Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

WhatsApp lança recurso para desabilitar indicação de “mensagem lida”

Opção está disponível apenas na versão do app para Android

Após provocar controvérsia na semana passada ao lançar uma atualização que passou a indicar quando uma mensagem era lida pelo destinatário, o WhatsApp voltou atrás. Nesta sexta-feira, o aplicativo de mensagens instantâneas ganhou uma nova atualização que permite desabilitar o recurso. Por enquanto, a novidade só está disponível para os usuários do WhatsApp para Android.

Leia também:

Eleições 2014 revelam novo cabo eleitoral: o WhatsApp

WhatsApp passa a indicar quando uma mensagem é lida pelo destinatário

Usuários brasileiros e de outros países ficaram preocupados que a indicação de mensagem lida – dois vistos que são exibidos na cor azul – poderia denunciá-los caso decidissem ignorar um contato. Com a alteração, o app de mensagens instantâneas ficou mais parecido com o Facebook Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook. Há algum tempo, ele já indicava quando as mensagens foram visualizadas e lidas pelo destinatário.

A nova versão do app ainda não chegou à loja on-line Google Play, mas já pode ser baixada pelos usuários de Android a partir do site oficial do WhatsApp. De acordo com o site Android Police, a nova versão do app possui um novo menu de privacidade, onde o usuário pode desmarcar a opção “Confirmação de leitura”. Ao desabilitar o recurso, o usuário deixa de sinalizar para os amigos quando leu uma mensagem, mas também deixa de saber quando as mensagens que enviou foram lidas.

O WhatsApp possui 600 milhões de usuários em todo o mundo e mais de 46 milhões no Brasil. Até a publicação dessa reportagem, a equipe da empresa responsável pelo aplicativo ainda não havia comunicado oficialmente a atualização.