Atividades ajudam o coração e a mente, segundo estudos
A OMS e os governos da Inglaterra e dos EUA já decretaram em conselhos à população ao menos duas sessões de musculação por semana.
Um artigo da Universidade Estadual de Iowa, nos EUA, mostrou que, se uma pessoa levantar pesos por pelo menos uma hora por semana, o risco de sofrer um ataque cardíaco diminuirá em até 70%.
Pesquisa de Harvard constatou que quem fez 2h30 de atividades de força por semana teve 40% menos probabilidade de ser acometido por diabetes tipo 2 em relação a quem não as praticava.
A possibilidade de alguém com músculos tonificados ter problemas cardiorrespiratórios, mentais (como falta de memória) e câncer é menor, verificou outro estudo.
O treinamento de força aumenta o fluxo sanguíneo, o que facilita a oxigenação dos tecidos corporais, intensifica os mecanismos de defesa e ajuda no rejuvenescimento das células.
Esqueça o conceito “quanto mais pesado, melhor”. Para tonificar os músculos, por vezes basta o peso do corpo.
Levantar-se e sentar-se em cadeiras, fazer abdominais, flexões ou exercícios em uma barra presa na porta. Valem também os treinos de resistência com fitas elásticas ou cabos de borracha.
“Séries de 20 minutos, duas a quatro vezes por semana são suficientes”, afirma o professor e mestre em educação física Gustavo Cardozo.
veja.abril.com.br/saude/
Confira essa e outras reportagens em