Publicidade
 
 

 
 


23 de novembro de 2005
CASA
COMÉRCIO
BARES
CONSUMO
DROGAS
TURISMO
MEU ESTILO
Portal Veja São Paulo
AS BOAS COMPRAS
MISTÉRIOS DA CIDADE
TERRAÇO PAULISTANO
A OPINIÃO DO LEITOR
CRÔNICA
  

TURISMO

Farra longe dos pais

Nas viagens de formatura, o que
atrai os jovens são as baladas

Isabela Barros

 
Arquivo pessoal
Lucas Farina e Peter Carcavallo, alunos do Friburgo, com algumas das fotos da excursão a Bariloche: esqui durante o dia e festas à noite


Veja também
Agências que organizam viagens de formatura

Balada, muita balada. Às vezes uma esticada na outra, durante sete dias seguidos. A festa de formatura em si não é suficiente para a animação dos estudantes paulistanos. Ao concluírem o ensino fundamental ou o médio, eles querem mesmo é se divertir em lugares como Porto Seguro, na Bahia, Bariloche, na Argentina, e Orlando, nos Estados Unidos. Dentre essas opções, Porto Seguro ainda é o destino preferido dos formandos, seja por causa do preço mais em conta – um pacote de sete noites custa a partir de 900 reais, enquanto um em Bariloche não sai por menos de 2.000 –, seja pelo atrativo da combinação sol, mar e axé music. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) estima que, todos os anos, cerca de 30.000 jovens deixem a capital paulista rumo à cidade baiana para comemorar o fim de um ciclo escolar.

Mario Rodrigues
Stephanie, do Dante Alighieri: "Nunca fiz uma viagem tão animada"


"Nunca fiz uma viagem tão animada", diz Stephanie Nisenolz, 18 anos, aluna do 3o ano do ensino médio do Colégio Dante Alighieri. Ela passou sete noites em Porto Seguro no mês passado. E garante que todos os seus amigos se comportaram bem. "Beber, todo mundo bebeu. Mas não vi ninguém perder a noção das coisas", afirma. A mistura de álcool e sexo é uma das maiores preocupações dos pais. Para tentar conter a moçada, as agências adotam regras rígidas. Abusos alcoólicos são motivo de advertência para a turma do ensino médio. Já entre os alunos do ensino fundamental, bebidas são terminantemente proibidas (apesar de alguns burlarem a fiscalização dos monitores). Para os dois grupos, o uso de drogas pode resultar na volta antecipada para casa.

 
Arquivo pessoal
Grupo do Colégio Mackenzie de Alphaville em Porto Seguro: a variedade de casas noturnas faz com que a cidade nunca saia de moda

Quanto ao sexo, os pais são avisados de que os monitores não podem invadir o quarto de seus filhos. "Sempre digo que, se a filha deles não convidar, menino nenhum vai entrar no apartamento", conta Fábio Depret, diretor de marketing da Forma Turismo, uma das maiores agências especializadas em viagens de formatura de São Paulo. Outra conduta básica para evitar o caos: instalar os estudantes em hotéis fechados exclusivamente para eles. "Do contrário, os demais hóspedes enlouqueceriam com a bagunça", explica Henrico Esichiel, diretor da School Viagens.

Para não ter de domar jovens excitados com tantas festas, a Joy Turismo tem nos alunos da 8a série do ensino fundamental 90% de sua clientela. "É muito mais fácil controlar adolescentes de 14 e 15 anos de idade", diz o diretor André Fedel. Em vez do litoral baiano, a Joy trabalha com três opções bem-comportadas: Avaré e Ubatuba, em São Paulo, e Sacramento, em Minas Gerais. Também a favor de roteiros mais tranqüilos, o Colégio Friburgo estimula seus formandos a visitar lugares como Bariloche. "As baladas são boas, mas esquiar foi a melhor parte da viagem", lembra Lucas Farina, 17 anos, que esteve na cidade argentina em setembro. Coordenadora do ensino médio do colégio, Vera Márcia Barreto diz que o esqui é mesmo um trunfo para evitar abusos: "Eles ficam esgotados com as atividades diurnas e pegam mais leve nas baladas". Um tradicional destino de turistas jovens que promete se fortalecer nos próximos anos é a Disney. "Agora que o dólar já não assusta tanto, o parque voltará a atrair", acredita Álvaro Tunis Soares, diretor de eventos da Abav São Paulo.

     
   
 
 
VEJA on-line | Veja São Paulo
copyright © Editora Abril S.A. . todos os direitos reservados