Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

José Mindlin, um amante da palavra escrita

A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou neste sábado o prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Construído no centro da Cidade Universitária, o edifício de mais de 20 mil metros quadrados abriga o acervo doado por Mindlin em 2005. Em homenagem ao maior e mais generoso bibliófilo brasileiro, a coluna reprisa o filme […]

A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou neste sábado o prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Construído no centro da Cidade Universitária, o edifício de mais de 20 mil metros quadrados abriga o acervo doado por Mindlin em 2005.

Em homenagem ao maior e mais generoso bibliófilo brasileiro, a coluna reprisa o filme Loucura Mansa, do cineasta Sylvio do Amaral Rocha. Em 17 minutos, o vídeo conta um pouco da vida desse amante dos livros e homenageia sua paixão pela palavra escrita.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=11480158&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=00ADEF&fullscreen=1

Loucura Mansa from Confraria Produções on Vimeo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Fernando

    Exemplo de brasileiro este José Mindlin !

    Curtir

  2. Comentado por:

    Santeófilo

    Augusto:
    Antes de qualquer coisa, eu quero deixar registrada minha alegria em saber que numa época onde se doa terreno para construir Instituto para ex-presidente mau caráter e analfabeto, a USP inaugurou o prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Quanto ao filme LOUCURA MANSA, ao assisti-lo somente almas mergulhadas nas trevas conseguem resistir e não ir a lágrimas. E as últimas imagens? E as palavras do Mindlin? Caro, eu só posso dizer uma coisa: muitíssimo obrigado.
    Ah, ia esquecendo: se vivêssemos num País cujos governantes tivessem um mínimo de compromisso com as gerações futuras, esse filme certamente seria exibido em todas as escolas.

    Curtir

  3. Comentado por:

    CCG

    Meus tios queridos Guita e José Mindlin, em qualquer ponto do tempo e do espaço onde estiverem, ficariam felizes e alegres, aliás, como sempre ficavam, quando se tratava da Biblioteca. Salve, salve a “Biblioteca Guita e José Mindlin”, uma das raras coisas de excelência do Brasil! Obrigado, Augusto Nunes e Veja, pela justa referência e comentários.
    Somos nós os devedores, amigo. Teus tios merecem a gratidão de todos os brasileiros que pensam. Abraços

    Curtir

  4. Comentado por:

    Fernando

    Engraçado, deveriamos ter mais comentários sobre aquele que nos dá exemplo. Acho incrivel a história de vida dele, é inspiradora, gratificante. Deveriamos ter mais Jose Mindlin’s neste pais, talvez terimaos uma sociedade melhor se nossos jovens se inspirassem neste e outros exemplos.
    Ms afinal moramos em Banânia, e nadar contra a corrente é dificil, mas sou daqueles que não nado contra a corrente. Vou aonde o saber e aquilo que eleva minha alma e meu ser estiver, seja a favor ou contra a correnteza.

    Curtir

  5. Comentado por:

    FM

    O vídeo Loucura Mansa é uma homernagem mais que justa a José Mindlin. Muita coisa interessante foi dita sobre sua vida e sobre sua paixão pelos livros. A biblioteca construída no centro da Cidade Universitária da Usp e que abrigará o seu acervo cultural formado com carinho por toda sua vida, o eternizará como um benfeitor.

    Curtir

  6. Comentado por:

    pericles

    Fato incrível sobre esta notícia.
    A USP é do governo do estado de São Paulo. Pois a Globonews não entrevistou o governador Geraldo Alckmin sobre o assunto, mas teve o atrevimento de entrevistar o Supercoxinha que na entrevista dá a entender que é tudo realização dele.Ninguém é mais pilantra que um petista.

    Curtir