Belém abre polo de lazer e empreendedorismo sustentável
Elaborado pelo Sebrae, o complexo tem restaurantes, espaços para shows e lojas de produtores da bioeconomia amazônica
Ao se transformar na capital do clima, Belém vive uma oportunidade única de ocupar lugar de destaque da melhor vitrine internacional do momento. Com ela vem a chance da cidade transformar visibilidade em legado duradouro — com turismo sustentável, inovação verde e valorização da cultura regional, consolidando-se como um símbolo global de futuro e floresta. Complexo revitalizado para a COP30, o Porto do Futuro abriga um local de lazer e compras de 17 mil metros quadrados. Ali, tem de tudo um pouco, desde lazer, com palcos para shows e dez restaurantes, a uma divertida roda-gigante, que diferem pela pegada sustentável de todo espaço.
Desenvolvida pelo Sebrae Pará, a Zona do Empreendedorismo (ou para os turistas, Entrepreneurship Zone), reúne 227 empreendimentos, entre eles, uma das atrações é a Roda Amazônica, nome dado a roda-gigante de 90 metros, com 18 gôndolas, acessível também às pessoas com deficiência. O local oferece happy hour ao pôr do sol, gastronomia regional, sorveteria, cafeteria e loja de souvenirs sustentáveis. Além disso, haverá shows com vários artistas locais durante todo o período da COP30. Para fazer o espaço da En-Zone funcionar, foram adotadas medidas de neutralização de carbono e gestão dos resíduos. No desenvolvimento do projeto, houve uma atenção especial à acessibilidade. O complexo conta com e intérpretes de Libras e audiodescrição, o que garante a inclusão de todos.
A Zona de Empreendedorismo é uma das áreas do Porto do Futuro, que abriga outras atrações como o Museu da Amazônia e o Parque da Bioecoonomia, o primeiro do país, construído para impulsionar negócios sustentáveis baseados na biodiversidade amazônica, o que possibilita geração de renda a partir da floresta em pé. O espaço consolida o Pará como referência em sustentabilidade e tecnologia verde. “Mostramos uma Amazônia pulsoante , que conserva tradições, abriga riqueza natural imensurável e gera renda para quem vive nela”, diz Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae no Pará.
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
Na contramão da oposição, o recado de Mourão sobre o comando petista da CPI do Crime Organizado
Comida acaba na COP30 e visitantes almoçam sorvete
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir







