Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O vídeo ensina que, num debate eleitoral, é preciso bater com palavras até em mulheres

ATUALIZADO ÀS 12h45 Se os marqueteiros soubessem exatamente o que fazer para ganhar uma disputa nas urnas, o Brasil teria inventado a eleição sem perdedores. Se conhecessem a receita que garante a vitória, não seriam marqueteiros; seriam candidatos imbatíveis. É de bom tamanho, convém ressalvar, o acervo que reúne ótimas sacadas dos integrantes da tribo. […]

ATUALIZADO ÀS 12h45

Se os marqueteiros soubessem exatamente o que fazer para ganhar uma disputa nas urnas, o Brasil teria inventado a eleição sem perdedores. Se conhecessem a receita que garante a vitória, não seriam marqueteiros; seriam candidatos imbatíveis. É de bom tamanho, convém ressalvar, o acervo que reúne ótimas sacadas dos integrantes da tribo. É tão volumoso quanto o que congestiona a ala que expõe ideias de jerico.

Entre tantas, a mais imbecil é provavelmente a que rebaixa a alunos de curso de boas maneiras os participantes de debates eleitorais transmitidos pela TV. Por determinação dos marqueteiros, todo candidato deve fugir como o diabo da cruz de qualquer coisa que possa parecer “muito contundente” ou “deselegante demais” aos olhos dos espectadores.

Uma pergunta que cause desconforto ao concorrente, uma resposta que mire o fígado do adversário, mesmo uma testa crispada pela irritação ─ tudo isso virou  “sinal de agressividade”. É pecado mortal, sobretudo se houver mulheres no grupo de debatedores. Graças a essa estratégia, menos lógica que uma análise de Dilma sobre a engorda da inflação e a anemia do PIB, nas campanhas eleitorais como no futebol brasileiro os atacantes são hoje uma espécie em extinção.

Paradoxalmente, os remanescentes vivem desmentindo na prática a teoria forjada pelos apóstolos da pusilanimidade. A discurseira de Lula, por exemplo, é muito mais que agressiva: é uma bisonha aula magna de boçalidade. Se os marqueteiros tivessem razão, a usina de insolências que venceu duas disputas presidenciais não conseguiria sequer o voto dos parentes. Quem prefere a retirada quando todas as circunstâncias imploram pela ofensiva é gente que nunca ouviu falar em Carlos Lacerda, Jânio Quadros, Leonel Brizola e outros especialistas em duelos retóricos.

No vídeo de 2010, sem ultrapassar em nenhum instante a fronteira da civilidade, Plínio de Arruda Sampaio demitiu sem aviso prévio o besteirol covarde, revogou a caricatura eleitoral da Lei Maria da Penha e ensinou como se bate com palavras também em mulheres. As máscaras faciais de Dilma Rousseff vão revelando o pote até aqui de raiva, a temperatura interna a caminho do ponto de combustão.

Os candidatos da oposição precisam rever os 35 segundos em que Plínio associa Dilma Rousseff à corrupção em geral e a Erenice Guerra em particular.  Aécio Neves e o candidato(a) que substituirá Eduardo Campos vão constatar que a grosseria é apenas a a prima paupérrima da combatividade, da firmeza, da contundência, da ironia fina, do sarcasmo desmoralizante. A verdade só soa insultuosa aos ouvidos de gente com culpa no cartório. Não há bala de prata tão mortal quanto a evocação do fato criminoso.

Milhões de brasileiros indignados sonham com um candidato que conte o caso omo o caso foi, que chame coisas e seres pelo nome certo. Quem rouba é ladrão. Quem prospera com vigarices é vigarista. A presidente incapaz de dizer algo que preste é um embuste que foi longe demais. E quer continuar até 2018 no emprego que ganhou do padrinho Lula.

Pouco importa o sexo de quem não se importa com o Brasil. A doutra em nada é uma ameaça à nação, e como tal merece ser tratada.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Natanael da Silva Carvalho

    Caro Natanael, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5. Abraços, Pedro Costa.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Bruno Sampaio

    E fica outra pergunta: por onde anda Erenice? Onde anda fazendo seus lobbyes com dinheiro público? Por que não foi presa por seus “malfeitos”?

    Curtir

  3. Comentado por:

    Milton Gomes

    Corretíssima essa crônica. É uma pena que a maioria dos brasileiros que votarão no PT não tenham acesso a ela pois, além de não possuir computadores, se o tivessem não teriam acesso à internet para poder lê-la. Isso é o que vai acontecer; se o PT ganhar mais um mandato de presidência da república, o país não sairá incólume disse. Toda a turma que está no governo advoga que o Brasil terá que ser uma nova Cuba ou então uma nova Venezuela. Será que os brasileiros estariam preparados para isso? Não acredito. Não estão. Depois vão reclamar de quem? Do bispo? O PT quer acabar também com a religião no Brasil. Durma-se com um barulho desses.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Ivaneide

    Eu já me decidi. Se o Aécio ficar com cara de pateta, como ficou o Serra na eleição de 2010, deixando o neurônio solitário vomitar toda a sua imbecilidade, perde meu voto. Infelizmente, ficarei sem candidato.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Elisa

    Democracia em Perigo. http://www.casseta.com.br/madureira

    Curtir

  6. Comentado por:

    Spitfire

    Dilma é uma embusteira. Infelizmente mais de 30% dos brasileiros ainda não perceberam. Ignorante, absolutamente despreparada, tão despreparada que nem sabe que não sabe.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Ricardo

    PT = FORO DE SÃO PAULO = COMUNISMO = MORTE.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Manuel

    Fórum de São Paulo:
    Encontro do PT com membros de governos comunistas da América do Sul e membros de guerrilha narco-traficantes colombiana (as Farc)
    Isso não configura traição a Pátria Brasileira?
    Tá na cara que isso é conspiração contra a nossa democracia. Cadê as forças armadas? Já que não dá pra confiar em mais nenhuma instituição federal e estadual.

    Curtir