Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Lula, o censor!’, por Ricardo Noblat

Publicado no Blog do Noblat RICARDO NOBLAT Por que Lula repete com tanta insistência que o PT não precisa da opinião de “formadores de opinião” para saber como se comportar com decência? Opção A: Porque a opinião dos “formadores de opinião” rejeitada por ele costuma ser contrária ao modo de o PT se comportar. Se […]

Publicado no Blog do Noblat

RICARDO NOBLAT

Por que Lula repete com tanta insistência que o PT não precisa da opinião de “formadores de opinião” para saber como se comportar com decência?

Opção A: Porque a opinião dos “formadores de opinião” rejeitada por ele costuma ser contrária ao modo de o PT se comportar. Se fosse favorável, ele não reclamaria; Opção B: Porque detesta “formadores de opinião” em geral e alguns em particular. Beneficia-se da opinião daqueles que o reverenciam, mas nem desses gosta muito; Opção C: Porque a crítica aos “formadores de opinião” lhe garante largo espaço nos meios de comunicação. Isso massageia seu ego e atrai a solidariedade dos petistas; Opção D: Nenhuma das opiniões acima; Opção E: Todas as opiniões acima.

(Não responda sem antes refletir um pouco. Lula é um cara complexo. Salvo a turma de sua época de sindicalista, poucos o conhecem de fato. Por esperto, espertíssimo, engana correligionários e adversários com facilidade. Com frequência não diz o que pensa, mas o que seus interlocutores querem ouvir. E depois faz o que quer. Em resumo: é um político nato à moda antiga. Mais para samurais do que para ninjas.)

De volta ao questionário. Cravou uma das opções?

A certa a meu ver: a opção E (Todas as opiniões acima).

Lula trata o PT como um filho. Por sinal, vive comparando o PT a um filho desde a época do estouro do escândalo do mensalão. Disse algo assim: “Qual o pai que pode saber o tempo todo o que seus filhos estão fazendo?”

Com isso quis se declarar inocente.

Entre ser entrevistado ao vivo pelo Jornal Nacional no dia seguinte à sua eleição em 2002 e começar a apanhar quando Roberto Jefferson denunciou o suborno de deputados, foi um pulo. Ali acabou a lua de mel de Lula com a imprensa.

Saiu de cena o ex-sindicalista que passou a perna em todo mundo e alcançou a presidência da República. Entrou o ex-sindicalista que se dizia perseguido pelas elites – embora elas jamais tenham lucrado tanto quanto no governo dele, embora ele as tenha paparicado sempre que pode, embora elas, hoje, torçam por sua volta ao poder.

O fato de não ter estudado porque não quis e de ter sucedido alguém que nunca parou de estudar alimentou em Lula um certo desprezo por aqueles que sabem pensar e expressar o que pensam.

Como se acha bem-sucedido – e de fato o é – imagina-se merecedor de todos os elogios possíveis e um injustiçado quando eles escasseiam. Ou quando são superados pelas censuras.

Disse um dia (cito de memória): “Gosto de publicidade. De notícias, não”.

Existe publicidade positiva e negativa. É da primeira que naturalmente ele gosta. Sobre a notícia ele não exerce controle. Exerce sobre a publicidade desde que pague a conta. Ou que tenha quem pague.

Talvez tenha sido o primeiro político dos tempos interessantes que vivemos a intuir que tratar mal a imprensa lhe renderia generoso e gratuito espaço na… imprensa. E assim procede até aqui.

Seus admiradores mais simplórios apreciam a disposição com que ele destrata jornalistas, formadores de opinião e os mais poderosos conglomerados de comunicação. Lula lhes fornece argumentos para justificar todos os passos do PT. E eles se sentem aptos a travar discussões com seus desafetos.

Não é bacana?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Marilene L’Abbate – São Paulo

    Luiz Inácio da Silva = ANTICRISTO! É bíblica a sua existência. Alguém duvida??? A trajetória de sua vida comprova!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Tucson58SP

