Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Três razões para conservadores votarem em Hillary Clinton

Conservadores deveriam votar entusiasmados na candidata democrata. Como opção a Donald Trump, ela personifica alguns dos principais valores do conservadorismo

A primeira razão é a prudência. “A prudência é a rainha das virtudes políticas”, dizia Edmund Burke, o pai do conservadorismo britânico. Enquanto revolucionários franceses se embriagavam com a ideia de uma sociedade nova, “limpa” de tradições e baseada puramente na razão, Burke dizia não valer a pena arriscar a paz e a prosperidade que já possuímos em nome de uma revolução com resultados duvidosos.

Na eleição americana, Trump é o candidato do experimentalismo, o revolucionário a gritar bravatas que o povo gosta. Hillary é a opção para quem quer manter a ordem, a continuidade e a estabilidade, essas coisas que os conservadores nos ensinaram a apreciar.

Segundo motivo: Trump se exibe, de um modo bem latino-americano, como o redentor, o iluminado, o salvador da pátria. Fere assim a posição mais elegante do conservadorismo: o ceticismo, a desconfiança diante da perfectibilidade, da sociedade perfeita, do político ideal.

Eu sei, Hillary tem um discursinho de esquerda contrário à globalização. Mas ela só propaga esse discurso porque os eleitores querem ouvi-lo – e acredita nele muito menos que Trump, este sim, tão à esquerda na economia quanto Dilma Rousseff.

O terceiro e principal motivo conservador é que Hillary é puro tédio. Nem ela própria deve se aguentar, de tão pouco interessante. E, se Burke me permite, o tédio é o príncipe das virtudes políticas. A capacidade de um político de produzir devastação é muito maior que a de melhorar o mundo. Mas políticos entediantes tem uma capacidade de destruição bem menor que os sedutores de multidões. Quanto mais entediante, previsível e apegado à estabilidade for um político, mais deveria encantar os conservadores.

@lnarloch

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Vincent Tannhauser

    Não sei o que esse cara fumou antes de escrever esse artigo mas sem duvidas e um bagulho da pesada.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Zb

    Este é um blog de humor? De onde foi que este cara tirou estas ideias? Só pode ser zoação. Melhor ir caçar um mito do seu tamanho intelectual e deixar a política americana para gente grande.

    Curtir

  3. Comentado por:

    daniel diniz

    pqp que cara mas burro , ele nao percebe que hilary é uma marionete dos globalistas ,que ela pode causar a 3 guerra mundial , que ela quer o crescimento do islam e a derrubada ocidental pqppppp que cara burro mds,nenhum conservador que se preze votaria nessa abigobal , ela quer aumentar impostos ,colocar a ideologia de genero nos banheiros e na sala de aula,restringir armas ,e a favor da imigração ilegal que esta acabando com os usa e aumentar a maquina do estado e fazer pessoa depedenrem cada vez mais do estado , acho que esse cara ta se informando pela globonews so pode. pena que to lendo o seu livro e ele é bastante organizado com ideias oas mas nao sabia que vc era tao burro assim

    Curtir

  4. Comentado por:

    Liliana

    Leandro, acho que você foi muito sutil na ironia desse seu texto e seus leitores não entenderam.
    É isso não é? Você só estava tirando uma. Você não pensa assim, certo?

    Curtir

  5. Comentado por:

    Adnor Pitanga

    Realmente não dá para concordar em nada com o que você disse. Eu moro nos Estados Unidos e, portanto, sofro mais diretamente as consequências desses 8 anos de Obama. Eleger Hillary é dar um terceiro mandato a ele. Hillary é um terrível cenário, casa seja eleita. Obama colocou a América no sentido contrário e Hillary só tem a oferecer a aceleração da queda.
    Deus tenha piedade.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Carlus

    O principal motivo de rejeição de Hillary não foi mencionado. Os conservadores não suportam mentiras , enganações de quem fala mansinho.

    Curtir