Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Caçador de Mitos Por Leandro Narloch Uma visão politicamente incorreta da história, ciência e economia

O que será que Michel Temer está pensando agora?

Um desabafo imaginário do vice-presidente pouco antes de decidir deixar a coordenação política do governo

Por Leandro Narloch Atualizado em 31 jul 2020, 00h39 - Publicado em 21 ago 2015, 22h17

Eu sou vice-presidente, poxa. A função de vice-presidente é fazer coisa nenhuma, poxa. Lembra o José Alencar? Lembra o Marco Maciel? Um passou o mandato inteiro degustando cachaça mineira, o outro andava pelo Congresso e ninguém dava a mínima. O que é mais que justo e esperado, afinal a função de um vice-presidente é ter vida mansa, poxa.

Quando o Lula me chamou pra essa vaga, prometeu sossego. “Aquela vidinha tranquila de vice”, piscou o Mercadante. Disseram que eu poderia curtir reuniões do clima na Europa. Disseram que eu poderia indicar uns diretores da Petrobras. Prometeram me arranjar um quarto no St. Regis sempre que eu fosse a Nova York.

Eu aceitei, mas cadê? Em vez de beijar a mão da rainha da Suécia, sou obrigar a passar o dia pedindo arrego pro Lupi. Em vez de assistir um musical na Broadway com a Marcela, tenho que fazer reunião com a bancada do PTB. E ainda me obrigam a falar grosso com o Cunha e outros camaradas.

Vou ao Procon. Vou entrar com um processo. Estão exigindo muito de mim. Isso é desvio de função. É terceirização da atividade-fim.

Poxa, eu já cumpri o meu papel – muito mais do que deveria. Função de vice é ser picolé de chuchu, papagaio de pirata, bonecão do posto (claro que sem aqueles braços infláveis, que chamam muita atenção). Função de vice-presidente é fazer coisa nenhuma, poxa.

Quando aparece um pepino, cadê a presidenta? Foi pro Maranhão tirar foto ao lado do povo. O IBGE dá mais uma notícia ruim, cadê a presidenta? O João Santana mandou ela ficar em casa, “a ordem é blindá-la”. Sobra pra mim. É como se ela fosse a vice, e eu o presidente.

Opa. Pensando bem, talvez seja hora de oficializar essa troca.

@lnarloch

 

Continua após a publicidade
Publicidade