Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O enredo que celebra o Brasil que Lula criou vale só para um desfile

No fim de 2001, surpreendido pelo apagão, o presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu de imediato a responsabilidade pela crise e contou a verdade ao país: a soma da falta de investimentos com demanda de sobra resultara na escassez de energia. Em seguida, anunciou um conjunto de medidas destinadas a abrandar o problema e designou para a busca de soluções permanentes uma comissão especial chefiada […]

No fim de 2001, surpreendido pelo apagão, o presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu de imediato a responsabilidade pela crise e contou a verdade ao país: a soma da falta de investimentos com demanda de sobra resultara na escassez de energia. Em seguida, anunciou um conjunto de medidas destinadas a abrandar o problema e designou para a busca de soluções permanentes uma comissão especial chefiada pelo ministro Pedro Parente.

Com a ajuda de fortes chuvas na virada do ano, o governo livrou o Brasil do racionamento em fevereiro de 2002. Enquanto a crise durou, FHC não procurou culpados no passado, não edulcorou o presente, não prometeu um futuro de sonho. Concentrou-se na tarefa de reduzir o quanto antes os incômodos e carências impostos a milhões de brasileiros. Paralelamente, Lula e todo o PT se concentraram na exploração política da crise. Atribuíram o apagão à privatização do setor energético, enxergaram pecados imperdoáveis no meio da escuridão,  exigiram aos berros uma CPI para desvendar o crime e castigar os criminosos.

Nada como um apagão depois do outro. Nesta quarta-feira, 60 milhões de brasileiros acordaram ansiosos por saber o que aconteceu. À exceção dos que engoliram a falácia segundo a qual a culpa foi da chuva e dos ventos, foram todos dormir sem a resposta. Em vez de informações que esclarecessem o espanto da véspera, a  multidão preocupada com água e luz ouviu falatórios de palanque. Quem só pensa em eleição transforma em fantasia qualquer fato que tire voto.

Lula correu a recitar que o apagão de FHC foi muito pior, que ninguém investiu tanto em usinas. Dilma Rousseff declamou meia dúzia de platitudes decoradas para provar que, em matéria de hidrelétricas e linhas de transmissão, o país é nota 10. O neurônio de Edison Lobão conseguiu soprar-lhe que o sistema aqui instalado “é um dos melhores do mundo”. Não há questões a resolver, inovações a assimilar, obras a programar ─ o quase nada que falta está no PAC. Se melhorar, estraga. É só não chover demais.

O coro dos contentes perdeu um dia inteiro perseguindo a afinação impossível no samba-enredo cuja letra celebra o Brasil Grande que Lula criou. O problema é que a cantoria vale para um desfile só. Se vier outro apagão, não escapará da vaia quem repetir que o excesso de chuva, infelizmente, superou o excesso de hidrelétricas e o excesso de linhas de transmissão. Engolir a mesma lorota duas vezes é difícil até para o eleitorado que agora poderá saber pelo celular, sem pagar a ligação, como deve agir para retribuir na urna a esmola federal de cada mês.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    helio

    todo escritor gaveta não coloca as opiniões negativas sobre sua personalidade.ruin é ter 80% de aprovação do povo brasileiro.todos otários como voçe.não é?

    Curtir

  2. Comentado por:

    José Reginaldo Alvarenga

    Augusto
    Me explica uma coisa:
    Estou sem paciência. Dirija-se ao blog da Dilma que ela explica tudo.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Cws Multiradio

    PF pede prisão de superintendente do Incra e presidente do PT no MA
    OLHA O PAÍS DO LULA AÍ GENTE…..
    O presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, e o superintendente do Incra no Estado tiveram a prisão preventiva pedida pela Polícia Federal nesta segunda-feira (28).
    O superintendente, Benedito Terceiro, e Monteiro são suspeitos de integrar um suposto esquema de desvio de verbas do Incra. O presidente do PT foi superintendente do órgão entre 2004 e 2005.
    PF deflagra operação contra desvio de verbas no Incra
    Terceiro foi exonerado hoje do instituto. Um ouvidor agrário e o chefe de uma das divisões do órgão no Estado também deixaram seus cargos.
    Segundo a PF, cerca de 30 pessoas são investigadas por participação nos desvios.
    De acordo com a polícia, em vistorias a 25 assentamentos da reforma agrária no Estado foram encontradas casas inacabadas e com material de baixíssimo custo, além de cerca de 300 unidades que não saíram do papel.

