Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Blog da Rússia Em detalhes, a cobertura da Copa do Mundo de 2018

Museu da vodca: história da bebida e uma garrafa com preço de um carro

Série limitada da vodca Beluga Epicure tem garrafa desenvolvida pela Lalique, joalheria e empresa francesa de design

Por Silvio Nascimento - Atualizado em 11 jul 2018, 10h55 - Publicado em 11 jul 2018, 04h58

SÃO PETERSBURGO – Pequeno, charmoso e com uma coleção impressionante de garrafas – com e sem o líquido destilado de cereais –, o  Museu da Vodca é visita obrigatória a quem se interessa pela origem e história da bebida que aquece os dias frios  e quentes dos russos, e faz a alegria dos torcedores da Copa do Mundo nas cidades que abrigaram jogos.

Tabela completa de jogos da Copa do Mundo de 2018

Saiba quanto cada seleção vai ganhar na Copa da Rússia

O ideal é comprar o ingresso com “áudio-guia” (em inglês, francês ou espanhol) e acompanhar a história da evolução da bebida pelos tempos, suas variações de matéria-prima, design de garrafas, ocasiões em que era bebidas obrigatória como castigo ou comemorações. O acervo está organizado por ordem cronológica em nichos com fotos, diagramas, textos e itens como garrafas e copos.

Séria limitada da vodca Beluga Epicure em parceria com a joalheria e empresa francesa de design Lalique
Foto: Silvio Nascimento/VEJA.com

São três salas contíguas, sendo que a terceira é onde ocorrem as degustações, com a explicação dos tipos de vodca por uma guia, em inglês. Nesta sala está em destaque numa caixa envidraçada e protegida uma garrafa da Beluga Epicure by Lalique (foto ao lado), séria limitada da vodca, em parceria entre a fabricante da bebida de maior prestígio da Rússia com a empresa de design, cristaleria e joalheria francesa Lalique. Lançada em 2016, a garrafa de 700 ml está à venda por 545.000 rublos – cerca de 33.700 reais -, ou seja, 2.407 reais cada dose de 50 ml do liquido.

Quem não estiver disposto a pagar quase o mesmo preço de um carro, há opções bem mais baratas, mas nada é mais econômico do que comprar num supermercado: a garrafa de Beluga Export de meio litro, uma das melhores do país, está a 70 reais nas prateleiras.

Publicidade

Serviço

Endereço4, Konnogvardeisky Boulevard, estação Admiralteyskaya do metrô

Horários: diariamente das 12h às 19h (para clientes do restaurante anexo há possibilidade de fazer a visita até as 21h). Um tour completo com degustação dura em média 40 minutos

Preços: de 200 rublos (12,30 reais) a 600 rublos (37 reais), dependendo do tipo de visitação, com ou sem áudio-guia, com ou sem degustação de três tipos de vodca.

Publicidade