Pesquisa também indica qual a hora certa de ingeri-los
Para termos uma vida longa e saudável, precisamos ingerir frutas, especialmente as vermelhas, legumes, folhas e chocolate amargo. Riscar do cardápio carnes vermelhas e reduzir a ingestão de proteína animal.
Essa é a essência da dieta da proposta pelos americanos Valter Longo e Rozalyn Anderson, publicada na revista Cell depois da análise de centenas de pesquisas sobre o tema.
Carnes vermelhas
- Carboidratos refinados, como pães e massas
- Proteínas. Dê preferência às de origem vegetal, como feijão ou ervilha
- Gorduras. Escolha as obtidas de vegetais. Azeite ou abacate são boas opções
- Carnes brancas, inclusive peixes
- Legumes e folhas verdes escuras
- Frutas, especialmente as vermelhas
- Amendoim, castanhas e nozes
- Pratos feitos com grãos integrais
- Chocolate amargo, preferencialmente os sem adição de açúcar
A revisão mostrou ainda que organizar o consumo de acordo com o relógio biológico é muito importante. As refeições devem ser feitas em um período concentrado de onze a doze horas. Depois disso, mais nada.
Os especialistas sugeriram também que a cada dois ou três meses as pessoas tirem cinco dias para ingerir só legumes, verduras e líquidos. A ação promoveria a melhora das funções do organismo e a redução de fatores de risco para doenças crônicas.
Os estudiosos também colocaram a necessidade de adequar as recomendações de acordo com o gênero, estado de saúde, idade e genética dos indivíduos. Pessoas com mais de 65 anos, por exemplo, devem aumentar o consumo de proteínas — de origem vegetal.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em