    Curtir

  4. Comentado por:

    francisco penin

    Augusto,
    Péssimo em português, esse Hélio é muito pior em matemática. Se 44 milhões de eleitores votaram no outro candidato, como Lula pode ter 80 % de aprovação? Manipulaçao barata, que não engana a quem tem pelo menos um neurônio habilitado a pensar. No assunto: o rombaço da era Lula veio germinar agora, traduzido por um corte orçamentário de 50 bilhões de reais, mais que todo o investido pelo país em 2010. Cadeia neles!

    Curtir

  5. Comentado por:

    henrique araujo

    Seria um grande momento o gurú bebum ir até os palanques (que ele ama de paixão) explicar mais uma herança desse ‘mundinho’ que só existe na cabeça anencéfala dele: com tudo que ele, Lularápio, disse ter investido (ou será invertido?) em educação nesses últimos oito anos, e o Brasil ocupa a octogésima oitava posição no rankin mundial (entre todos os países do planeta ‘real’ chamado Terra) em nível de crescimento educacional. Ele que gostava tanto de expor números de seu ‘desgoverno’ poderia explicar o que é isso. Não será surpresa se ele, Luladrão, aparecer na imprensa ou nos seus ‘comédiomícios’ e dizer que os números da ONU são manipulados pelos ‘cães infiéis’ dos norte-americanos, pela imprensa ditadora, e por aí vai!!! Melhor seria pedir à Globo alguns minutinhos no programa “Mais Você” (que seria mudado para “Eu sou mais que você”) para que o ex-alguma coisa pudesse dar explicações e ainda repassar aos ‘telepecs’ alguma receita de seu cardápio tosco (e, é claro, acompanhado por algum aperitivozinho, não é mesmo, companheiro?). Até quando???

    Curtir

  6. Comentado por:

    Cws Multiradio

    POSTADO NO MEU BLOG….Digno de ser transcrito,na íntegra>>>>>”Posted by Telma:
    Duas vertentes – uma embalada com celofane para venda ao povo desavisado – estamos crescendo tanto e o consumo está tão acelerado que precisamos colocar um pé no freio dessa maravilha. Precisamos também dar uma “ajustadinha” nas contas públicas – normal. Mas os investimentos no social serão preservados….
    Outra vertente, sem embalagem, enfiada “guela” abaixo – O atual governo herdou uma dívida de nada menos que 128,7 bilhões de reais, ref. A obras iniciadas na gestão nunca vista antes na história desse país do Lula. (ONG Contas Abertas) Os ministros estão proibidos de reclamar em público.
    O fantasma da inflação ronda o país. Juros em escalada; impostos, futura CPMF… é a conta que fica para o povo pagar, incluindo os cortes no PAC. A taxa de investimento brasileira está entre as mais baixas do mundo emergente.
    Copa em 2014??? Com alguns “puxadinhos” nos aeroportos, estádios com obras sequer iniciadas…o vexame internacional bate a porta.
    Mensaleiros valorizados, em posições estratégicas no governo. MST já começa a farra – invasões, bloqueio de rodovias…
    Tem muuuuito mais, mas o dono do Blog iria reclamar das 7 folhas postadas rsrs…
    E a oposição? O gato comeu? O PT quer até tomar o Palácio dos Bandeirantes. Espero que o PSDB desarticulado, não forneça o copo de sangue aos vampiros.
    Para encerrar em clima de carnaval – O ex-presidente, palestrante mais bem pago da história desse país, é esperado nesta sexta-feira com a D. Marisa, para desfilar no Sambódromo paulista, pela escola de samba Tom Maior, a segunda escola a abrir o primeiro dia dos desfiles(acho que de Rei Mama!). E eu que sempre torci para o carnaval paulista evoluir…

    Curtir