Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O silêncio da oposição poderá abençoar o pecador debochado

Pelo conjunto da obra, Romeu Tuma Junior conseguiu transformar-se num personagem espantoso no país que já não se espanta com nada. Delegado de polícia, confessou-se incapaz de distinguir um mafioso de um coroinha. Para virar secretário nacional de Justiça, bastou-lhe a certidão de nascimento. Incumbido de combater a pirataria e a evasão de divisas, comprou […]

Pelo conjunto da obra, Romeu Tuma Junior conseguiu transformar-se num personagem espantoso no país que já não se espanta com nada. Delegado de polícia, confessou-se incapaz de distinguir um mafioso de um coroinha. Para virar secretário nacional de Justiça, bastou-lhe a certidão de nascimento. Incumbido de combater a pirataria e a evasão de divisas, comprou produtos contrabandeados e tentou liberar o embarque de uma deputada com 160 mil dólares escondidos na bagagem.

Alojado no alto escalão do Ministério da Justiça, reduziu o gabinete a território fora-da-lei. Em setembro, ao saber da prisão do bandido de estimação Paulinho Li, apareceu sem convite na Polícia Federal para explicar que só conhece o Paulinho Li, não o mafioso Paulinho Li. Contou o que ocorrera ao ministro Tarso Genro. “Toca o pau”, animou-o o chefe solidário. Tocou o pau com tanta animação que, há menos de um mês, o novo ministro  Luiz Paulo Barreto promoveu o subordinado a presidente do Conselho de Combate à Pirataria.

Apadrinhado por Lula, afagado por Tarso Genro, promovido por Barreto, é compreensível que tenha reagido às denúncias publicadas pelo Estadão com o cinismo agressivo que identificam os condenados à impunidade. “É um problema político”, disse quando confrontado com as provas colhidas pela Polícia Geral. As declarações seguintes comprovaram que, no faroeste tropical produzido pela Era Lula, xerifes podem virar bandidos, dispensar disfarces e debochar dos homens de bem sem o risco de perder a estrela no peito.

“Tirem o cavalo da chuva: não vou sair”, sugeriu aos interessados em confirmar se o governo pedira que se afastasse do cargo. O ministro Barreto recomendou educadamente que se licenciasse por um mês, para costurar algum álibi consistente. O subordinado aceitou entrar em férias e voltar em 10 dias, por que precisava “descansar um pouco”. Enfim convencido a prorrogar o descanso, zombou outra vez do ministro:  “Vou pegar um sol e voltar moreninho”.

Se não há limites para a arrogância do meliante sem medo, tampouco existem fronteiras para a leniência do presidente sem pudores. Há uma semana, com a expressão compungida de seminarista que perdeu a fé, voz de mãe de preso entrevistada pela TV em dia de rebelião na cadeia, o Pregador dos Pecadores Companheiros aconselhou o país a esperar o fim das investigações. Informado de que as investigações sobre Tuma Junior nem começaram, explicou que não tem autoridade para abrir inquéritos. Informado de que lhe sobra autoridade para afastá-lo do cargo, louvou a “folha de serviços prestados ao país por um delegado muito respeitado”.

Lula deve ter incluído nessa folha de serviços a viagem do secretário nacional de Justiça a Pequim, onde baixou em fevereiro de 2009 para discutir com autoridades chinesas um “acordo de cooperação no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro”.  A viagem acaba de ser incorporada ao prontuário do servidor da pátria por outra descoberta divulgada pelo Estadão desta quinta-feira: o segundo representante brasileiro na incursão pelo Extremo Oriente foi Paulinho Li. Ele mesmo. Com diárias doadas pelo Ministério da Justiça.

Para o governo em avançado estágio de decomposição moral,  Tuma Junior é só mais um na multidão. Se o Brasil ficasse repentinamente civilizado, e alguém gritasse “olha o rapa” no meio da plateia de um grande comício de Dilma Rousseff, todos no palanque sairiam em desabalada carreira. Por acreditar que princípios éticos não influenciam a decisão do eleitorado, Lula vive desempenhando o papel de comparsa com convicção e entusiasmo. Vê-lo associado a Tuma Junior não tem nada de espantoso. O que espanta é a mudez dos oposicionistas.

Em 31 de março, ao deixar o governo paulista para disputar a presidência, o candidato José Serra disse o que o Brasil que presta esperava ouvir há muito tempo: “Estou convencido de que o governo, assim como as pessoas, tem que ter honra. E assim falo não só porque aqui não se cultiva escândalos, malfeitos, roubalheira, mas também porque nunca incentivamos o silêncio da cumplicidade e da conivência com o malfeito”.

