Clique e assine a partir de 8,90/mês
CannabiZ Por Ricardo Amorim Novidades e reflexões sobre o mercado da cannabis legal, no Brasil e no mundo

Empresa canadense cria curso online de medicina canabinoide

Canopy Growth, uma das líderes globais da cannabis, desenvolve versão digital de seu treinamento exclusivo para médicos

Por Ricardo Amorim - Atualizado em 30 jul 2020, 18h49 - Publicado em 8 jul 2020, 11h58

Em mais uma consequência da pandemia, que vem obrigando pessoas, empresas e governos a mudar planos e hábitos, a canadense Canopy Growth decidiu criar uma versão online de seu curso de medicina canabinoide destinado a profissionais de saúde. Depois de três edições presenciais, na sede da empresa nos arredores de Ottawa, o curso, batizado como Spectrum Academy, ganhou o formato digital para seguir atendendo à crescente demanda de médicos mundo afora. Ao todo, a iniciativa já capacitou 100 médicos, 50 deles da América Latina.

Em sua versão virtual, o programa foi reformulado para condensar em três encontros de duas horas os conteúdos dos três dias da versão original. Nesta primeira edição, o foco será o potencial terapêutico da cannabis para o tratamento de dores crônicas. No primeiro dia, são abordados os fundamentos do sistema endocanabinoide e a segurança das terapias que utilizam medicamentos à base da erva. A segunda e a terceira sessões são dedicadas aos aspectos práticos da clínica médica, com informações e orientações sobre acolhimento e acompanhamento dos pacientes, bem como formulações, dosagens e administração dos fitocanabinoides.

ASSINE VEJA

Governo Bolsonaro: Sinais de paz Leia nesta edição: a pacificação do Executivo nas relações com o Congresso e ao Supremo, os diferentes números da Covid-19 nos estados brasileiros e novas revelações sobre o caso Queiroz
Clique e Assine

De acordo com o brasileiro Wellington Briques, diretor-médico global da Spectrum Therapeutics, braço medicinal da Canopy, e coordenador-geral do curso, no terceiro dia de aulas será apresentado um estudo que traz um inédito consenso global sobre dosagem e administração de canabinoides para o tratamento da dor crônica. “Foram consultados 20 profissionais, que são referências globais no assunto e já trataram milhares de pessoas, para desenvolver três algoritmos que ajudarão os médicos a prescrever e acompanhar os pacientes, com protocolos sobre doses e formas de administração”, revelou ao blog. A pesquisa, coordenada por Briques, com coautoria dos médicos Arun Bhaskar (Reino Unido) e Dwight Moulin (Canadá), será enviada para publicação no JAMA (Journal of the American Medical Association), uma das mais relevantes e respeitadas plataformas de divulgação científica do mundo. Ainda segundo Briques, há evidências consistentes sobre a eficácia da cannabis no tratamento das dores crônicas devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da erva.

Este blog sempre acreditou e defendeu que a educação médica é um dos principais caminhos para a ampliação do mercado de cannabis medicinal no Brasil. Está nas mãos desses profissionais o aumento da demanda, que só pode ocorrer via prescrição. O país tem hoje cerca de 450 mil médicos e pouco mais de 1000 receitam ou já receitaram medicamentos à base da planta para seus pacientes. Seja por desconhecimento ou preconceito, o fato é que muito pouca gente tem acesso às terapias canabinoides. Para o doutor Briques, além de treinar seus colegas, a Spectrum Academy também ajuda a formar multiplicadores desse conhecimento. “As empresas de cannabis têm responsabilidade na educação da classe médica, mas esses treinamentos também deveriam fazer parte dos currículos das universidades e centros de pesquisa”, afirmou.

O curso online da Canopy será realizado nos dias 15 e 29 de julho e 5 de agosto, das 13h30 às 15h30, horário de Brasília. A primeira sessão será conduzida pelos médicos Danial Schecter (Canadá) e Dustin Sulak (EUA). Schecter é cofundador e diretor da Canabo, uma das maiores redes de clínicas especializadas em cannabis medicinal no Canadá. Sulak, por sua vez, é fundador da Integr8 Health, clínica médica americana que tem mais de 8000 pacientes tratados com medicamentos à base da planta.

Importante: o curso é gratuito, exclusivo para médicos e será ministrado 100% em inglês.

Para fazer a inscrição, basta seguir os links abaixo:

Sessão 1: The Fundamentals

(Fundamentos: conceitos centrais do uso da cannabis medicinal)

Continua após a publicidade

Quarta-feira, 15 de julho, das 13:30 as 15:30 (Hora de Brasília)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Sessão 2: The Big Questions

(Especialistas globais falam sobre o que realmente importa para seus pacientes).

Quarta-feira, 29 de julho, das 13:30 as 15:30 (Horário do Brasil)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Sessão 3: Practical Integration

(Considerações de especialistas ao incorporar Canabinóides nos planos de tratamento de pacientes).

Quarta-feira, 5 de agosto, das 13:30 as 15:30 (Horário do Brasil)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Continua após a publicidade
Publicidade