Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morales mostra que o presidencialismo é bem diferente do parlamentarismo

Thatcher, Kohl e Merkel ficaram muito tempo no poder. Morales também. Há diferenças importantes que torna a comparação entre eles equivocada

Muita gente tem comparado o longo tempo de Evo Morales no poder com períodos equivalentes em regimes parlamentaristas. As mesmas pessoas não o comparam com presidentes em regimes presidencialistas. Ou isso é ignorância completa de como funciona o parlamentarismo ou é desonestidade intelectual.

Além disso, Morales foi eleito a primeira vez para um mandato apenas, não havia reeleição, acabou ficando três mandatos e disputava sua terceira reeleição por conta de o STF de lá ter mudado a decisão de um plebiscito popular. Nos países parlamentaristas a regra do jogo não foi sucessivamente modificada no meio do caminho de modo a permitir que o líder do partido ficasse longo período no poder. Ou seja, estava no conjunto de expectativas dos atores esta possibilidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s