Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
CannabiZ Por Ricardo Amorim Novidades e reflexões sobre o mercado da cannabis legal, no Brasil e no mundo

Empresa canadense cria curso online de medicina canabinoide

Canopy Growth, uma das líderes globais da cannabis, desenvolve versão digital de seu treinamento exclusivo para médicos

Por Ricardo Amorim Atualizado em 30 jul 2020, 18h49 - Publicado em 8 jul 2020, 11h58

Em mais uma consequência da pandemia, que vem obrigando pessoas, empresas e governos a mudar planos e hábitos, a canadense Canopy Growth decidiu criar uma versão online de seu curso de medicina canabinoide destinado a profissionais de saúde. Depois de três edições presenciais, na sede da empresa nos arredores de Ottawa, o curso, batizado como Spectrum Academy, ganhou o formato digital para seguir atendendo à crescente demanda de médicos mundo afora. Ao todo, a iniciativa já capacitou 100 médicos, 50 deles da América Latina.

Em sua versão virtual, o programa foi reformulado para condensar em três encontros de duas horas os conteúdos dos três dias da versão original. Nesta primeira edição, o foco será o potencial terapêutico da cannabis para o tratamento de dores crônicas. No primeiro dia, são abordados os fundamentos do sistema endocanabinoide e a segurança das terapias que utilizam medicamentos à base da erva. A segunda e a terceira sessões são dedicadas aos aspectos práticos da clínica médica, com informações e orientações sobre acolhimento e acompanhamento dos pacientes, bem como formulações, dosagens e administração dos fitocanabinoides.

ASSINE VEJA

Governo Bolsonaro: Sinais de paz Leia nesta edição: a pacificação do Executivo nas relações com o Congresso e ao Supremo, os diferentes números da Covid-19 nos estados brasileiros e novas revelações sobre o caso Queiroz
Clique e Assine

De acordo com o brasileiro Wellington Briques, diretor-médico global da Spectrum Therapeutics, braço medicinal da Canopy, e coordenador-geral do curso, no terceiro dia de aulas será apresentado um estudo que traz um inédito consenso global sobre dosagem e administração de canabinoides para o tratamento da dor crônica. “Foram consultados 20 profissionais, que são referências globais no assunto e já trataram milhares de pessoas, para desenvolver três algoritmos que ajudarão os médicos a prescrever e acompanhar os pacientes, com protocolos sobre doses e formas de administração”, revelou ao blog. A pesquisa, coordenada por Briques, com coautoria dos médicos Arun Bhaskar (Reino Unido) e Dwight Moulin (Canadá), será enviada para publicação no JAMA (Journal of the American Medical Association), uma das mais relevantes e respeitadas plataformas de divulgação científica do mundo. Ainda segundo Briques, há evidências consistentes sobre a eficácia da cannabis no tratamento das dores crônicas devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da erva.

Este blog sempre acreditou e defendeu que a educação médica é um dos principais caminhos para a ampliação do mercado de cannabis medicinal no Brasil. Está nas mãos desses profissionais o aumento da demanda, que só pode ocorrer via prescrição. O país tem hoje cerca de 450 mil médicos e pouco mais de 1000 receitam ou já receitaram medicamentos à base da planta para seus pacientes. Seja por desconhecimento ou preconceito, o fato é que muito pouca gente tem acesso às terapias canabinoides. Para o doutor Briques, além de treinar seus colegas, a Spectrum Academy também ajuda a formar multiplicadores desse conhecimento. “As empresas de cannabis têm responsabilidade na educação da classe médica, mas esses treinamentos também deveriam fazer parte dos currículos das universidades e centros de pesquisa”, afirmou.

O curso online da Canopy será realizado nos dias 15 e 29 de julho e 5 de agosto, das 13h30 às 15h30, horário de Brasília. A primeira sessão será conduzida pelos médicos Danial Schecter (Canadá) e Dustin Sulak (EUA). Schecter é cofundador e diretor da Canabo, uma das maiores redes de clínicas especializadas em cannabis medicinal no Canadá. Sulak, por sua vez, é fundador da Integr8 Health, clínica médica americana que tem mais de 8000 pacientes tratados com medicamentos à base da planta.

Importante: o curso é gratuito, exclusivo para médicos e será ministrado 100% em inglês.

Para fazer a inscrição, basta seguir os links abaixo:

Sessão 1: The Fundamentals

(Fundamentos: conceitos centrais do uso da cannabis medicinal)

Continua após a publicidade

Quarta-feira, 15 de julho, das 13:30 as 15:30 (Hora de Brasília)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Sessão 2: The Big Questions

(Especialistas globais falam sobre o que realmente importa para seus pacientes).

Quarta-feira, 29 de julho, das 13:30 as 15:30 (Horário do Brasil)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Sessão 3: Practical Integration

(Considerações de especialistas ao incorporar Canabinóides nos planos de tratamento de pacientes).

Quarta-feira, 5 de agosto, das 13:30 as 15:30 (Horário do Brasil)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Continua após a publicidade
Publicidade