Os efeitos visíveis do estresse

Se prolongada, a condição pode afetar a aparência de uma pessoa

SAÚDE

Nosso corpo não está preparado para lidar com estresse a longo prazo. Ele causa irritação, cansaço e problemas para a saúde. Além disso, afeta diretamente a sua aparência. Confira como:

Envelhecimento precoce

Períodos prolongados de tensão causam olheiras, bolsas embaixo dos olhos e rugas. Além disso, podem retardar o processo de renovação da pele.

Queda de cabelo

O estresse aumenta a probabilidade de escolhas alimentares pouco saudáveis​, o que pode retardar o crescimento do cabelo.

Problemas de pele

A acne é uma das manifestações mais visíveis, mas condições já existentes, como eczema, rosácea, psoríase e dermatite atópica, podem piorar diante do estresse crônico.

O estresse causa danos permanentes às células-tronco responsáveis por produzir melanina, principal pigmento responsável pela cor da pele e do cabelo.

Cabelo branco

Pessoas estressadas têm maior probabilidade de comer mal e não se exercitar. Além disso, elas têm uma elevada produção de cortisol, hormônio associado ao ganho de peso.

Obesidade

A alimentação ruim em momentos de estresse pode causar deficiência de nutrientes e levar a manchas brancas nas unhas. Altos níveis de cortisol podem impedir que elas cresçam.

Problemas nas unhas

A deficiência de vitaminas também contribui para o ressecamento labial e aparecimento de feridas no local. 

Lábios rachados

veja.abril.com.br/saude/

Confira essa e outras reportagens em