O caso protagonizado por Tuma Junior é um escândalo que envolve malfeitos e roubalheiras. O que espera Serra para mostrar-se fiel ao discurso e garantir que, se for o vitorioso,  tais afrontas não serão toleradas? Ou a oposição condena sem rodeios o malfeitor ou terá optado pelo silêncio cúmplice. Pouco importa que o senador Romeu Tuma e o PTB inteiro repliquem com a adesão à candidatura de Dilma Rousseff. A opção correta vale qualquer custo. A honestidade não tem preço.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Craudemiro

    DANIEL DANTAS O MAIOR MAFIOSO DO BRASIL COMPROU TODO MUNDO DO PT AO PSDB E A MÍDIA ….

    Curtir

  2. Comentado por:

    Craudemiro

    E LÓGICO COMPROU O JUDICIÁRIO TAMBEM …

    Curtir

  3. Comentado por:

    Cws Multiradio

    ALEGRIA,ALEGRIA……Faltam 10 minutos para acabar o reinado de DEUS…..Deus do alcool,da Patifaria,da Incompetencia…..SAI SUJEITO….|Vc com certeza ESTÁ deixando uma herança maldita……NUNCA ANTES NESTE PAÍS..

    Curtir

  4. Comentado por:

    Cws Multiradio

    CHEGOU 2011,e com esse ano iniciando,vou deixar um Patife Cachaceiro de lado…Acabou a era de um Vagabundo ….Só merece o esquecimento…Mas o Batraquio Lula, foi movido a ódio até o último dia.
    Nunca antes o Brasil teve um presidente tão movido a ódio como ele. Vestindo um daqueles casacos recebidos de Evo Morales, o maior exportador de cocaína para o Brasil, que dele recebeu duas refinarias de petróleo de presente, Lula disse que usa a expressão “nunca antes” porque os “adversários” ficam irritados. Que adversários? Ao fim de oito anos, este sujeito nojento e baixo não poderia ao menos ter uma palavra de paz, de fraternidade, de solidariedade e evitar falar em política? Lula não tem grandeza. É um homem público raso, movido pelos piores sentimentos. Tanto que deixou para o último dia a liberação de um assassino., para chocar as democracias do mundo inteiro. Não há dúvida alguma que a distância do palanque, do microfone, dos flashes, vai fazer muito mal à sua alma pequena. Nunca antes na história ele vai sofrer tanto. Ele merece. ADEUS ,E PELO AMOR DE DEUS,TENHA VERGONHA NA CARA,PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA…Até porque sujeito,vc colocou a pa de cal nas tuas aspirações de ser DEUS…Hoje o mundo descobriu que alem de covarde,foi mentiroso,pilantra,mau carater….ACABOU SUJEITO….não se fala mais em teu nome nojento a partir desse momento..12:25mts de 01/01/2011..VAI PRO RAIO QUE TE PARTA…

    Curtir

  5. Comentado por:

    Cws Multiradio

    E VIVA O TIRIRICA……Hoje no poder ,no planalto,no meio dos puxa sacos,na legião feminina da “tia Dilma”,das “Salvattis”….É O UNICO CARA SÉRIO DA HISTÓRIA do NUNCA ANTES NESSE PAIS…….e como ele mesmo diz:ESTOU COM SORTE…VIM PASSEAR,E JÁ GANHEI AUMENTO……..Saiu um analfa mal intencionado,e entrou um analfa gozador…Tem nada não…o Brasil tem praia,mulher,futebol(ainda tem???),Bope,CV,PCC,Ideli,Cachaça,LULA 51,Enchente,Aeroporto(tem??),Logomarca de Olimpiada cuia de chimarrão..Fernandinho Beira Mar,Maluf,Sarney,Erenice & Sons..E AGORA TEMOS “TIA DILMA E SUA LEGIÃO “FEMININA”..que de contrapeso,pegou a herança que o Cachaça da Silva deixou pra ela arranjar um lugarzinho no planalto:O CESARE BATTISTI.assassino,terrorista dos “bão’,neguinho internacional …Esse vai dar status ao covarde analfa que acabou de sair(ou pelo menos vai deixar a caixinha do partido dele bem mais gorda)..Não vai faltar lugar pra ele no poder,…O que mais precisamos pra ser felizes???…SÓ A VERGONHA NA CARA…

    Curtir

  6. Comentado por:

    Blumenau

    Augusto.
    Até o coração do pai parou.Qualquer hora o delle também vai parar.Cansa tanta tramóia.
    Ah! Hoje aquele monte de gente mal intencionada vai se reunir ,além de maus são muito feios e feias.Encontro de sapatonas,e ladróes.
    Este texto é impecável.Será que alguém da oposiçaõ lê estas reportagens,se não sabem das falcatruas é porque não querem.Augusto Nunes,Reinaldo Azevedo e a turma da Veja incansávelmente publicam tudo,investigam tudo.O pior cego é aquele que não quer enxergar.E tem politiquinho recebendo muita grana pra ficar com os olhos e boca bem fechados.Até o coração pára.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Roberto

    Eis aí o novo herói de Veja. Contra o PT vale tudo né?

    Mantenho tudo o que escrevi, miliciano. Grife os trechos em que teu chefe Lula elogia o secretário nacional de Justiça que nomeou.

    Curtir