Os odores fazem parte de sinais químicos que evoluíram para a comunicação. Dado o notável olfato dos cães e sua domesticação, pesquisadores se perguntaram se eles poderiam sentir e responder aos estados psicológicos de humanos.
Quando estamos estressados não somente demonstramos, com nosso comportamento, como também "exalamos um cheiro", desse estado psicológico na respiração e no suor.
O estudo publicado na revista PLOS mostra que os cachorros podem detectar esses cheiros.
Durante a pesquisa, os cientistas da Queen's University, em Belfast, Irlanda, coletaram amostras de respiração e suor de não fumantes que não haviam comido ou bebido recentemente.
Quatro cães foram treinados, usando um clicker e ração, para encontrar a amostra do participante estressado, enquanto a amostra "relaxada" da mesma pessoa também estava na fila.
No geral, eles puderam detectar o estresse em 675 de 720 tentativas, ou 93,75% das vezes.
Na primeira vez que foram expostos a amostras estressadas e relaxadas de um participante, os cachorros indicaram corretamente a amostra de estresse em 94,44% das vezes.
"Esta é uma descoberta que nos diz mais sobre a relação humano-cão e pode ter aplicações no treinamento de cães de serviço de ansiedade", concluíram os autores.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em