Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sabe qual é a multa de rescisão do contrato desse jogador de videogame? R$ 1 milhão

O garoto de 20 anos da foto ao lado é um ás de seu esporte. É bicampeão brasileiro e, no ano passado, jogou o mundial representando seu país, o Brasil. O sucesso atraiu a atenção das principais equipes de sua categoria. Uma delas, a paiN Gaming, recentemente renovou contrato com ele. O salário não é […]

pain-19 (1)O garoto de 20 anos da foto ao lado é um ás de seu esporte. É bicampeão brasileiro e, no ano passado, jogou o mundial representando seu país, o Brasil. O sucesso atraiu a atenção das principais equipes de sua categoria. Uma delas, a paiN Gaming, recentemente renovou contrato com ele. O salário não é revelado. Porém, este blog teve acesso à impressionante multa caso o time resolva romper com o jogador: 1 milhão de reais. O curioso é notar qual é o esporte do gaúcho Gabriel Bohm dos Santos, mais conhecido como Kami: League of Legends. Ou melhor, trata-se do que se tem nomeado como e-Sport (ou esporte eletrônico). Kami é fera em videogame. Porém, não se restringe a jogar com os amigos em casa. Ele se profissionalizou, vive disso, e tem potencial para ganhar muito com a carreira.

O caso revela o quão se está levando a sério o crescimento do e-Sport. Para se ter ideia, o principal campeonato de League of Legends – em resumo, um game no qual se controlam heróis que precisam derrotar outros heróis, rivais, controlados pelo time concorrente; é o mais popular dentre os e-Sports – concede 1 milhão de dólares como prêmio para a equipe vencedora. Os atuais campeões são sete sul-coreanos e, por enquanto, brasileiros não estão entre os melhores. Aposta-se que Kami tem talento para guiar sua equipe até o topo.

Apesar de não se revelar qual é o salário desses jogadores, sabe-se que um de alta categoria ganha 100 000 dólares ao ano (ou quase 400 000 reais), sem contar as premiações pelos campeonatos ganhos. Sim, é pouco comparado aos astros do futebol, ou do basquete. Mesmo assim, ainda é um valor que salta aos olhos.

Mais que isso, tudo indica que se trata apenas do início do e-Sport. Espera-se que em poucos anos existam campeões ganhando seus milhões de dólares anuais. Para acompanhar o progresso: o prêmio no primeiro campeonato mundial de League of Legends, de 2011, foi de 50 000 dólares. Bem modesto perto dos 1 milhão de dólares de 2015.

Então, se seu filho é um jogador de videogame (ou, no termo em inglês, gamer), saiba que o hábito pode se transformar em uma carreira.

Termino com um vídeo que mostra a dimensão que tem tomando os campeonatos de League of Legends. É a final do campeonato brasileiro de 2015, disputada no estádio do Palmeiras, em São Paulo (clique aqui para ver). Viu? Impressionante. Não?

Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Mateus Silva

    Da uma olhadinha nos campeonatos de dota pra voce ver o que é premiação de verdade.
    Pena que no brasil o dota é bem mais fraco que o lol

    Curtir

  2. Comentado por:

    Anderson

    Já existem jogadores que ganham 1 000 000+, nos torneios de dota onde em 2015 onde o premio total foi de 18 000 000+, o time campeão levou pra casa mais de 6 milhões de dólares, só neste campeonato (the international), fora salario e premiação de outros campeonatos menores….

    Curtir

  3. Comentado por:

    Lucas

    Lembrando que o Brasil tem 2 equipes de grande nome no DOTA (1° moba, o qual o LoL imita), em que a premiação do ultimo campeonato TI foi 16 milhoes de dolares !!!!!

    Curtir

  4. Comentado por:

    shkr

    premio de dota sao 18 milhoes de dolares, esse leangue of legends nem se compara

    Curtir

  5. Comentado por:

    Cris

    O que muitos estão apenas falando ( o popular choro), sobre lol e dota a rivalidade criada pelos jogadores com menor capacidade neurológica (fanboy) é que o LOL não copia o Dota, mas sim lhe tem como inspiração tendo em vista que os donos e criadores de League foram jogadores de Dota que na época dos mapas customizados criaram o hoje chamado de summoner rift campo principal do LOL. Os desenvolvedores de League usam suas lembranças de seus bons tempos no Dota para criar personagens, itens e de uma boa forma homenagear suas inspirações. Infelizmente muitos não sabem e por serem fanboys não procuram entender a historia de como cada um dos dois jogos surgiu. Com relação as premiações, sim Dota possui os maiores valores SE não considerarmos que as premiações somam valores doados por gamers do mundo todo como forma de inspirar o cenário profissional, porem o premio base dado pela empresa desenvolvedora é o mesmo que a RIOT oferece 1 milhão de dólares. A diferença é que League tem muitos anos a menos, como um irmão mais novo que se inspira em seu irmão mais velho e mais experiente. É bom relembrar também que uma das diferenças apresentadas por ambas as empresas é bem simples, o sistema de marketing, afinal com todos os anos a frente, o Dota é mais conservador já League é mais desinibido com por exemplo o campeonato mundial com abertura e tudo que tem direito no estadio da copa do mundo. E lembrando minha gente os jogos são iguais e diferentes ao mesmo tempo, a composição, o estilo são basicamente idênticos porem a diferença que existe é que League é voltado para jogadores com mais apreço ao visual, se parar e olhar ambos os jogos vera como League é colorido e cheio de efeito. Bom eu poderia deixar o link com mais explicações mas como da pra ver que tem muito fanboy de Dota aqui o máximo que vai ter é um spam de mimimimi DOTA > lol, então aos interessados sugiro uma boa leitura de a origem da riot games isso vai deixar mais clara sua visão com relação aos games atua, a mais uma coisa aos fanboys, nas ultimas pesquisas de ranking o dota já estava em 4 como o mais jogado do mundo. procurem saber mais antes de chorar tanto, vocês vão passar menos vergonha.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Just a Boy

    Nossa, como tem fã boy de Dota aqui. A galera esquece que o LoL tem campeonatos no mundo inteiro, é que são centenas de times pagos pela riot, mas o maior valor do dinheiro dos jogadores não vem de premiação, vem dos salários pagos pelas organizações e a premiação é apenas um bonus para eles, muito diferente do Dota onde muuuuuuito jogador profissional europel e americano não consegue nem sobreviver do jogo e precisa de um emprego normal para se sustentar enquanto joga como “profissional”. Ou seja, enquanto alguns chineses ganham milhões com Dota, o restante do mundo não consegue nem ter isso como emprego full time. Alias, tem jogador de lol na china com contrato de 1 milhão, não sendo premiação de torneio, mas sim de SALARIO mesmo.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Polêmico

    Quão criança é a pessoa que vem aqui querendo comparar os dois jogos? O League of Legends não é cópia de Dota e nem ao contrário. Cada jogo tem suas mecânicas, suas peculiaridades. E, só lembrando, o LoL foi desenvolvido por pessoas que participaram da criação do Dota. Pelo amor de qualquer coisa, entendam que maior premiação não significa que um jogo é melhor que o outro. League of Legends é o carro chefe dos E-sports atualmente, mas não significa que é o melhor jogo, assim como Dota 2 ser menos jogado hoje em dia não significa que é pior que o LoL. E só lembrando que o jogo que ganhou o “oscar” dos games não foi nenhum dos dois, foi Smite, é só pesquisarem por BAFTA 2016. Abram a mente pessoal, parem de brigar de forma ridícula, cada uma vai gostar mais do seu jogo e pronto.

    Curtir