Por que começar aulas mais tarde pode ser melhor para os jovens

A mudança otimiza as condições de aprendizado de adolescentes

EDUCAÇÃO

Uma pesquisa da National Sleep Foundation (EUA) sobre o nível de atenção da criançada nas primeiras horas do dia mostra que um em cada cinco alunos acaba dormindo sobre a carteira escolar. 

Estudo

Os sinais de cansaço, mais agudos ainda entre os adolescentes, motivaram a Academia Americana de Pediatria a publicar uma recomendação para que as aulas comecem mais tarde.

Sugestão de mudança

Uma saída que parece simples — ir para a cama cedo — é pouco viável, sobretudo a partir dos 13, 14 anos, quando alterações fisiológicas fazem com que o jovem sinta sono mais tarde. 

O corpo manda

O que acontece

No início da adolescência, o corpo adia a liberação do hormônio melatonina e o processo de queda da temperatura corporal — ambos responsáveis pela sensação de sonolência.

Fase importante

É nessa idade que se consolida o desenvolvimento da área do cérebro que pilota a capacidade de julgamento, o controle dos impulsos e o raciocínio lógico.

Diz a especialista

“Meia hora a mais de sono tende a melhorar as condições para o aprendizado e funciona ainda na frente da prevenção de doenças”, afirma a neurologista Andrea Bacelar.

Amadurecimento

Também é quando as pestanas estão bem fechadas que hormônios sexuais e do crescimento são produzidos em eletrizante ritmo de fábrica.

Cuidado extra

Um aviso: de nada adianta a mudança de horários se o celular seguir em uso até a noite. A luz do aparelho, aliada ao frenético fluxo de informações, vira motor de ansiedade e insônia.

veja.abril.com.br/educacao/

Confira essa e outras reportagens em