Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ações agradam: Europa e Bovespa mantêm alta

Seguindo a tendência de alta dos mercados asiáticos, as bolsas européias e brasileira abriram suas operações em alta nesta terça-feira. Por volta das 10h de Brasília, o índice FT-100, da bolsa de Londres, subia 6,36%; o CAC-40, de Paris, 6,35%, o DAX, de Frankfurt, 5,84%. Mais cedo, a Bolsa de Tóquio encerrou com alta diária histórica, 14,15%, a maior valor em quase 60 anos.

No Brasil, o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), registrava ganhos de 4,46%. Vale lembrar que na segunda a bolsa brasileira reverteu uma semana consecutiva de quedas, com valorização de 14,66%.

O dólar também seguiu a tendência do dia anterior, em sentido contrário ao da Bovespa. Por volta das 10h20 desta terça, a moeda americana era cotada a 2,042 reais, queda de 4,85% em relação à cotação desta segunda.

Para visualizar a linha do tempo, você precisa ter instalado a versão 7.0 do Flash Player. Clique aqui para baixar.

Os mercados, segundo os analistas, seguem animados com as última ações contra a crise financeira. Na segunda, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália disseram que vão investir dezenas de bilhões de libras e euros em fatias de bancos em dificuldades, além de oferecer centenas de bilhões em mais garantias com o objetivo de ajudar as instituições financeiras a ter acesso aos recursos para tocar os negócios.

Além disso, o governo americano anunciou nesta terça que vai comprar 250 bilhões de dólares em ações de bancos locais. O objetivo é dar liquidez às instituições e garantir que o crédito continue a fluir para o mercado e o consumidor. Clique aqui para ler a reportagem completa.