O que é afasia?

Condição destrói a capacidade humana de expressão

SAÚDE

O belo, complexo e ainda não completamente compreendido sistema da linguagem garante aos seres humanos a característica única entre os animais de ter à disposição um recurso de expressão plena. 

Problemas nessa ferramenta condenam os indivíduos a um isolamento forçado. Na medicina, essa condição tem o nome de afasia, palavra com raiz no grego "aphasía", a dificuldade para falar.

O tipo mais devastador da condição é a afasia progressiva primária, caracterizada pelo desaparecimento gradual e irreversível da competência de se expressar. Além dele, existem os episódios temporários.

Os dois tipos são causados por perturbações no sistema cerebral responsável pelo processamento de palavras, frases, mediação de verbos e nomes a partir de associações entre informações armazenadas na memória. 

A origem dos transtornos varia com o gênero da afasia. A transitória resulta de eventos como traumatismo craniano, tumores ou AVC, que provocam a morte de neurônios.

Graças à capacidade que o cérebro tem de mobilizar outros neurônios para restituir funções que deixaram de ser cumpridas, esse tipo de afasia geralmente é reversível por meio de exercícios fonoaudiológicos.

Isso não acontece no caso da afasia primária progressiva,
porque ela é provocada por um processo degenerativo associado a quadros de demência, para os quais ainda não há solução. 

Sabe-se que há influência de fatores genéticos na morte dos neurônios e que, em algumas variações, eles desaparecem porque são cobertos por proteínas, em um mecanismo semelhante ao do Alzheimer. 

Especialistas no assunto observam aumento no relato de casos de afasia. Ele está ligado principalmente ao envelhecimento populacional, fato que eleva a parcela das pessoas mais vulneráveis.

veja.abril.com.br/saude/

Confira essa e outras reportagens em