Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Editorial do El País: ‘Petrobras mancha o Brasil’

Publicado no El País O Brasil está enfrentando o que pode ser o pior escândalo financeiro e político desde a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder em 2003 com Lula como presidente. A rede de corrupção política e empresarial – com ramificações de financiamento ilegal do partido governista – tecida em torno da […]

Publicado no El País

O Brasil está enfrentando o que pode ser o pior escândalo financeiro e político desde a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder em 2003 com Lula como presidente. A rede de corrupção política e empresarial – com ramificações de financiamento ilegal do partido governista – tecida em torno da gigante estatal Petrobras ameaça apequenar o famoso mensalão, que há oito anos trouxe à tona um sistema de compra de votos no Congresso e – mais uma vez – financiamento ilegal do PT.

A Petrobras não é uma estatal comum. “A Petrobras é o Brasil e o Brasil é a Petrobras”, gostava de repetir Lula. Sua sucessora, Dilma Rousseff, agora precisa combater em duas difíceis frentes. Em primeiro lugar, como ministra de Minas e Energia do Governo Lula, Dilma ordenou que Petrobras tivesse fornecedores nacionais. Uma medida perfeitamente coerente com o ideário do PT e com o objetivo de criar empregos e ativar a indústria nacional. Mas teve o efeito – inesperado, até prova em contrário – de ser utilizada para engordar uma trama de favores, subornos e comissões ilegais que envolveu pelo menos nove das maiores empresas do Brasil e, até o momento, 85 altos executivos.

» Clique para continuar lendo

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Despetralhando

    Eu também vou usar o gerundismo para “‘poder achar que’ o editor, ainda tem dúvidas sobre os teor do que foi divulgado ate agora sobre petrolão”.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Despetralhando

    O que está escrito entre aspa ‘poder achar que’, leia-se poder estar achando.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Quaker

    DILMA ROUSSEFF MANCHA MUITO MAIS.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Sonia A. S.

    Lula e o Brasil atingem o pico mais alto de fama internacional com a destruição da PETROBRAS.
    Pena que não seja da mesma forma que Carlos Gomes, Jorge Amado, Tom Jobim, Pelé…

    Curtir

  5. Comentado por:

    Ronaldo força

    Augusto Nunes, como fica a situação carcerária do José Dirceu? Mesmo na cadeia assinou um contrato de consultoria com a Camargo Correa, que em seguida conseguiu contrato vultuoso para construção da refinaria Abreu e Lima. Na verdade atuou como um assaltante preso que saía da prisão para assaltar. Com a palavra o ministro Barroso. José Dirceu vai continuar no regime aberto ou volta para o regime fechado por perpetuar sua vida de criminoso?

    Curtir

  6. Comentado por:

    rodrigo

    Brasil já visto como um pais bolivariano na Europa el pais es.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Aldo Matias Pereira

    Augusto,
    Porque não temos mais aqui a opção de compartilhar suas colunas, como anteriormente?
    Vamos dar um jeito nisso rapidinho, amigo. abração

    Curtir

  8. Comentado por:

    Glória Anaruma (Jundiaí-SP)

    “A Petrobras é o Brasil, e o Brasil é a Petrobras” então agora estamos em sintonia com Lula, porque para nós, reles mortais, a coisa está preta!

    Curtir

  9. Comentado por:

    glaucia

    Caro leitor, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5.

    Curtir