Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-presidente de ONG que acusa PT-BA de corrupção tenta fechar delação

Dalva Sele Paiva disse em 2014 a VEJA que dinheiro de projetos sociais era desviado para financiar caixa eleitoral do partido no estado; envolvidos negam

A defesa de Dalva Sele Paiva, ex-presidente do Instituto Brasil, tenta firmar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal na Bahia.

Em 2014, em entrevista a VEJA, ela revelou que o instituto, uma ONG criada pelos petistas da Bahia, tinha como meta ajudar a financiar o caixa eleitoral do PT no estado, em um esquema que desviava recursos de “projetos sociais” das administrações comandadas pelo partido.

Na época, ela declarou que 50 milhões de reais tinham sido movimentados desde 2004 e entregou uma lista de políticos e dirigentes da sigla que usavam a verba desviada, inclusive, do Fundo de Combate à Pobreza na Bahia.

Além de deputados federais, a lista inclui deputados estaduais e secretários do então governo Jaques Wagner (PT). Vice-líder do PT no Senado e hoje secretário estadual de Educação na administração do governador reeleito Rui Costa (PT), Walter Pinheiro admitiu ter recebido ajuda de Dalva Sele na campanha para Prefeitura de Salvador de 2008, mas negou ter feito caixa dois. Todos os envolvidos rejeitam a acusação.

Procurada pela reportagem, a advogada de Dalva Sele, Ilana Martins, disse que não poderia tratar do assunto por determinação da lei, que, em regra, só retira o sigilo após a homologação da colaboração premiada O Ministério Público Federal também informou que o caso está sob segredo de Justiça e que não poderia comentar neste momento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s