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Nova Delhi respira veneno: o que mantém a cidade no topo do ranking da poluição mundial

Apesar de ações pontuais e soluções de fachada, a crise do ar tóxico na capital indiana segue se agravando

Por Ernesto Neves Atualizado em 5 dez 2025, 13h57 - Publicado em 5 dez 2025, 12h33

A cada inverno, Nova Delhi volta a aparecer no topo dos rankings das cidades mais poluídas do planeta.

A chegada do frio intensifica o fenômeno de inversão térmica e faz com que a nuvem de partículas tóxicas fique presa rente ao solo, transformando a metrópole de quase 30 milhões de habitantes em uma câmara de intoxicação a céu aberto.

Os efeitos se fazem sentir rapidamente: escolas fechadas, hospitais lotados e uma população que, ano após ano, respira o ar mais contaminado do mundo.

Apesar da gravidade, pouco mudou na última década, e 2025 confirmou esse padrão. Em novembro, os índices de poluição voltaram a atingir níveis classificados como “perigosos” por organismos internacionais.

Segundo estimativas recentes publicadas na The Lancet Planetary Health, mais de 2 milhões de indianos morreram em 2023 por causas ligadas à má qualidade do ar.

Vista geral de edifícios sob forte neblina de poluição em Nova Déli, Índia, em 3 de dezembro de 2025. A qualidade do ar na capital permanece na categoria “severa”
Vista geral de edifícios sob forte neblina de poluição em Nova Déli, Índia, em 3 de dezembro de 2025. A qualidade do ar na capital permanece na categoria “severa” (Getty/Getty Images)

O que está por trás da nuvem tóxica

Embora os incêndios agrícolas sejam frequentemente apontados como vilões, eles são apenas parte de um ecossistema muito mais amplo de poluição. O trânsito urbano, as fábricas, as usinas a carvão, a construção civil e até fogões domésticos alimentados a lenha ou carvão têm peso determinante na degradação da atmosfera.

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Estudos do Indian Institute of Tropical Meteorology mostram que o impacto das queimadas varia de ano para ano e, mesmo nos períodos mais críticos, é superado pela contribuição do transporte rodoviário. A complexidade do problema torna praticamente impossível apontar um único culpado.

Dados adicionais do Centre for Science and Environment corroboram a tese: em dias de pico, carros, caminhões e motos podem responder por mais de 50% da poluição por partículas finas na capital.

Maioria das estações de monitoramento registrou Índice de Qualidade do Ar (IQA) entre 350 e 400, classificando as condições como “muito ruins”
Maioria das estações de monitoramento registrou Índice de Qualidade do Ar (IQA) entre 350 e 400, classificando as condições como “muito ruins” (Getty/Getty Images)

Tecnologia ineficaz e desinformação

Pressionado pela opinião pública, o governo local passou a adotar medidas emergenciais. Em 2025, tentou-se induzir chuva artificial para “lavar” o ar, sem resultados consistentes.

Também se investiu pesadamente em torres de purificação, estruturas gigantescas cujo funcionamento é contestado pela comunidade científica, e que já foram descritas pela imprensa indiana como “elefantes brancos”.

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A confiança nos dados oficiais também se enfraquece. Reportagens da imprensa local mostram divergências entre os sensores públicos e medições feitas por cidadãos no mesmo horário e local. O resultado é um ambiente de incerteza informacional que agrava a sensação de abandono.

Um canhão anti-poluição pulveriza água para assentar partículas de poeira em meio à neblina de poluição em Nova Déli, Índia, em 3 de dezembro de 2025. Tecnologia é ineficaz
Um canhão anti-poluição pulveriza água para assentar partículas de poeira em meio à neblina de poluição em Nova Déli, Índia, em 3 de dezembro de 2025. Tecnologia é ineficaz (Getty/Getty Images)

O custo para a saúde e para a economia

A poluição por partículas ultrafinas (PM 2.5) é o ponto mais crítico da crise.

Com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros, essas partículas penetram profundamente nos pulmões e podem acessar a corrente sanguínea, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de vários tipos de câncer.

A OMS recomenda um limite anual de 5 microgramas por metro cúbico. Na Índia, o padrão oficial é oito vezes maior e ainda assim raramente cumprido.

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O impacto é econômico. O Banco Mundial calcula que a perda de produtividade e os gastos médicos relacionados ao ar tóxico custaram ao país 1,36% do PIB em 2019.

Cidades antes consideradas “refúgios”, como Bangalore, Chennai e Shimla, também registram deterioração acelerada da qualidade do ar.

Uma pesquisa recente com 18 mil moradores da região de Délhi revelou que, em apenas quatro semanas, 80% das famílias tiveram ao menos um integrante com sintomas associados à poluição, como dores de garganta, cefaleia e dificuldade para respirar.

Manifestantes usam máscaras exibem cartazes pedindo ações do governo para conter a poluição, em Nova Déli, Índia, em 3 de dezembro de 2025
Manifestantes usam máscaras exibem cartazes pedindo ações do governo para conter a poluição, em Nova Déli, Índia, em 3 de dezembro de 2025 (Getty/Getty Images)

Máscaras, purificadores e o limite das soluções individuais

Com o Estado incapaz de fornecer respostas estruturais, a população busca alternativas. A venda de purificadores de ar e wearables “antipoluição” disparou.

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No entanto, especialistas apontam que esses dispositivos têm eficácia restrita, funcionam apenas em ambientes fechados e a preços inacessíveis para a maioria.

Máscaras seguem como a única proteção realmente comprovada, mas a adoção é baixa, seja por fadiga pós-pandemia, seja por barreiras culturais.

Como a Índia se compara ao resto do mundo

Segundo o levantamento global da IQAir, cinco das dez cidades mais poluídas do planeta em 2024 estavam na Índia. Delhi, invariavelmente, lidera essa lista.

No entanto, quando se considera a taxa de mortalidade por poluição, o país não aparece entre os piores, o que revela um problema mundial mais amplo.

Dados da ONU mostram que a taxa de mortes atribuídas à poluição por partículas finas chega a 250 por 100 mil habitantes no Egito e 150 no Iraque. A Índia registra 91, um número alarmante.

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Clínica para doenças relacionadas à poluição lotada em 3 de novembro de 2025, em Nova Déli, Índia
Clínica para doenças relacionadas à poluição lotada em 3 de novembro de 2025, em Nova Déli, Índia (Getty/Getty Images)

Medidas estruturais: as promessas que podem fazer diferença

Apesar de iniciativas ineficazes, algumas frentes podem alterar o cenário a médio prazo.

O governo de Délhi estabeleceu metas agressivas para eletrificar toda a frota de ônibus até 2028 e obrigar empresas de táxi e delivery a operar exclusivamente com veículos elétricos até 2030. A medida, se cumprida, pode reduzir de forma significativa as emissões.

Especialistas afirmam, porém, que avanços reais dependem de uma combinação de fatores: revisão dos padrões nacionais de qualidade do ar (atualmente defasados desde 2009), investimentos robustos em transporte público, regulação mais rígida sobre usinas a carvão e incentivos para práticas agrícolas menos poluentes.

Sem um esforço coordenado entre o governo central e os estados vizinhos, alertam pesquisadores, a capital continuará vivendo sob uma nuvem tóxica permanente.

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