Clique e assine a partir de 8,90/mês
Você & Sua Carreira Por Sofia Esteves Este espaço pretende ser um “bate-papo digital” sobre carreira, crescimento profissional e mercado de trabalho – sem ditação de regras ou fórmulas prontas.

8 dicas para fazer networking da maneira certa e aumentar sua empregabilidade

Por Daniela Macedo - Atualizado em 30 jul 2020, 22h01 - Publicado em 26 ago 2016, 14h04
reunião de amigos/trabalho

Cultivar uma rede de relacionamento profissional é fundamental

Muito se fala sobre networking e sobre a importância de se cultivar uma rede de relacionamento para aumentar a sua empregabilidade. No entanto, ainda vejo muitas pessoas agindo de maneira equivocada ao estabelecer contatos. Isso vai desde a pessoa que olha o seu cartão para saber quem você é antes de decidir se vai te dar atenção ou não, até aquela que se torna sua melhor amiga quando está desempregada ou precisando de um favor.

O networking não é uma via de mão única, e não deve ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo. Ao contrário, não tem relação com o indivíduo, mas com o social: é uma maneira de aproximar pessoas com interesses comuns, de gerar reciprocidade, solidariedade e também conhecimento, acesso a oportunidades, fazer negócios e tantas outras coisas.

É preciso estar disposto a contribuir incondicionalmente para que seus contatos vejam o valor que você tem a agregar na vida profissional deles e se sintam dispostos a retribuir incondicionalmente também.

Como fazer:

1. Monte um esquema para lembrar-se de se conectar de tempos em tempos com seus contatos mais importantes: mande uma breve mensagem, compartilhe algum artigo ou conteúdo interessantes

Continua após a publicidade

2. Demonstre interesse em saber as novidades de cada um

3. Marque encontros pessoais com seus contatos mais importantes. O olho no olho faz toda a diferença

4. Sempre que possível ajude as pessoas de seu networking. Esta generosidade não só faz bem, mas contribui para sua imagem profissional. Quando você precisar de ajuda, será lembrado como alguém que ajudou

5. Responda as mensagens e convites que receber. Mesmo que não possa ajudar ou comparecer, sempre dê um retorno, agradecendo pela lembrança

6. Nada de mensagens genéricas enviadas de uma vez para toda a sua lista de contatos. Networking se faz de forma personalizada!

7. Sempre que souber de alguma conquista profissional de seus contatos, procure reconhecer e mandar parabéns ou votos de sucesso

8. Circule na empresa onde trabalha. Seja atento ao trabalho dos outros, mostre o seu trabalho e assim, poderá se envolver em projetos multidisciplinares e ampliar seus conhecimentos do negócio.

Continua após a publicidade
Publicidade