelizada, disposta em cima da massa, ou seja, de cabeça para baixo. Mas Stéphanie foi passear em Paris na década de 1890 e se envolveu com Cornuché. Apaixonada por ele, ensinou o maître a fazer a Tarte Tatin. Quando o bistrô se converteu no Maxim’s, a sobremesa entrou para o cardápio e nunca mais saiu.

Também apareciam no restaurante grã-fino, em revoadas galantes, as cortesãs de maior sucesso em Paris. Vestiam-se na última moda, usavam roupas caríssimas, chapéus enfeitados, banhavam-se em perfumes sedutores, cobriam-se de joias valiosíssimas. Sabiam e gostavam de comer e beber bem, tinham boa educação e razoável cultura. Mas estavam ali magnetizadas pelo dinheiro dos abonados presentes.

A cortesã número um era La Belle Otero, uma espanhola disputadíssima, simultaneamente bailarina profissional, cantora e atriz do cabaré Folies Bergère. Acumulou fortuna cobrando alto pelo corpo e perdeu tudo nos cassinos. Outra cortesã de projeção era a francesa Liane de Pougy, também dançarina no Folies Bergère, rival de La Belle Otero. Adotou o sobrenome de um dos seus amantes e casou duas vezes. A primeira união oficial  terminou ao ser flagrada pelo marido com um amante; na segunda, que igualmente acabou mal, ganhou o título de Princesa Ghika.

Liane de Pougy manteve um relacionamento íntimo com a poetisa e romancista norte-americana Natalie Clifford Barney, documentado em um dos livros da amante. Acabou freira dominicana e morreu cuidando de crianças excepcionais. Uma terceira cortesã sempre citada é a parisiense Émilienne d’Alençon, considerada “Uma das Três Graças”, ao lado de La Belle Otero e Liane de Pougy. Iniciada na alta prostituição aos 15 anos, fez retumbante sucesso, embora por algum tempo os clientes reclamassem da sua inexperiência.

Continua após a publicidade

Os entendimentos entre cortesãs e homens no Maxim’s ocorriam às claras, porém sem vulgaridade. Muitos eram agenciados por Madame Pipi ou Dame Pipi, a mulher que cuidava do bom funcionamento e da limpeza dos toaletes.  Ficava habitualmente sentada na entrada, tendo a remuneração fixa complementada pela gorjeta que as pessoas depositavam em um prato de porcelana.

Existiram outras Madames Pipi na capital francesa. Nenhuma, entretanto, teve o mesmo poder da que trabalhava no Maxim’s. Quando uma cortesã se interessava por um homem ou vice-versa, deixava com Madame Pipi um cartão com seu nome, obviamente acompanhado de gorjeta. A solícita encarregada dos toaletes fazia com desenvoltura o papel de cupido. Como conhecia todo o mundo, podia fornecer informações adicionais a quem se interessasse por elas.

Paris era uma festa, para usar o título brasileiro do livro de memórias francesas do escritor norte-americano Ernest Hemingway, que se refere à década de 1920, não tão esplendorosa quanto a Belle Époque. A obra se chamou na verdade “Paris é uma Festa”, foi lançada em 1964 e mostra o convívio do autor com personalidades como Pablo Picasso, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, John Dos Passos, James Joyce e Gertrude Stein, entre outros nomes.

Hoje, embora não desfrute do mesmo prestígio do passado, nem mereça o céu estrelado dos guias gastronômicos, o Maxim’s continua majestoso. Pertence ao designer de moda Pierre Cardin. Em sua enciclopédia gastronômica, o escritor catalão Luján diz que o restaurante representa Paris no mundo, “por antonomásia”. No mesmo parágrafo, garante que, apesar da invasão dos turistas e do esnobismo que conserva, a comida tem qualidade e a adega é excelente.

TARTE TATIN

Continua após a publicidade

Rende 8 porções

INGREDIENTES

MASSA

200g de farinha de trigo

100g de manteiga gelada cortada em cubos

Continua após a publicidade

1 ovo

1 colher (sopa) de água

20g de açúcar

4 g de sal

Essência de baunilha em gotas a gosto

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

RECHEIO

10 maçãs verdes

Suco de 1 limão

CARAMELO

150g de açúcar

150g de manteiga picada

PREPARO

MASSA

1.Disponha a farinha de trigo em uma superfície plana, junte a manteiga gelada em cubos e amasse com a ponta dos dedos, até obter uma farofa bem fina.

2.Faça um vão no centro, coloque o ovo, a água, o açúcar, o sal, a baunilha e misture, incorporando os ingredientes de fora para dentro.

3.Trabalhe a massa delicadamente, empurrando-a para a frente. Repita esse processo por duas vezes e deixe-a descansar na geladeira por uns 30 minutos.

4.Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo, deixando-a uns dois centímetros maior que a fôrma.

RECHEIO

5.Descasque as maçãs, corte ao meio, retire as sementes e corte cada metade em três fatias. Vá colocando as fatias de maçã dentro de uma bacia com água e suco de limão para evitar a oxidação.

CARAMELO E FINALIZAÇÃO

6.Derreta o açúcar em fogo baixo, cuidando para que não fique muito dourado. Acrescente a manteiga picada, sem deixar escurecer, misture e vire o caramelo no fundo de uma fôrma redonda, antiaderente, de fundo removível.

7.Disponha sobre o caramelo as fatias de maçã bem juntas uma da outra, sem deixar folga, até cobrir totalmente a fôrma. Coloque-a dentro de uma assadeira, para o caramelo não vazar e asse em forno médio (180C°) por cerca de 25 minutos.

8.Passado o tempo necessário, retire a fôrma do forno e cubra-a com a massa, tendo o cuidado de recolher a borda para dentro da fôrma, com a ajuda de uma colher. Com um garfo, faça alguns furos na  massa, leve ao forno e asse por mais 25 a 30 minutos, até dourar.

9.Desenforme ainda quente, de maneira que a massa fique para baixo. A torta pode ser servida quente ou em temperatura ambiente.

Receita preparada pela chef Eliane Carvalho, de Cuiabá, MT

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.