A alimentação e o ganho de massa muscular

Só o exercício físico não garante o resultado: é preciso comer bem

SAÚDE

Quando se fala em chegar à terceira idade com saúde, o que se busca, de forma inconsciente, é o retardamento do envelhecimento das estruturas do corpo, em especial da musculatura.

Ao treinarmos, produzimos tensões na musculatura. Isso gera um dano que será reparado de forma natural, com reconstrução das fibras e ganho de massa muscular.

Para que esse ganho de massa seja otimizado, vários fatores são interligados, como o treino e nutrientes adequados, genética e parte hormonal, e o descanso.

Para haver mudanças de fato, precisamos fazer algo diferente do que já fazemos. Isso se aplica à nutrição e aos exercícios. E nenhum tipo de atividade física é capaz de combater uma alimentação ruim.

De forma geral, indica-se ingerir uma fonte de carboidrato antes e uma de proteína depois do treino. Porém, conforme envelhecemos, nossa capacidade de absorver as proteínas diminui.

Por isso, na terceira idade deve-se apostar em comidas com mais proteína. Se apenas a alimentação não bastar, pode ser necessário fazer suplementação.

Para indivíduos sedentários recomenda-se a ingestão de 0,8g de proteína por kg/dia. Para pessoas ativas, de 1,2 a 1,4g. Já para idosos com dificuldade de absorção, 1,8g.

De forma prática: quer ganhar massa muscular? Coma certo, treine e descanse. Essa é a fórmula, não perca tempo em busca de dietas e exercícios físicos milagrosos.

veja.abril.com.br/saude/

Confira essa e outras reportagens em