    SEMPRE DÁ PARA PIORAR UM POUCO…
    Durante nossas vidas elegemos os traidores, estupradores e inimigos da Pátria, cada um tem os seus, e se isso for somado aparece o maior traidor ou o maior inimigo do Brasil. Sempre tivemos tipos Sarneys, Malufs, Lalaus, e vários outros com boa votação nesse quesito, mas atualmente nada supera o Sr. luís Inácio da silva. Os outros estupravam mais ou menos assim: “com sua máxima vênia, preciso, por impulso, saciar meus mais sórdidos desejos sexuais e por isso vou estuprá-la”. O atual estuprador é do tipo que chega, fala grosso, numa linguagem desrespeitosa, enterra e ainda sai dando risada. O Brasil só piorou em todos os quesitos nesta última década e vai descer mais ladeira abaixo ainda, pois nada está acontecendo para mudar o rumo dos estragos. Empregos em baixa, indústria em baixa, ícones nacionais com a Petrobrás em baixa, ensino péssimo, saúde de quinto mundo quando inexistente, BNDS fazendo água, já com maracutaias contábeis para mostrar números adequados, investimentos internacionais em baixa por desconfiança na gestão com o aumento do risco Brasil, e assim segue tudo o que se analisa sem paixão ideológica. Se os bilhões de reais que estão sendo gastos pelo BNDES, pelo Bolsa família, ONGs, gastos enorme em propaganda institucionais falsas e fantasiosas , etc., fossem geridos de maneira patriota e objetiva, hoje estaríamos não dando esmolas mas dando empregos e trazendo milhões de jovens para um mercado de trabalho crescente e competitivo, que faria sombra até para a China. Mas nesses últimos 12 anos, o que criamos foram mais miseráveis condenados e penalizados a viver suas vidas com esmolas do tesouro e isso enquanto houver dinheiro. Quero ver o dia em que o vil metal acabar quem virá pra consertar o estrago todo!

    Curtir

  3. Comentado por:

    Danilo

    Os corruptos e corruptores PeTralhas e seus asseclas, transformaram nosso Estado Democratico em Feudos e Reinados. A revolta da populacao contra o fim dos Feudos e Reinados sempre acaba com o corte de cabecas e empalamentos dos senhores feudais, reizinhos e seus cupinchas. Os “lulas da vida” ainda nao perceberam que a populacao nao suporta mais ser enganada, a paciencia do povo esta no limite. Cuidado, muito cuidado, voces que se julgam espertos, malandros, caras complexos, impunes, acima das instituicoes e das Leis, estao cutucando a onca com vara curta.

    Curtir

  4. Comentado por:

    jose francisco santoro

    Lula é apenas um canalha crápula espertalhão rodeado por interesseiros e aproveitadores.E corrupto, chefe de quadrilha e de quadrilheiros.Um Ali-Lalá atual.Lamentável.

    Curtir

  5. Comentado por:

    jose francisco santoro

    Alternativa E (E de ESPERTALHÃO)..Sem dúvida.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Rosely

    Bingo! Zé Dirceu, também, para mim, possui holofotes demais da imrensa da qual eles reclamam. E é a munição que precisam para tornarem-se vítimas.
    Augusto, uma SUGESTÃO: QUE TAL COLOCAR UM “CURTIR” PARA TODAS AS REDES ABAIXO DO NÚMERO DE DIAS DO CASO LULA X ROSE. Seus leitores podem diariamente se manifestar, se assim desejarem, o lembrete!

    Curtir

  7. Comentado por:

    marcelo aranha de sousa pinto

    Obrigado, excelências.
    Obrigado por nos destruírem o sonho e a oportunidade
    de vivermos felizes e em paz.
    Obrigado
    pelo exemplo que se esforçam em nos dar
    de como é possível viver sem vergonha, sem respeito e sem
    dignidade.
    Obrigado por nos roubarem. Por não nos perguntarem nada.
    Por não nos darem explicações.
    Obrigado por se orgulharem de nos tirar
    as coisas por que lutámos e às quais temos direito.
    Obrigado por nos tirarem até o sono. E a tranquilidade. E a alegria.
    Obrigado pelo cinzentismo, pela depressão, pelo desespero.
    Obrigado pela vossa mediocridade.
    E obrigado por aquilo que podem e não querem fazer.
    Obrigado por tudo o que não sabem e fingem saber.
    Obrigado por transformarem o nosso coração numa sala de espera.
    Obrigado por fazerem de cada um dos nossos dias
    um dia menos interessante que o anterior.
    Obrigado por nos exigirem mais do que podemos dar.
    Obrigado por nos darem em troca quase nada.
    Obrigado por não disfarçarem a cobiça, a corrupção, a indignidade.
    Pelo chocante imerecimento da vossa comodidade
    e da vossa felicidade adquirida a qualquer preço.
    E pelo vosso vergonhoso descaramento.
    Obrigado por nos ensinarem tudo o que nunca deveremos querer,
    o que nunca deveremos fazer, o que nunca deveremos aceitar.
    Obrigado por serem o que são.
    Obrigado por serem como são.
    Para que não sejamos também assim.
    E para que possamos reconhecer facilmente
    quem temos de rejeitar.

    Curtir

  8. Comentado por:

    alvaro.

    Esse é um grande canalha.é o maior estelionatário politico que nunca se viu antes.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Sonia

    Consigo entender que ele não toque no assunto Rose Noronha. Mas não consigo entender: e ela? Sumiu? Ninguém vai procurá-la? Está em lugar incerto e não sabido? Ou já era?…
    Esta ausência total, com aquele currículo, é descabida A Polícia Federal desistiu? E o Ministério Público? E os repórteres?

    Curtir