Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Toma que o apê é seu” e outras quatro notas de Carlos Brickmann

Marisa Letícia abriu processo contra a Bancoop e a empreiteira OAS, pedindo que lhe paguem R$ 300.817,37, referentes à cota de um apartamento no Edifício Solaris

Publicado na coluna de Carlos Brickmann

Nada de estranho: você, caro leitor, não é dono de um imóvel; e, aproveitando a oportunidade que não existe, exige que os donos do imóvel que não é seu (e você proclamou que não é seu) lhe paguem por ele.

Pois é: Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abriu processo contra a Bancoop, Cooperativa Habitacional dos Bancários, e a empreiteira OAS, pedindo que lhe paguem, “em parcela única e imediata”, a quantia de R$ 300.817,37, referentes à cota de um apartamento no Edifício Solaris, no Guarujá – sim, sim, o mesmo do famoso triplex que mobilizou a Polícia Federal e o Judiciário.

Há algum tempo, na Europa, uma igreja cristã, situada ao lado de um prostíbulo, promovia rezas diárias (e em alto volume) contra as atividades do vizinho. E, claro, o volume das orações atrapalhava o movimento. Um dia, o prostíbulo foi destruído por um incêndio, e sua proprietária responsabilizou judicialmente as orações da igreja vizinha pelo problema, exigindo indenização. A igreja disse, na defesa, que as orações nada tinham a ver com o incêndio.

Este colunista não se lembra do resultado da disputa, mas nunca esqueceu uma frase do juiz: “Jamais imaginei julgar uma causa em que um prostíbulo culpe as preces do vizinho como causadoras de seu prejuízo; e a igreja afirmar que as orações não têm efeito nenhum”.

 

O barateiro

Lembra de Fernando Cavendish, da empreiteira Delta? Aquele da Festa dos Guardanapos, em Paris, com hotel fechado para seletos candidatos, como Sérgio Cabral, com mulheres exibindo as solas vermelhas de seus caros calçados Louboutin? Bem, Cavendish apresentou sua defesa no processo da Operação Saqueador, e disse que a Delta “foi responsável por uma economia milionária aos cofres públicos”. Deve ter razão: uma economia tão grande que lhe deve ter permitido financiar a farra parisiense.

Sem essa economia, a conta da festa poderia cair no velho e bom Tesouro.

 

Turismo

Dilma diz que, se o impeachment for aprovado, vai repousar algum tempo fora do país, no Uruguai ou no Chile. São excelentes pontos turísticos, mas Dilma esquece os amigos: por que não Venezuela e Cuba?

 

Atenção

O processo contra a senadora Gleisi Hoffmann, do PT paranaense, será animadíssimo – e não apenas por Gleisi ser ministra e amiga de Dilma e esposa de outro político petista de importância, o ex-ministro Paulo Bernardo; mas por esbarrar no porto cubano de Mariel, construído pela Odebrecht e financiado pelo BNDES. Pode roubar as manchetes.

 

Sinal de perigo

Só 37% dos alunos que acabaram recentemente o ensino médio pensam em ir para a Universidade. O número de universitários no último ano caiu 22,4%. A maior parte culpa a crise, que os obriga a trabalhar mais cedo. Resolvem seu problema, mas o desenvolvimento do país fica para trás.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    cirval

    A propósito, se as cotas realmente são da Marisa – a família já disse que nada tem a ver com o triplex -, qual a fonte dos seus recursos? Mesada do Lula ou das empreiteiras?

    Curtir

  2. Comentado por:

    Marcos

    Engracado…com relacao a fuga dos estudantes das Universidades, gostaria de dizer o seguinte, comecei a trabalhar aos 13 anos de idade, e isso nunca atrapalhou meus estudos.Trabalhava de dia e ia para a Escola – Universidade a noite, porque era assim que tinha que ser.Os dias atuais estao tao estranhos…

    Curtir

  3. Comentado por:

    BRUCUTU

    Huuummm…, a dona Dilma quer tirar “férias”! Que seja para sempre. E que vá pra onde quiser, menos por aqui perto, ou seja em Punta del Este. Que tal…, pra Punta que los P… Em que país fica?

