Tempestades em São Paulo e Mato Grosso do Sul: como ficará o tempo hoje (24/10)
Região Sul do país continua em alerta para a formação de um ciclone extratropical
Nesta quinta-feira, 24, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua em alerta para a formação e deslocamento do ciclone extratropical, que vai atingir principalmente o estado do Rio Grande do Sul. A passagem do ciclone deve favorecer áreas de convergência, provocando chuvas também no Sudeste.
Como vai ficar o tempo no Sul do Brasil nesta quinta-feira, 24?
A medida que o ciclone avança em direção ao alto-mar, a frente fria ganha força sobre o Estado do Rio Grande do Sul intensificando os temporais. Santa Catarina e o Paraná deverão ser atingidas pelas tempestades entre a tarde e noite de quinta-feira. Algumas regiões destes estados serão com tempestades e fortes rajadas de vento desde Lagoa dos Patos passando pela capital Porto Alegre e Região Metropolitana, parte da Serra Gaúcha, noroeste do Estado Gaúcho, no oeste catarinense e oeste paranaense. No geral, os ventos poderão variar de 50 a 70 km/h, com rajadas mais intensas ao redor dos 100 km/h.
Em Curitiba (PR) a máxima é de 26°C e a mínima é de 20°C. Já em Florianópolis (SC) a máxima é de 29°C e a mínima é de 21°C. Em Porto Alegre (RS) a temperatura máxima pode chegar a 31°C e a mínima pode chegar a 24°C.
Como vai ficar o tempo no Norte do Brasil nesta quinta-feira, 24?
A Região Norte deve ter áreas de instabilidade associadas ao calor que irão provocar pancadas de chuva, com valores acima 50 mm no centro-oeste do Amazonas, podendo superar os 100 mm em algumas localidades. Acumulados de até 50 mm associados a pancadas de chuva poderão ocorrer no Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Hoje, Boa Vista (RR) deve registrar a maior temperatura do Norte, com máxima de 37°C. Em Manaus (AM), a máxima é de 35°C, em Palmas (TO) é de 34°C e Porto Velho (RO) também deve ter máxima de 32°C.
Como vai ficar o tempo no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil nesta quinta-feira, 24?
A formação do ciclone extratropical no Sul do país, favorecerá o alinhamento de uma região de convergência, provocando chuvas volumosas e tempestades em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidade também podem provocar chuvas isoladas no sul de Goiás, do Mato Grosso e de Minas Gerais, bem como no Rio de Janeiro, onde são previstos volumes de chuva acima de 60 mm.
Em São Paulo capital (SP) a máxima é de 29°C e a mínima é de 20°C. Belo Horizonte (MG) pode chegar a bater 30°C hoje, com mínima de 17°C. No Rio de Janeiro (RJ) a temperatura vai variar entre os 38°C e 20°C, enquanto em Vitória (ES) a máxima é de 33°C e a mínima é de 24°C.
Confira a previsão para esta quinta-feira, 24, em dez capitais (fonte: Inmet):
– Belém: Muitas nuvens com possibilidade de chuva, com mínima de 24ºC e máxima de 35ºC
– Belo Horizonte: Muitas nuvens com chuva isolada, com mínima de 17ºC e máxima de 30ºC
– Brasília: Muitas nuvens com chuva isolada, com mínima de 19ºC e máxima de 30ºC
– Curitiba: Muitas nuvens com chuva isolada, com mínima de 20ºC e máxima de 26ºC
– Fortaleza: Muitas nuvens, com mínima de 26ºC e máxima de 31ºC
– Manaus: Muitas nuvens com chuva isolada, com mínima de 25ºC e máxima de 35ºC
– Porto Alegre: Nublado com probabilidade de chuvas e trovoadas, com mínima de 24ºC e máxima de 31ºC
– Rio de Janeiro: Muitas nuvens com possibilidade de chuva, com mínima de 20ºC e máxima de 38ºC
– Salvador: Muitas nuvens, com mínima de 23ºC e máxima de 32ºC
– São Paulo: Muitas nuvens com chuva isolada, com mínima de 20ºC e máxima de 29ºC