Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Servidores invadem Assembleia e impedem votação de plano de austeridade

Pacote enviado pelo governador reeleito Rui Costa (PT) prevê corte de cargos, extinção de estatais e aumento na contribuição à Previdência

Revoltados com o pacote de austeridade enviado pelo governador reeleito Rui Costa (PT) para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os servidores estaduais invadiram o plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (11), e impediram os deputados de votarem os projetos.

As medidas do governador baiano cortam cargos, extinguem estatais e elevam a contribuição do servidor público de 12% para 14% na Previdência baiana. O governo argumenta que as ações trarão uma economia de 400 milhões de reais aos cofres públicos e que há um rombo na Previdência de 4 bilhões de reais, e que pode chegar a 8 bilhões de reais em 2022, caso as medidas não sejam adotadas.

Para tentar votar os textos, o presidente da AL-BA, o senador eleito Angelo Coronel (PSD), cogitou realizar a sessão no auditório da Casa, mas recuou e adiou a análise das propostas para esta quarta-feira. “Estou aqui, como magistrado, querendo a paz. São dois anos de presidência e nunca aconteceu nenhum problema desta natureza. Estou tentando costurar, até a exaustão, um consenso”, afirmou, em entrevista à imprensa.

A oposição tem criticado duramente o pacote. Presidente nacional do Democratas, o prefeito de Salvador, ACM Neto, acusa o governador de “cometer um estelionato eleitoral”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s