Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Bahia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por VEJA Correspondentes
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens baianos.
Continua após publicidade

Salvador aposta em crescimento no verão para superar crise hoteleira

Segundo associação do setor, 90% das 404 instalações da cidade operam no vermelho

Por Rodrigo Daniel Silva
27 nov 2018, 12h22

Com a rede hoteleira em crise, segmentos do turismo em Salvador têm apostado as fichas no verão para melhorar os números. Nos últimos cinco anos, 22 hotéis fecharam (o último foi o Othon Palace Hotel) e hoje 90% das 404 instalações da cidade operam no vermelho, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos.

Apesar deste cenário, o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, acredita que a cidade deve receber 2,6 milhões turistas durante o verão, um aumento de 11% na comparação com a temporada anterior, quando a capital baiana registrou 2,3 milhões. Segundo ele, a requalificação na orla da capital baiana e o calendário de eventos durante a estação devem ampliar o número de visitantes.

Para o Festival da Virada, que acontece na orla de 28 de dezembro a 1° de janeiro, a prefeitura estima receber 473 mil visitantes, 10% a mais que no ano passado. O evento tem 70 horas de música, com mais de 20 atrações, entre elas Anitta, Wesley Safadão e Daniela Mercury.

Glicério Lemos afirmou que a rede hoteleira da capital já se prepara para acomodar os visitantes e superar a crise no segmento. De acordo com ele, a expectativa é que a ocupação fique em 93%. Neste ano, foi de 80,25%. “Passamos por um momento de dificuldade por causa do fechamento do Centro de Convenções do governo, que é de alta relevância. Causou um transtorno muito grande, mas esperamos ter um bom momento e que toda a cadeia do turismo se revigore. Teremos uma das melhores ocupações dos últimos anos”, apostou.

Confiante na melhora da situação, empresários do setor decidiram investir na reabertura da Fera Palace Hotel, que foi o primeiro hotel de luxo da Bahia e teve seu auge entre as décadas de 1930 e 1970. O empreendimento ficou conhecido por hospedar Carmen Miranda e Pablo Neruda. Segundo o Fundador e CEO da Fera Hotéis, Antonio Mazzafera, a estimativa é ter ocupação superior a 70% na alta temporada. “Para atender à alta demanda de clientes vamos, inclusive, aumentar em 15% o número de vagas temporárias de colaboradores do hotel”, declarou.

Glicério Lemos disse que o maior desafio da rede hoteleira hoje é aumentar a diária média que é R$ 217,62 na cidade. Para ele, com inauguração do Centro de Convenções do município, que está prevista para o próximo ano, o valor deve aumentar. A prefeitura decidiu construir um complexo após o atual ser fechado em 2015 pelo governo. A gestão estadual prometeu erguer um novo, mas ainda não há prazos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.