Usuários da 99 agora podem pagar gorjeta

Lançado nesta quarta (17) pela startup de mobilidade urbana, serviço permite que passageiros que usam iPhone recompensem os motoristas

Os passageiros que utilizam os serviços da 99, startup de tecnologia e mobilidade urbana, concorrente do Uber, podem, a partir de hoje, dar gorjetas aos motoristas. O recurso foi disponibilizado nesta quarta (17) para os usuários de iPhone (iOS), mas já era acessível para aqueles que fazem uso do Android. A gratificações para o motoristas podem ser no valor de um, três ou cinco reais.

Uma pesquisa realizada pela 99 ouviu mais de 7 mil pessoas no Brasil todo para saber o que elas pensam sobre a novidade. O estudo revelou que 83% dos usuários acreditam que o recurso no aplicativo incentiva o cliente a dar uma bonificação ao motorista que tem um bom desempenho em seu trabalho.

O levantamento ainda apontou que 69% dos passageiros consideram a qualidade do serviço como o principal motivo para dar gorjeta. Porém, 34% deles levam em conta primeiro a própria situação financeira; ou seja, recompensam a boa execução do trabalho somente se sobrar uma grana. 

Vale lembrar que a 99 não interfere (nem arrecada com) nas gorjetas de cada motorista. Contudo, como o pagamento é realizado via cartão de crédito, as operadoras recolhem 5% do valor bruto arrecadado.