É possível lidar com os efeitos colaterais de maneira simples
O café dilata os vasos sanguíneos, piorando os sintomas. A cafeína ainda interfere na atuação da adenosina, hormônio que ajuda a reduzir o stress, o que pode aumentar os níveis de ansiedade.
Aposte na batata doce, grão de bico, repolho, nabo e brócolis, que contêm isoflavonas e lignanas, hormônios com ação semelhante ao estrogênio, cujas taxas caem drasticamente na menopausa.
A vitamina C possui antioxidantes, estimula a síntese de colágeno na pele e ajuda na produção de energia. Invista em frutas vermelhas, cítricas e vegetais de folhas verdes.
O equilíbrio das bactérias intestinais ajuda a minimizar os sintomas. Coma muitas frutas, vegetais e peixes e evite o excesso de açúcar e sal e alimentos industrializados.
É a maneira mais rápida de resolver os sintomas da menopausa. Mas deve ser feita após consulta com um especialista, já que essa intervenção não é recomendada para todas as mulheres.
O ressecamento durante a menopausa causa coceira e pode deixar a pele escamosa. Para contornar este sintoma, é preciso beber água e usar hidratantes corporais.
Terapia de reposição hormonal e medicamentos à base de magnésio ajudam a controlar a ansiedade, assim como a prática de ioga e o aconselhamento psicológico.
Uma opção é usar no banho o sal de Epsom, que é rico em magnésio, elemento que ajuda a evitar o cansaço e fadiga, reduzir cãibras musculares e promover melhor função intestinal.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em