Clique e assine a partir de 9,90/mês
Alberto Carlos Almeida Por Alberto Carlos Almeida Opinião política baseada em fatos

Bolsonaristas, tenho um desafio: invadam o Supremo Tribunal Federal

E também assumam as consequências desse ato, será muito bom para a democracia brasileira

Por Alberto Carlos Almeida - Atualizado em 11 maio 2020, 17h47 - Publicado em 8 maio 2020, 16h55

Gostaria muito que pelo menos uma de todas as inúmeras ameaças de invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) fosse realizada. Um dos filhos de Bolsonaro disse que bastavam um cabo e um soldado, mas até agora não fez nada. Bolsonaro poderia ele mesmo solicitar a algum general dos vários que fazem parte de seu governo para atravessar a Praça dos Três Poderes e invadir o STF. Agora há um grupo de bolsonaristas acampado na mesma praça que vem convocando nas redes sociais pessoas dispostas a invadir tanto o STF quanto o Congresso. Ora, ora, fica aqui o desafio: façam isso! Tenham coragem e parem de ameaçar, vão lá e invadam as duas instituições.

Eles não farão isso porque sabem que serão processados, condenados e presos. Sabem que nossas instituições são tão fortes que aceitam indiferentemente essas ameaças vazias. Estamos diante de meros faladores, figuras sem recursos de poder. Na democracia o que vale é o voto. Bolsonaro teve a maioria deles em 2018, mas para governar é preciso de outro voto, o de deputados e senadores, o dos ministros do STF. No primeiro caso é algo que se obtém por meio de negociações políticas, e no segundo a maioria é alcançada cumprindo-se a Constituição.

Caso uma dessas ameaças fosse levada a cabo resolveríamos ao menos um problema: seria reduzido a zero a cobertura da imprensa e o tempo que gastamos debatendo e discutindo essas mesmas ameaças, pois ficaria claro o quão vazias sempre foram. Ah, e haveria a oportunidade de dar uma punição exemplar aos inimigos da democracia.

Publicidade