5 séries nórdicas para maratonar

De thrillers a tramas políticas e pós-apocalípticas, produções têm ganhado espaço

TELEVISÃO

Se passa na bucólica e gelada Islândia e lida com as intempéries da erupção violenta do vulcão que batiza a série.

Katla

Com as divisas fechadas para o resto do país, os moradores da cidade afetada pelo desastre são surpreendidos quando uma mulher coberta por cinzas da cabeça aos pés caminha para fora de uma geleira.

Borgen

Não é raro que o welfare state nórdico seja apontado como exemplo. Em 'Borgen', porém, os bastidores do poder dinamarquês são contados em uma trama intrincada de alianças e interesses.

O enredo acompanha Birgitte Nyborg, que assume o governo sem muita experiência e precisa aprender a jogar o jogo do Parlamento para exercer a liderança.

Califado

A série sueca narra a história de Fatima, uma policial que decide seguir pistas sobre um atentado do Estado Islâmico que aconteceu no país nórdico.

Com um clima de tensão crescente que prende o espectador, a produção destrincha com assombro o poder da alienação religiosa e os embates de um país multicultural.

A história se passa em um futuro em que a humanidade quase foi destruída por uma chuva tóxica que carrega um vírus misterioso capaz de matar milhões de pessoas.

The Rain

Os poucos que restaram devem lidar com os efeitos colaterais deixados no mundo e garantir a sobrevivência da espécie.

A trama finlandesa acompanha a detetive Sofia Karppi, incumbida de investigar o assassinato misterioso de uma mulher ligada a uma empreiteira de Helsinque.

Deadwind

Enquanto isso, ela lida diariamente com a perda do marido, que morrera acidentalmente meses antes, desestabilizando a relação dela com as filhas.

veja.abril.com.br/cultura/

Confira essa e outras reportagens em