Clique e assine a partir de 9,90/mês
Alberto Carlos Almeida Por Alberto Carlos Almeida Opinião política baseada em fatos

A falha do sistema político: ofertou Bolsonaro

Temos o presidente mais inepto de nossa história e do mundo no atual momento

Por Alberto Carlos Almeida - 23 mar 2020, 14h27

Luiz Henrique Mandetta seria um presidente muito melhor do que Bolsonaro. Por que então nosso sistema político não ofertou ao eleitorado ele, em vez de Bolsonaro? Mais grave que isso, dentre os 513 deputados existem pelo menos 30 do mesmo nível de Mandetta. Ele foi deputado federal por dois mandatos, foi secretário municipal de saúde em Campo Grande (MS) e é médico. Nosso sistema falhou por uma razão simples: o grande número de partidos políticos, Bolsonaro só existe por causa disso.

Pense o que teria ocorrido se no Brasil existissem apenas seis partidos na Câmara dos Deputados, aliás, como acontece em 90% das democracias. Bolsonaro teria que ter disputado internamente para ser candidato em um destes seis partidos. Ele poderia até ser o escolhido, mas acho que não seria o mais provável em função do fato de ele ser conflituoso e beligerante.

O sistema político é o principal responsável pela existência de Bolsonaro e não o eleitorado. Os eleitores se resumiram a escolher aquele que melhor representava a negação do establishment. Não são responsáveis pela tragédia.

Você não coordena o voto de 143 milhões de eleitores, mas coordena a decisão de uns poucos membros de uma elite política, esse é o motivo O problema principal é o da oferta, o sistema político tem que se proteger de aventureiros, pois tem os meios para isso. O eleitorado não tem os meios, porque a coordenação dos votos dentre milhões de pessoas diferentes é impossível.

Continua após a publicidade

O sistema político pode limitar a oferta, esse é meu ponto. Ele não vem fazendo isso, tanto é que não limitou a oferta que apareceu um Bolsonaro.

Publicidade