Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deixe a escória entrar, Bolsonaro. Pois faremos com ela um grande país

Ao chamar os imigrantes sírios e haitianos de "escória do mundo" e compará-los a "marginais do MST", Bolsonaro trai o capitalismo que ele próprio diz defender

O deputado Jair Bolsonaro está como a economia brasileira. Quando todo mundo acha que não tem como piorar, ele dá um jeito de cometer uma tolice ainda mais terrível que as anteriores. Nesta semana, durante uma entrevista para o jornal Opção, de Goiás, Bolsonaro disse:

Não sei qual é a adesão dos comandantes, mas, caso venham reduzir o efetivo [das Forças Armadas] é menos gente nas ruas para fazer frente aos marginais do MST, dos haitianos, senegaleses, bolivianos e tudo que é escória do mundo que, agora, está chegando os sírios também. A escória do mundo está chegando ao Brasil como se nós não tivéssemos problema demais para resolver.

É isso mesmo: Bolsonaro comparou imigrantes, gente que atravessa mares e percorre países a pé para encontrar um trabalho, com “marginais do MST” interessados em privilégios do governo e em tirar riquezas dos outros.

É verdade que haitianos e bolivianos são a escória do Brasil de hoje. Assim como poloneses, japoneses, alemães e italianos (alguns deles de sobrenome “Bolsonaro”) eram a escória da sociedade brasileira há um século.

O deputado costuma atacar o governo comunista de Cuba e defender o capitalismo. Pois não há força mais capitalista que a dos imigrantes. Ninguém representa tão bem a vontade de vencer pelo próprio trabalho. Eu, Bolsonaro e quase todos os brasileiros que eu conheço são descendentes de gente miserável que chegou ao Brasil aceitando qualquer subemprego. Em poucas gerações, essa gente enriqueceu mais que os nativos.

Em Londres, judeus e sikhs eram os grupos mais pobres no começo do século 20. Hoje são os mais ricos. Nos Estados Unidos, chineses e irlandeses sofriam tanta discriminação quanto os negros. Muitas empresas anunciavam empregos com a sigla NINA (No Irish Need Apply, “irlandeses não devem se candidatar”). Hoje chineses e irlandeses são mais ricos que a média dos americanos. No Brasil, imigrantes sírios e libaneses construíram o melhor hospital do país.

Economistas estão cansados de dizer que imigrantes não são um problema, mas a solução. Em maioria adultos jovens, contribuem mais em impostos do que gastam em serviços públicos. Ao ocupar vagas de baixa qualificação, liberam os brasileiros para trabalhos mais produtivos.

Se Bolsonaro gosta mesmo do capitalismo, deveria se inspirar no poema “O Novo Colosso”, gravado ao pé da Estátua da Liberdade, e proclamar na Câmara dos Deputados: “Dêem-me os cansados, os pobres, suas massas apinhadas, que anseiam por respirar a liberdade. Faremos com eles um grande país”.

*Adendo: neste vídeo, Bolsonaro afirma que se expressou mal ao usar o termo “escória”. Defende a entrada de imigrantes mas se diz preocupado com terroristas infiltrados entre eles. 

@lnarloch

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Renato

    Nunca vi tanta forçação de barra. Você acha que tem imbecís aqui desse lado? Meu Deus, como conseguiu ser colunista? Só porque é comunista. E eu perdendo tempo lendo esse sem noção.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Carlos

    Camarada, vc já parou para pensar na bobagem que o senhor acabou de escrever, usando um passado já distante com uma situação totalmente diferente de hoje, o povo Brasileiro já sobre terrivelmente a falta de emprego e a eterna miséria que essa nação vive e você acha maravilhoso a vinda de povos de outros continentes pra cá, para se submeter a qualquer situação de emprego e assim criando mais desemprego para o nativo daqui. Já imaginou quanto o estado islãmico chegar aqui e começar a explodir a cabeça de várias pessoas que não tem nada a ver com eles, já imaginou que maravilha seria um parente seu, filho, esposa, irmão, mãe, pai, seja quem for estar em um restaurante passeando na boa e de repente BUMMMMMMM, algum deles virarem pedacinho ao ponto de se poder colocar em um espeto, porque será que países da Europa resistem a essa ideia ????, porque será, ahhhhhhh…mas no nosso caso não, temos que aceitar qualquer porcaria pela garganta abaixo, ser politicamente corretos né ou seria politicamente idiotas para crermos nas bobagens que o senhor acabou de vomitar, porque o senhor não junta sua família e muda pra lá, síria, afeganistão entre outros, não sou a favor do Bolsonaro pois não admiro os militares que ele tem adoração, mas no caso dessa ralé, ele ta certo.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Igor

    Lixo de texto feito por um lixo de autor… tem que saber a história do país antes de escrever merda.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Diego Silva

    Todos os exemplos que a matéria deu, sobre imigrantes que eram pobres e conseguiram prosperar, se deram, em sua maioria, em países ricos. Eu não chegarei ao ponto de dizer, como Bolsonaro, que os imigrantes são escórias. Mas que ele tem razão quando chama a atenção para a maneira ilegal e desordenada que o governo do PT tem feito as coisas, isso ele tem. Em NENHUM país sério os imigrantes entram sem documentação, como está acontecendo no Brasil, sob o risco de serem sumariamente deportados.

    Curtir

  5. Comentado por:

    PELLEGRINO

    Lixo….LIXO….LIXO……..
    BOLSANARO TEM RAZÃO.
    PRESIDENTE 2018.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Rafael

    Pega todos esse imigrantes e leva para sua casa.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Osvaldo Aguiar

    Pois leve os imigrantes para sua cidade amigão, veja as melhorias e benefícios que eles irão trazer pra ela. Mostre que inchar o sistema público com pessoas que, em sua maioria, só irão piorar ainda mais o falido sistema se saúde/trabalho/segurança brasileiro e prove que pode criar a cidade modelo para o país com eles. Depois disso, vou concordar contigo. Mas evite escrever matérias toscas e acéfalas como essa, que mostram apenas que a veja não tem critério nenhum pra escolher “colunistas” e são totalmente unilaterais, aos invés de expressar pontos de vista sobre o assunto para que os leitores fiquem realmente informados em relação ao fato em questão.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Roberto Isaias

    vamos deixar o islã entrar no brasil !!! e qt tempos começaremos ver cabeças rolando pelo chão, ou corpos explodidos!! o brasil ja tem muita miseria !!

    Curtir