    Curtir

  4. Comentado por:

    fpenin

    Augusto,
    A famiglia tem espírito de David Copperfield: o apto. não é deles, dizem não ter comprado coisa alguma,mas…querem uma boa grana de volta.É muita cara de pau. Do jeito que a coisa anda, há de faltar óleo de peroba na praça.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Fausta

    Muito bom texto, Augusto!
    Será que existe , entre todos os países civilizados do planeta, algum que tenha promovido o impedimento de um presidente pelo simples fato de ser mulher? No caso de Dilma Rousseff, o processo de impedimento também não aconteceu por este motivo, e ela sabe muito bem disso! Vai ser levada a um julgamento pelo seu impedimento como governante porque se mostrou incompetente , participando ou permitindo que atos lesivos aos cofres públicos levasse o Brasil à situação caótica em que se encontra hoje. Caso fosse uma pessoa generosa, já teria renunciado a este governo, cujo povo abomina a sua presença. Porém , ao invés disso, prefere arrastar esta situação vergonhosa, com um escândalo emergindo a cada dia, até o julgamento final. Se assim prefere, assim será!!!

    Curtir

  6. Comentado por:

    olavo

    “GENEBRA E BRASÍLIA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta quinta-feira, 28, ao Comitê de Direitos Humanos da ONU um recurso para tentar barrar ações que considera como ‘abuso de poder’ do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente.”; interessante, seria medo de cair em cana? O pavor tomou conta do Lula. Afinal, será que a nossa justiça esta mesmo acovardada como o Lula falou bravamente? Vejo esta atitude do Lula como um ato de covardia por medo de enfrentar a nossa justiça. O Brasil não precisa de justiça de fora para cumprir a sua constituição. Afinal, um ex é sempre ex, um cidadão comum que tem que responder por seus atos. Quem não deve não teme, afinal o Juiz Moro não é um monstro, é um ilustre mortal que esta apenas fazendo valer a justiça. Se não deve nada, tem a consciencia tranquila porque o Lula esta acionando esferas da justiça fora do pais? Estranho né?

    Curtir

  7. Comentado por:

    camille claudel

    Eles são capazes de fazer cada coisa e falam cada coisa que o caso do apê é um grande exemplo.
    O prostíbulo e a igreja é perfeito!!! Muito bom.
    Quanto a Sergio Cabral e Cia., é típico de quem foi com sede ao pote do poder.
    E, bem colocado o repouso no Uruguai ou Chile. Porque Venezuela ou Cuba é só para business suspeitos. Talvez no Uruguai ela fique em Punta del Este porque lembra um lugar que todos estão mandando ela ir. No Chile, sei lá que lugar seria. O Deserto de Atacama não é porque não lembra o Nordeste onde ela foi rainha.
    Gleise é outra que vai roubar mesmo a cena no lugar da Amiga.
    Quanto aos ex-universitários, é a cara da preocupação que ela teve com todos os projetos que agora diz que os “golpistas” estão querendo acabar!
    É um resumo lamentável.

    Curtir

  8. Comentado por:

    flavioz

    Marisa Letícia? Apenas um factóide malandro prá ajudar a balançar os rabinhos dos quadrúpedes petistas e “causar” salivação. Claro, o Truffado e o Levandowhisque, votarão á favor da galega, caso o caso pare no STF.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Octávio

    Dilma em Cuba ou Venezuela? Só para turbinar a ideologia tosca. Os petistas graúdos gostam mesmo é dos ícones do mundo capitalista como Paris, Miami, Nova Iorque, Zurique. Pobre, meu caro, só de vez em quando e pela televisão.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Joao Luiz

    Estamos em época de jogos! Medalhas! Honrarias! O PETÊ mereceria algo assim (sobretudo Dilma & Lula). Observe:
    [ABERTURA DAS OLIMPÍADAS!]
    Houve uma imperfeição. Teve um imenso defeito.
    No transporte da honrada Bandeira Olímpica até o mastro, ao final do evento de abertura dos Jogos, havia 8 homenageados: 4 de um lado e 4 do outro. O interessante deveria ser diferente, sem desmerecer quem levava a bandeira. Veja aqui: certamente seria não só perfeito como mais correto, enobrecedor e digno assim:
    1.
    Dilma; João Santana; Rui Falcão & Coração Valente, em um lado.
    2.
    Lula; Alberto Youssef; Gleisi Hoffmann & Ricardo Pessoa da UTC, do outro lado da bandeira.
    Puxa vida! Que perfeição e justo seria se assim fosse. Aí sim, não haveria erro…
    O resto estava ótimo! Teve até PEDALADA! [Não esqueceram nem de Dilma — a PresidentA inocenta].

    Curtir